A placa RTX 3050 da NVIDIA

A NVIDIA apresentou suas novas placas de vídeo durante sua conferência na Consumer Electronics Show – CES 2022. A qual é a maior feira de tecnologia e eletrônicos de consumo do mundo e neste ano aconteceu em Las Vegas, EUA, entre 5 e 8 de janeiro. Em meio à escassez de semicondutores, o modelo de entrada da linha RTX deve ser capaz de suprir a alta demanda de componentes ao redor do mundo.

A RTX 3050 foi desenvolvida originalmente para notebooks, e neste ano de 2022, a placa ganha upgrades em processamento e memória. Promete ter fôlego para encarar os softwares e jogos modernos com alta qualidade gráfica, até mesmo possibilitar gameplays com Ray Tracing e DLSS habilitado.

RTX 3050

Essa informação foi dada pelo portal chinês Board Channels, que afirma também que a NVIDIA possui um extenso lote inicial da placa de vídeo sendo enviado às fabricantes parceiras. Nesse sentido, segundo o fórum, as quantidades são ainda maiores que a disponibilidade combinada da GeForce RTX 3060 Ti e RTX 3060 em todo o mundo.

A nova placa de vídeo de entrada entrou no mercado mundial no dia 27 de janeiro, época próxima à comemoração do Ano Novo Chinês que foi no dia 1º de fevereiro. Apesar disso e da alta demanda, a NVIDIA promete realizar as entregas em somente alguns dias ou semanas após os pedidos aos fornecedores parceiros.

Quer conhecer a placa de vídeo GeForce RTX 3050? Vamos lá!

RTX 3050: Especificações

RTX 3050
(Foto: Divulgação NVIDIA)

A versão para desktops da RTX 3050 traz upgrades em comparação à variante utilizada em notebooks, não apenas no consumo, como também nas especificações. Dentre elas, o lançamento traz 2.560 núcleos CUDA, 20 RT Cores para Ray Tracing e 80 Tensor Cores para processamento de IA, além de 8 GB de memória GDDR6 em uma interface de 128-bit. Incrível, não é mesmo?

RTX 3050
Os gráficos da Nvidia sugerem que a RTX 3050 para desktops pode ser cerca de duas vezes mais potente que a GTX 1650 (Imagem: Reprodução/NVIDIA)

Conta com consumo estipulado de 130 W e utiliza um conector de 8 pinos para alimentação. Além disso, a placa de vídeo apresenta clock base de 1.550 MHz e boost de 1.780 MHz, oferecendo assim até 9,1 TFLOPs de poder computacional. Desse modo, em comparação, o modelo para notebooks traz apenas 2.048 núcleos, consumo de 75 W e poder computacional próximo aos 4,3 TFLOPs. Ou seja, a nova RTX 3050 conta com o dobro de desempenho.

RTX 3050
A placa promete ter fôlego para rodar jogos com Ray Tracing e DLSS em taxas de quadro acima dos 60 FPS (Imagem: Reprodução/NVIDIA)

Quanto Custa A Nova RTX 3050 Da NVIDIA?

A GeForce RTX 3050 será uma opção mais acessível em meio ao aumento de preços da NVIDIA e AMD. Seu foco é atender às exigências de softwares pesados e jogos, busca bater de frente com a Radeon RX 6600 a um preço sugerido de US$ 249, isto é, cerca de R$ 1.370 (próximo à data de lançamento – janeiro/2022).

O Que Mais A RTX 3050 Oferece?

  • Arquitetura NVIDIA Ampere;
  • Gráficos mais realistas e imersivos – Ray Tracing 2º geração;
  • NVIDIA DLSS;
  • Menor latência com o NVIDIA Rellex;
  • NVIDIA Encoder para livestreming;
  • Aplicação NVIDIA Broadcast;
  • NVIDIA Studio.

Conclusão

A nova placa de vídeo da NVIDIA, a GeForce RTX 3050 chega ao mercado para suprir a necessidade de componentes gráficos com um bom custo-benefício. Além disso, conta com especificações expressivas que prometem entregar um excelente desempenho em softwares pesados.

E aí? Gostou de saber mais sobre a placa RTX 3050 da NVIDIA?

Gabinete Razor

Transforme suas ideias em realidade com fluidez e precisão. Edite vídeos com perfeição usando uma Workstation Razor.

VER MÁQUINAS >
WhatsApp