Edição de vídeo, Motion e 3D | 06/05/2021

Lista das melhores placas de vídeo

Placas de vídeo para todas as necessidades? Sim! Classificamos hierarquicamente as placas atuais da NVidia e AMD. Veja a lista das melhores placas de vídeo aqui!

 

Seja jogando ou fazendo trabalhos como editar vídeos em 4K, a sua placa de vídeo geralmente tem a maior responsabilidade em determinar a performance, e até as melhores CPUs ficam em segundo lugar nesse ranking.

Note que a tabela abaixo tem base somente nas pontuações de testes de GPU com base em performance. Este não é um artigo de custo benefício ou de eficiência das placas, mas se você quer saber se a AMD RX 5600 XT é mais rápida do que a NVidia GTX 1660 Super, então você veio ao lugar certo.

Para lhe ajudar a decidir qual placa de vídeo você precisa, nós criamos esta hierarquia de GPU que consiste em dezenas de placas de vídeo indicadas na tabela abaixo. Tudo é classificado de acordo com o mais rápido para o mais lento, utilizando os resultados de nossos testes, que consistem em nove jogos, rodando em configurações “médias” e “ultra”, nas resoluções 1080p, 1440p e 4K. Para propósitos de comparação, a placa mais rápida, com base na combinação dos nove testes de GPU, três resoluções e duas configurações, é normalizada a 100 por cento, e todas as outras são pontuadas em relação a ela.

O lançamento da arquitetura Ampere da NVidia, junto com a GeForce RTX 3090, GeForce RTX 3080, e GeForce RTX 3070, empurrou tudo outros modelos para baixo em algumas posições. Entretanto, não terminamos de testar as novas GPUs ainda. Além da recém lançada RTX 3070, o Big Navi da AMD foi revelado em 28 de Outubro, com a RX 6800 e RX 6800 XT para lançar em 18 de Novembro, e a RX 6900 XT chegando em 8 de Dezembro. Estas mudaram ainda mais o mundo de testes de GPU.

 

melhores placas de vídeo

 

Claro que não é só sobre jogar jogos eletrônicos. Muitas aplicações usam a GPU para outros trabalhos e já abordamos alguns dos testes de GPU na nossa revisão da RTX 3090. Mas uma placa de vídeo boa para jogar geralmente performa igualmente bem em trabalhos computacionais complexos de GPU. Compre uma das melhores placas de vídeo e você poderá jogar com resoluções altas a altas taxas de quadros por segundo, com todos os efeitos ligados no máximo, podendo também ser capaz de criar conteúdo igualmente bem. Desça para a porção do meio ou baixa da lista e terá que começar a diminuir as configurações para ter uma performance aceitável em jogabilidade e testes. E as placas integradas… bom,  também  as testamos e os resultados não são bons. (Veja o final desta lista para encontrá-las)

melhores placas de vídeo

 

Testes de GPU: quais placas de vídeo tiveram as melhores posições?

A NVidia GeForce RTX 3090 tem a melhor posição para performance “crua” com uma pontuação de 152.5 fps em todos os 54 testes. Essa é a nota 100%, embora valha a pena notar que pontuou 98.8 fps em 4K ultra. Também é uma placa gráfica de U$1,500, o que está fora de alcance para a maioria dos gamers.

Quase tão potente quanto a 3090 é a GeForce RTX 3080, com o preço de U$700 (se encontrar uma em estoque). É mais ou menos 10% mais lenta que a 3090, por menos que a metade do preço. Isso também faz todas as gerações passadas da NVidia parecerem um pouco fracas. A mesma coisa para a GeForce RTX 3070, que basicamente iguala a RTX 2080 Ti com um preço de apenas U$500.

Se incluirmos as placas Titan, NVidia domina o top 10 da lista de hierarquia, com o melhor resultado da AMD sendo o décimo lugar com a Radeon VII. Porém a RX 5700 XT da AMD é quase tão rápida quanto a Radeon VII por menos custo, e a competição real da AMD virá na forma de Big Navi. A AMD revelou especificações e dados de performance da RX 6900 XT, RX 6800 XT e RX 6800, e todos prometem bastante, mas ainda não temos as placas em mãos para a inclusão em testes independentes de GPU. A RX 6900 XT e RX 6800 XT dão uma boa briga com a RTX 3090 e a RTX 3080.

A Arquitetura NVidia Ampere e AMD  Big Navi devem também trazer paridade em funcionalidade, pois a AMD finalmente irá dar suporte a Ray Tracing. Porém não está muito claro como a performance de Ray Tracing da AMD vai se comparar aos núcleos RT da NVidia. Com base no que vimos no console Xbox Series X, a AMD pode simplesmente estar utilizando cálculos shader com um pouco de hardware a mais para fazer o BVH transversal que as placas NVidia RTX fazem nos núcleos RT. Certamente é algo para ficar de olho no futuro.

 

melhores placas de vídeo

 

Se você está no mercado para uma placa de vídeo de menos de U$500 no momento, descubra como as RX 6000 se comparam à série RTX 3000 e outras GPUs. No momento, a diferença entre a RTX 3080 e a GPU mais próxima é grande, e esperamos que as novas GPUs da AMD e NVidia se propaguem abaixo na lista e realmente mudem as coisas. Além disso, agora não é um momento recomendado para comprar uma placa de vídeo, pois todas as GPUs desejáveis estão fora de estoque ou caras.

Considere as líderes atuais de U$400-U$500, a RX 5700 XT e RX 5700 da AMD e a RTX 2060 Super e RTX 2070 Super da NVidia. Elas são placas boas, e eram opções ótimas de compra ano passado. Mas a nova RTX 3070 de U$500 oferece níveis de performance próximos aos da RTX 2080 Ti. Claro que custa U$100 a mais do que a 2060 Super e 5700 XT… mas também oferece 50-60% mais performance. 

Nossa dica é: ESPERE! Não invista em uma GPU cara hoje para vê-la perder valor pela próxima geração de hardware em um futuro muito próximo. Se você não pode esperar, a nossa dica é tentar encontrar alguma GPU mais antiga para te “segurar”. Até uma placa barata é o suficiente, pelo menos aquelas que não serão completamente obliteradas em 2021.

 

melhores placas de vídeo

 

Isso nos trás ao terço baixo da lista, a casa das placas verdadeiramente baratas, como a GTX 1650 Super, RX 5500 XT, e mais. Estas placas largam mão de muita performance para manter o preço baixo, e tem GPUs de gerações mais antigas com performance igual (ou superior) se você procurar bem. RX 570 novas ainda são encontradas por U$120-U$130 e se você está disposto a arriscar, consegue encontrar uma GTX 1070 ou RX 590 por mais ou menos U$200.

Entretanto, se ficar com GPUs recentes, a GTX 1660 Super, 17650 Super e RX 5600 XT são as melhores opções por U$250 ou menos. De novo: maior o preço, maiores as chances de vermos novas GPUs chegarem neste ano que vão fazer a sua placa parecer fraca.

Porém não recomendamos algo abaixo da GTX 1650 Super, mas se você já tem essa placa você não precisa de melhoria. Existem centenas de jogos leves e independentes que vão rodar bem em… bom, praticamente tudo! Até as placas integradas da Intel são o suficiente, particularmente as variações mais recentes como a UHD 630 e Iris Plus. Porém ainda tem opções melhores se você está com um orçamento extremamente baixo.

 

melhores placas de vídeo

 

Se você está procurando algo como uma RX 550 ou GT 1030, você deveria considerar a placa integrada da AMD nas suas APUs Ryzen como uma alternativa viável. Se você tem um PC mais antigo e quer adicionar uma GPU, uma melhora na placa-mãe e CPU podem ser uma opção melhor. Ou não, pois até uma placa-mãe, CPU e RAM básicos podem te fazer gastar mais de U$200 (R$1800).

Estamos interessados em ver o que acontece com a próxima geração de gráficos integrados também. Tiger Lake acabou de lançar para laptops, potencialmente dobrando a performance de Ice Lake e talvez tomando a liderança de performance de iGPU da AMD. A AMD também tem Zen 3 e potencialmente APUs Zen 2 com gráficos melhores chegando.

Está bem, talvez comprar uma GPU básica não é uma má ideia ao invés de lidar com uma melhora inteira de placa mãe e CPU (dependendo do seu soquete atual). Desde que você tenha um conector de energia PEG de 6 pinos, recomendamos algo do nível da RX 570 ou maior ao invés de pegar uma placa menos potente.

Também vale a pena notar que a pontuação que cada GPU tem foi dada pelas seis configurações e resoluções de teste, exceto nas placas integradas, onde escalamos os resultados – porque, honestamente, ninguém vai tentar rodar Borderlands 3 em 4K em uma iGPU (provavelmente só irá crashar). Se você só quer ver a performance em 1080p no médio, ou uma das outras opções, poderá ver na ordem classificatória das GPUs principais abaixo.

 

Sistema para os testes de GPU

  • Intel Core i9-9900K
  • Corsair H150i Pro RGB
  • MSI MEG Z390 Ace
  • Corsair 32GB DDR4-3200 (2x 16GB)
  • XPG SX8200 Pro 2TB
  • Windows 10 Pro (1909)

 

Nossas pontuações gerais de testes de GPU tem base na média geométrica de quadros por segundo (fps)  nos títulos Borderlands 3, The Division 2, Far Cry 5, Final Fantasy XIV, Forza Horizon 4, Metro Exodus, Red Dead Redemption 2, Shadow of the Tomb Raider e Strange Brigade.

Ao todo, são nove jogos, seis configurações e mais de 40 placas da geração atual e anteriores. Nós temos uma mistura sólida de gêneros de jogos e APIs, mais títulos promovidos pela AMD e NVidia, tornando esta uma hierarquia definitiva de GPU para jogos. A nova mistura de jogos e configurações cria diferenças muito maiores entre algumas GPUs, onde anteriormente a CPU e configurações mais baixas mostraram resultados muito similares.

Note que enquanto alguns dos jogos da nossa lista de testes suportam DirectX Raytracing(DXR) e a série RTX 2000 e 3000 da NVidia, não foram testados com DXR habilitado. Isso porque nenhuma das placas da AMD rodam DXR, e mesmo que algumas GTX suportem DXR, a performance é baixa pela falta de instruções e de núcleos RT.

 

Testes de GPU e gráficos da hierarquia de performance

Aqui você pode observar os gráficos da média de performance dos nossos testes em 1080p, 1440p e 4K (no médio e no ultra nos três). Nós focamos no “resumo executivo” e omitimos gráficos individuais dos jogos, também como algumas GPUs que não se qualificam. Deixamos as soluções integradas e a linha Titan V/Xp/X, nos deixando com 42 GPUs nos gráficos, codificado por cor para uma leitura facilitada.

* Clique para ampliar

 

 

 

Este artigo é uma tradução da postagem de Tom’s Hardware: GPU Benchmarks and Hierarchy 2021: Graphics Cards Ranked . Créditos das imagens e gráficos: Tom’s Hardware.

Os preços em dólares estão na recomendação da fabricante e devem ser adaptados convertendo para real (R$), adicionando impostos e margem de lucro.

 

Você tem dúvidas da máquina ideal para o seu trabalho ou a melhor placa de vídeo para você? Entre em contato conosco, vamos lhe recomendar exatamente o que você precisa!

 

melhores placas de vídeo

ASSINE NOSSO BLOG

Receba nossas publicações em seu e-mail.
Prometemos não exagerar :)