Desktop Lean | 11/02/2021

Placas de vídeo Quadro: como e por que usar?

Conheça as placas de vídeo feitas para o trabalho profissional: a linha Nvidia Quadro.

 

A placa de vídeo afeta diretamente a eficiência dos computadores. No uso profissional, esse componente é determinante para aprimorar a qualidade e a produtividade da empresa. Para escolher o melhor modelo é preciso levar em consideração alguns fatores, como funcionalidades, vida útil, consumo energético, performance e, claro, os softwares que serão rodados na workstation.

No caso do uso empresarial, as placas de vídeo Quadro estão entre as mais recomendadas por apresentarem desempenho superior, alta precisão e maior durabilidade. Assim, é possível, inclusive, reduzir custos de investimento no longo prazo, já que a necessidade de manutenção e de troca dos equipamentos é menor.

As placas Quadro são normalmente utilizadas em laboratórios, instituições de pesquisa e grandes empresas. Ao contrário das placas de vídeos da linha GeForce, seu foco é profissional, devido ao fato de que uma série de aspectos de design tornam as placas quadro muito mais eficientes na hora de renderizar imagens e calcular um enorme volume de dados. 

Essa qualidade das placas de vídeo quadro é graças a implementação de drivers direcionados às realidades de cada profissional. 

A linha Quadro é a primeira opção da maioria dos usuários técnicos e criativos. Com as GPU’s mais potentes do mercado, além de muita memória e recursos avançados. As placas de vídeo Quadro foram desenvolvidas para acelerar qualquer workflow profissional, bem como, incluir drivers otimizados. Além disso, são cerca de 100 certificações de software e ferramentas de gerenciamento de IT para uma experiência de desktop com performance.

Descubra, neste artigo, quais são as principais características e vantagens das placas de vídeo Quadro.

placa de vídeo

 

Quais são as vantagens e características da linha Quadro?

Enquanto a linha GeForce é produzida com um controle de certa forma pequeno da fabricante, no caso das placas quadro a situação é completamente outra: as Quadro são desenvolvidas e fabricadas pela NVidia, que mantém controle soberano dessa linha, pois a oferta por terceiros é menor.

Voltadas às necessidades profissionais, as placas de vídeo Quadro são fabricadas com atenção aos detalhes, para que consigam entregar todo o seu potencial. Esse cuidado é importante porque o componente é utilizado por segmentos que dependem muito da qualidade gráfica, sem abrir mão da agilidade e eficiência.

As Quadro utilizam os melhores processadores gráficos fabricados pela NVidia, o que garante que suportem também chips que garantem uma vida útil maior. Além disso, tecnologias empregadas na PCA (Análise de Componentes Principais ou Principal Component Analysis) e na memória garantem que as peças tenham mecanismos para correção de erros que possam vir a ocorrer.

As placas NVidia Quadro são recomendadas para uso profissional, porque são desenvolvidas em conjunto com as maiores empresas de softwares do mundo, como Autodesk, Adobe e Dassault e contam com uma quantidade maior de cuda cores. Essa linha pode rodar jogos e afins, mas não terá o mesmo desempenho de outras linhas da NVidia como as GeForce GTX e RTX que são mais baratas e desenvolvidas para este tipo de tarefa.

Por mais que em alguns aplicativos a linha Quadro não seja superior à GeForce, a Quadro entrega um resultado melhor, com maior qualidade e durabilidade. Entre as vantagens oferecidas, destacam-se:

  • maior velocidade em programas com Viewport, como AutoCAD, Solidworks e Revit;
  • precisão superior;
  • menor dissipação térmica;
  • consumo energético inferior.

 

A linha Quadro é a mais utilizada por profissionais que trabalham com renderização. Isso porque garantem a formação de imagens precisas e com alta qualidade, além de serem resistentes para o uso frequente. Veja suas principais características:

 

1. Full-Scene Anti Aliasing (FSAA)

É a tecnologia desenvolvida para reduzir os serrilhamentos da imagem, entregando um resultado mais realista. Isso permite o melhor redimensionamento das imagens, sem afetar a qualidade.

2. FXAA e TXAA

FXAA e TXAA também são recursos antisserilhamento, o que aumenta a nitidez das imagens sem prejuízo de desempenho.

3. GPU Tesselation

É o mecanismo da Quadro responsável por gerar, automaticamente, uma geometria mais detalhada.

4. Diminuição de ruído

Uma das vantagens da linha Quadro é a baixa quantidade de ruídos. O nível acústico fica abaixo de 28db.

5. Cores 12 bit

A profundidade de cor, nas placas de vídeo Quadro, é de 12 bits por pixel, garantindo uma resolução fiel de até 69 bilhões de cores.

6. Maior precisão

A linha Quadro só entrega a informação quando ela está 100% completa e correta, não deixando passar frames incompletos;

7. Maior performance

Quanto à velocidade, as placas de vídeo Quadro são superiores às GTX no uso de programas com alta qualidade de polígonos, como programas CAD e BIM.

8. Durabilidade

Por ser um componente desenvolvido para uso profissional, as placas de vídeo Quadro foram projetadas para serem utilizadas continuamente. Isso resulta em maior resistência, mesmo quando estressadas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

9. Memória

O quesito memória deve ser lembrado ao citar diferenças entre as placas quadro e Geforce da NVidia. Mas claro que isso depende muito do modelo. Por exemplo, ambas as linhas contam com modelos excelentes, mas cada uma das linhas é focada em um objetivo e especificações (Ex. voltado para games ou profissionais como arquitetos e engenheiros). Temos a GeForce RTX 3090, que conta com 24GB GDDR6X, aprimorada para acomodar os novos chips Ampere da NVIDIA.

Por outro lado, temos a Nvidia RTX A6000 desenvolvida para profissionais e conta com 48GB de memória VRAM que vem a bater de frente com sua antecessora, a placa Nvidia Quadro RTX 8000, que contém a mesma quantidade de memória, porém com menos eficiência e menor custo benefício.

10. Drivers adicionais

A placa Quadro sai à frente quando se deseja adicionar outros drivers, que fazem muita diferença para alguns setores, principalmente para empresas que atuam com renderização.

Os drivers adicionais agilizam muitos processos, e podem oferecer mais velocidade, nitidez, entre outras vantagens. Isso gera um ganho de tempo considerável durante as atividades profissionais, assim, resultando em maiores ganhos e satisfação de seus clientes.

 

Portanto, as placas Quadro são vendidas pela NVidia para ser a solução para pessoas procurando performance profissional e bom desempenho em softwares profissionais. A performance das placas acaba sendo advinda de fatores como:

  • Drivers otimizados pelos desenvolvedores para esse equipamento;
  • Melhor qualidade dos materiais usados na produção da placa;
  • Hardware próprio para acelerar atividades com alta demanda de processamento.

 

Quais são os modelos de placas de vídeo da linha Quadro?

Os modelos disponíveis atualmente de placas de vídeo da linha Quadro partem de 16GB de VRAM e chegam a 48GB de VRAM, com um consumo médio de 300W. O modelo inicial da linha é a Quadro RTX 4000, enquanto a topo de linha hoje é a Quadro RTX A6000 e a RTX 8000.

Seguem abaixo os modelos da linha Quadro:

  • NVidia RTX A6000
  • Quadro RTX 8000
  • Quadro RTX 6000
  • Quadro RTX 5000
  • Quadro RTX 4000

 

Para quais profissionais a placa Quadro é recomendada?

Uma workstation deve ser montada de acordo com a finalidade de uso profissional e uma das áreas de maior atenção nesse processo é a parte gráfica. Alguns programas específicos são otimizados com a adoção de placas de vídeo Quadro. Confira!

 

Engenheiros

A linha Quadro favorece o uso de programas como AutoCAD, Ansys, Solidworks, CATIA, Fusion e Inventor, comumente usados na engenharia.

Arquitetos

Um bom PC para arquitetura deve ser capaz de rodar adequadamente softwares como AutoCAD, Revit,  Photoshop, Sketchup, V-Ray e programas em BIM. A vantagem da linha Quadro, nesse caso, é que ela é otimizada para esses programas.

Fotógrafos

Tanto o Photoshop quanto o Lightroom, utilizados pelos fotógrafos, têm um maior desempenho com placas de vídeo Quadro.

Editores de vídeo 

A principal vantagem da linha Quadro para edição de vídeo está na maior qualidade nas imagens, apresentadas sem frame-skipping, com cores mais próximas das reais e cores 10 bits. Em questão de performance a linha Quadro não será superior uma Geforce.

Pesquisadores 

As placas de vídeo Quadro atendem às necessidades de rodagem para aplicativos de missão crítica, que não permitem falhas, e para programas CAD/BIM e CAM.

Médicos

Por suas características, a linha Quadro tem excelente aplicação em programas de imagiologia médica, topografia etc.

 

Como elas são fabricadas e produzidas?

As Quadro foram desenvolvidas pela NVidia, que licenciou apenas um fabricante para produzi-las, a PNY. Ao restringir a fabricação a um único fornecedor, a marca consegue assegurar maior qualidade ao seu produto, diferentemente do que ocorre, por exemplo, com as GeForce, que são produzidas por mais de 10 fabricantes distintos.

O licenciamento criterioso decorre da maior necessidade de controle nos padrões de produção. Os cuidados estão presentes desde a qualidade da solda, superior à linha GeForce, até a inclusão de outros componentes, como capacitores e indutores, escolhidos entre os melhores do mercado. Como são adotadas para uso profissional, as placas gráficas Quadro passam por inspeções e testes mais rigorosos do que as demais placas.

 

Qual é a vida útil média de uma placa de vídeo Quadro?

Para fazer o melhor investimento na hora de montar uma workstation de qualidade, alguns aspectos precisam ser observados. Um deles é a vida útil dos componentes do equipamento, sobretudo da placa de vídeo. No caso da linha Quadro, a durabilidade média é de 8 anos, podendo chegar, facilmente, a 10 anos de uso.

A linha Quadro oferece maior eficiência energética (consome menos) devido ao fato de não aquecer tanto quanto as placas de vídeo convencionais, como modelos da linha GeForce. Na prática, a temperatura durante a rodagem varia entre 40 e 50 graus nas placas de vídeo Quadro, quase a metade do calor observado na GeForce, que fica entre 80 a 90 graus. Como investimento, é preciso avaliar que a durabilidade maior reduz a necessidade de compra de novos computadores para a empresa.

 

As placas de vídeo Quadro atendem às suas necessidades? Ficou com alguma dúvida ou precisa de mais informações? Entre já em contato conosco!

 

 

ASSINE NOSSO BLOG

Receba nossas publicações em seu e-mail.
Prometemos não exagerar :)

    WhatsApp