Nova Geração Nvidia RTX 40XX

As placas de vídeo sempre dão o que falar e provocam alvoroço quando são apresentadas notícias ou especulações sobre novos lançamentos, atualizações ou quando surgem rumores relatando mudanças que podem acontecer nos modelos futuros. Esse é o caso nova geração RTX 40XX da Nvidia.

E qual é a razão dessa agitação toda? Talvez pelo fato de as GPUs estarem presentes em diversos meios de atuação e utilização. Sejam contextos profissionais, pessoais ou afins. Elas estão sempre ali entregando a melhor performance e atendendo as exigências do usuário.

Geforce RTX

Te convido a acompanhar este texto onde falaremos um pouco sobre o salto de gerações da GeForce RTX 40XX.

Vamos lá?

A Nvidia RTX 40XX

A nova geração de placas da Nvidia RTX 40XX, como todas as demais anteriores a ela, sofrem inúmeras especulações, mas segundo esses mesmos rumores aqui e ali, contam que a GeForce RTX 40XX, da linha Quadro, poderá ter produção iniciada ainda em 2022 e início de 2023. No entanto, vale ressaltar que esses prazos podem ser afetados pela escassez de chips no mercado.

RTX 4000

É de conhecimento geral que a linha  Quadro apresenta produtos de alta qualidade, então não podemos esperar menos dessa nova geração das RTX 40XX. Mas, sobre isso, nem tudo é aquela harmonia toda, pois mesmo apresentando excelentes desempenhos nas gerações anteriores, as linhas 20XX e 30XX deixaram um pouco a desejar no quesito evolução em comparação  com a linha 10XX. No entanto, elas evoluíram no ponto do suporte a ray tracing e DLSS, e, é claro, no preço também.

Esse detalhe da elevação do preço gerou um maior descontentamento dos usuários, já que os modelos compatíveis de cada geração tiveram um aumento sem proporções no valor e não apresentaram uma melhora tão significativa no desempenho.

No entanto, essa nova geração das placas de vídeo da Nvidia, as RTX 40XX, poderão apresentar o dobro de desempenho, em comparação com as atuais da Série RTX 3000. Essa nova geração é baseada na arquitetura Lovelace, que se tornará, possivelmente, a substituta da Ampere.

RTX 4000 Arquitetura

Com essa nova arquitetura, há a possibilidade de que seja utilizado o procedimento de fabricação em 5 nm (nanômetros), além de exigir maior eficiência de energia. Ou seja, as próximas gerações de GPUs poderão demandar o consumo de até 500W. E completando o pacote, a velocidade do clock prometida ficará entre 2.2 GHz e 2.5 GHz, já com o boost considerado.

Abaixo temos as especificações técnicas de uma placa RTX 40XX:

Processamento Paralelo com CUDA Cores2.304
Tensor Cores NVIDIA288
RT Cores NVIDIA36
Memória da GPU8GB GDDR6
RTX-OPS43T
Rays Cast6 Giga Rays/Seg
Desempenho FP327.1 TFLOPS
Consumo Máximo de Energia160 W
Bus GráficoPCI Express 3.0 x 16
Conectores de DisplayDP 1.4 (3), VirtualLink (1)
Tamanho11cm (H) x 24,1cm (L) Single Slot
Pronto para VRSim
Fonte: Site/Divulgação Nvidia

O Uso da RTX 40XX

Os computadores que utilizarão essa nova geração das placas RTX 40XX deverão apresentar uma configuração compatível com a demanda da GPU. Muitos dos profissionais necessitarão de uma workstation como essa e um processador que trabalhe em conjunto para que tudo rode perfeitamente.

Temos alguns textos que falam sobre isso aqui no blog: Qual o melhor CPU para edição de vídeo? e Computador para edição de vídeo

Há também quem as utilize para aumentar a velocidade da mineração de criptomoedas, que se tornou outro ramo que demanda um número alto de placas de vídeo utilizadas.

Finalizando sobre a RTX 40XX

Ainda esperamos novas informações e atualizações sobre o lançamento da nova geração das GPUs, mas sabemos que elas terão seu lugar no mercado das placas de vídeo. E se você trabalha com edição de vídeo, muitas vezes  se pergunta “O que levar em consideração na hora de escolher um computador que atenda minhas expectativas?” Dá uma conferida nesse outro texto do nosso blog, que temos algumas dicas para te dar.

Então, se você chegou até aqui, gostou desse conteúdo?

O que podemos esperar da nova geração RTX 40XX? Tudo depende das variáveis do mundo e de como as tecnologias responderão a elas. Mas se você não quiser esperar até esse lançamento, você pode entrar em contato com um de nossos consultores aqui da Razor Computadores e configurar a workstation perfeita, com uma das melhores placas de vídeo para a sua necessidade, seja ela do âmbito que for.

Texto por Henrique L. Knoll | Redator

WhatsApp