ARC A770: o lançamento da GPU da Intel

Recentemente a Intel informou o lançamento da nova GPU Arc Alchemist topo de linha A770. O mercado de hardware recebeu a notícia como uma grande aposta da Intel para competir com outras placas de vídeo, como a NVIDIA GeForce RTX 3060 (e outros modelos). Segundo informações da própria Intel, a ARC A770 promete um desempenho 65% melhor em ray tracing se comparada à sua principal concorrente.


A Intel apresentou a GPU ARC A770 em março de 2022 e lançou oficialmente junto com os processadores de 13ª geração. Durante o evento realizado pela empresa (27 a 28 de setembro) no Intel Innovation 2022, informou-se ao público que ela estaria disponível nas lojas dos Estados Unidos já no mês de outubro.


Curiosidade: A escolha do dia do lançamento não foi por acaso, pois é o mesmo dia em que a Nvidia lançou sua nova Nvidia RTX 4090..

Arc-A770-logo-intel

Aqui na Razor somos apaixonados por hardware, por isso, já nos informamos sobre os destaques deste lançamento. Vamos juntos ver o que essa nova GPU tem a oferecer?

O que temos nas placas ARC A770 da Intel?

Além da ARC A770, existem alguns supostos modelos que também foram divulgados junto dela:

tabela-ARC-intel
¹to be determined (a ser determinado)

As demais configurações podem ser vistas no site oficial.

Concebida em duas variantes, a Arc A770 apresenta dois SKUs (Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque em português), uma com 16 GB e outra com 8 GB.
Essa informação já vazou anteriormente, gerando um buzz na web, e, conforme as especulações, se tornou verdadeira. O modelo Limited Edition virá apenas com capacidade de GPU de 16 GB. Já a Arc A750 da Intel estará disponível somente em versões de 8 GB nas variantes Limited Edition.

Referente ao desempenho e valores da placa Arc A770, a Intel enquadra essa GPU entre a RTX 3060 e a RTX 3060 TI. Entretanto, em comparação com as placas AMD, a Arc A770 será semelhante às GPUs da série Radeon RX 6600. O controle do custo de fabricação dessas placas, segundo a própria Intel, não pode ser controlado por ela, apenas os preços que poderão ser ofertados aos consumidores finais.

GPU-ARC-A770

Essa nova GPU da Intel conta com XeSS (XE Super Sampling) que vai melhorar o poder gráfico para games. Além disso, conta com o encoder de hardware AV1, ajudando aos streamers fazerem suas transmissões e gravarem seus jogos de forma simultânea.

Arc A770 e Performance da família Arc

Conforme as informações obtidas, espera-se que a ARC A770 tenha um desempenho do mesmo nível da RTX 3060 TI. Porém, pode oferecer uma eficiência melhor e até competir com a RTX 3070 em alguns aspectos. Ainda sobre a família Arc, a Intel ainda não demonstrou oficialmente o desempenho das placas GPU A750, que visa oferecer opções de mobilidade semelhantes à série Geforce RTX 3060. Por isso, devemos ficar atentos e receber novas informações ainda esse ano.

Intel-ARC-logo

As placas gráficas Intel Arc A770 e Arc A750 poderão vir em versões de edições limitadas e com designs personalizados que estarão disponíveis no mundo todo. Por enquanto, se o usuário estiver procurando por mais modelos entusiastas ou inovadores, vai ter que esperar pela linha ‘Battlemage’ da próxima geração.

ARC A770: Considerações


A Intel comunicou que lançou as GPUs Arc A750 e A770 no mercado dos Estados Unidos no dia 12 de outubro; no entanto, disponibilizou edições limitadas. Vale ressaltar que a concorrência entre Intel e NVidia poderá resultar em um benefício importante aos consumidores: é possível que vejamos uma redução nos preços das GPUs nos próximos meses.

Ainda no final de Setembro, a ACER, em sua conta no Twitter anunciou o seu modelo da placa de vídeo Intel Arc A770 Predator BiFrost. Da mesma forma que os demais modelos, algumas marcas parceiras lançaram alguns desses modelos no dia 12 de outubro.

Caso você ou sua empresa estejam precisando atualizar o seu parque de máquinas, entre em contato com um de nossos consultores. Aqui na Razor Computadores configuramos a workstation perfeita para quaisquer que sejam as suas necessidades profissionais. 

E aí, curtiu esse conteúdo? Que tal compartilhá-lo no Instagram e marcar a @razorcomputadores_ para que a gente possa ver?

WhatsApp