Tudo sobre Topografia

A topografia é o estudo da superfície terrestre e de suas características e formas. A implicação desta área do conhecimento consiste na descrição das superfícies, formas, elevações e coberturas vegetais representada em mapas.

Historicamente, o termo “topografia” deriva de duas palavras vindas do grego: “topos”, que significa lugar, e “graphen”, que quer dizer descrever. Portanto, a topografia confere a descrição exata e detalhada de um lugar, incluindo medição de distâncias.

Também vale ressaltar que a topografia é a ciência geográfica que analisa os chamados acidentes do relevo e especifica suas localizações e situações na superfície terrestre. Para além do planeta Terra, a topografia é capaz de estudar as superfícies de corpos celestes como luas, planetas e asteroides.

Incrível, não é mesmo? Assim sendo, a topografia consiste em uma ferramenta fundamental para a ciência cartográfica, devido ao fato de analisar de forma detalhada medidas de área, perímetro, altitude, variações do relevo, orientação, entre outros aspectos que auxiliam na constituição de cartas topográficas visando uma maior proximidade com a realidade.

topografia

Diante das informações geradas por uma análise, um mapa topográfico torna-se essencial para a implantação de obras de qualquer tipo, de projetos viários a edificações urbanas e rurais, amparando nos cálculos de desníveis e acidentes topográficos que, por ventura, possam vir a inviabilizar a execução das obras.

Cabe aqui ressalvar que a palavra topografia apenas se aplica a áreas que possuem um tamanho relativamente pequeno. Pois, ao analisar o relevo em uma escala continental ou global, o correto é utilizar o termo geodésia.

Então, qual o papel de um topógrafo?

Topógrafo é o profissional responsável pela descrição dos terrenos seguindo os métodos da topografia. Entre as atividades do topógrafo estão:

  • levantamento topográfico;
  • demarcação de obras;
  • demarcação de loteamento;
  • análise de terraplanagem;
  • marcação de rede de água/esgoto.
topografia

Quem pode exercer a atividade de topógrafo?

Engenheiros Agrimensores e Técnicos em Agrimensuras são os profissionais mais qualificados especializados no que tange a topografia.

Entretanto, arquitetos e engenheiros também podem se responsabilizar por levantamentos topográficos, já que a topografia é uma área regida tanto pelo CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) como pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

E para que serve a topografia, afinal?

A topografia, como vimos, conta com diversas aplicações essenciais para a construção civil. Através dela é possível coletar informações de um terreno como:

  • relevo;
  • limites entre terrenos;
  • confrontantes;
  • área;
  • localização;
  • amarração;
  • posicionamento.

Então, os dados são informados aos responsáveis pela execução de um projeto por meio de um documento chamado levantamento topográfico.

Mas, e como a topografia pode auxiliar na construção civil

Um exemplo claro é quando há a compra ou venda de um terreno e o futuro proprietário precisa saber, assim como o cartório para a escritura, quais as características e medidas do território que está adquirindo. Além disso, a topografia também é usada para subsidiar licenciamentos e registros junto a órgãos públicos.

TOPOGRAFIA POR SATÉLITE

As possibilidades que o mapeamento da Topografia por Satélite nos oferece são infinitas, podendo variar de planejamento urbano, gerenciamento de infraestrutura, gerenciamento de desastres, monitoramento ambiental até aplicações em agricultura de precisão.

topografia

Nesse sentido, a topografia por satélite é a consequência do refinamento dos tradicionais pares estereoscópicos com o desenvolvimento de algoritmos nas áreas de análise de big data, processamento em nuvem aliado a múltiplas visões de diferentes ângulos na mesma área de análise (multi-view).

Essa tecnologia da topografia se destaca no mercado atual pela excelente precisão, facilidade na obtenção de dados, vasto acervo de informações, aplicações em diversos mercados e por ser uma tecnologia de baixo custo financeiro, ou seja, não é mais preciso que sejam realizados trabalhos de campo para coletas de Pontos de Controle (GCP’s), como na topografia tradicional.

Dessa forma, a topografia por satélite gera os MDT’s (Modelo Digital de Terreno) e os MDS’s (Modelo Digital de Superfície) apresentando uma resolução a partir de 50cm e com a aquisição destes dados, pode-se extrair as curvas de nível e gerar dados cartográficos com grande precisão.

Alguns dos principais mercados e aplicações de produtos de Topografia por Satélite
  • Energia – Óleo e gás, energia solar, hidrelétricas e eólica, desde a prospecção à implementação
  • Infraestrutura – Projetos estruturais de ferrovias, rodovias e planejamento logístico de cargas
  • Segurança de Barragens – Determinar áreas propensas a inundação em estudos de Dam Break
  • Prevenção de Desastres Naturais – Simulações e análises de erosão e deslizamento de terra
  • Geoprocessamento – Geração de bases cartográficas
  • Planejamento Urbano – Mobilidade, zoneamento, ações socioambientais, áreas de risco e análise de bacias hidrográficas
  • Mineração – Monitoramento e acompanhamento de lavra e de barragens

Qual a importância da topografia para a Construção Civil e a Arquitetura?

A topografia é de extrema importância para a construção civil, mesmo antes da fase de projetos. Devido ao fato de os estudos topográficos poderem ser um grande aliado na escolha do melhor terreno para o que se deseja construir. Assim, quando se analisa as etapas da construção civil, pode-se constatar que esta atividade está ligada ao desenvolvimento principalmente urbano e social de uma sociedade.

Com base nos resultados obtidos  através do estudo topográfico, o engenheiro ou arquiteto terá a dimensão de todas as características do terreno para nele projetar, por exemplo, um empreendimento imobiliário. 

Portanto, o levantamento topográfico não serve exclusivamente para se ter a metragem exata de uma determinada área, ele é muito mais do que isso devido ao fato de proporcionar uma real e fidedigna visão do terreno e suas características.

CONCLUSÃO

Como vimos, a topografia é necessária para a construção civil e áreas afins nos mais variados âmbitos e esferas. Dessa forma, a topografia é um dos recursos cartográficos mais importantes e com mais aplicações na sociedade. Devido ao fato dela ser utilizada a todo momento, ajudando a balizar os estudos para a construção de grandes e pequenas estruturas que, sem o conhecimento do terreno, poderiam vir a causar grandes prejuízos humanos e materiais.

E aí? Gostou de saber tudo sobre topografia?

Então, entre em contato com um de nossos consultores aqui da Razor Computadores e obtenha todas as informações necessárias para configurar a workstation perfeita para você montar e ler os dados topográficos.

WhatsApp