Notícia | 30/05/2022

A Evolução da Internet – Da Guerra ao Emoji

A Evolução da Internet

O que seria do mundo sem a internet?

A resposta desta pergunta não seria muito fácil de encontrar, existem muitos prós e contras quando se trata da influência que a evolução da internet proporcionou e os resultados que surgiram.

A internet mudou a visão do mundo, mostrou realidades que antes eram veladas e hoje pode se fazer um pudim, apenas assistindo a um vídeo no Youtube.

Quem sabe ao terminar de ler esse texto, algo novo não tenha surgido na rede?

Vem com a gente!

evolução da internet

Da Origem à Evolução da Internet

O ano é mil novecentos e antigamente, os microcomputadores estão sendo aos poucos inseridos na casa das famílias e aquele barulho de internet discada se torna algo essencial em suas vidas. Assim começou a era da internet comercial que cresce cada vez mais e tende a expandir exponencialmente (se você ainda não leu, aqui está o link do nosso texto falando sobre a novíssima Web 3.0).

>>>>>>>>>>>>>>>>[ver link do texto acima] <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Mas antes de chegarmos a esse ponto, vamos voltar alguns anos, quando os ânimos do mundo estavam agitados, durante a Guerra Fria (1945 – 1991), onde Estados Unidos e, a ainda não extinta, União Soviética disputavam poder e a hegemonia entre capitalismo e socialismo.

Os EUA queriam descobrir um modo de proteger seus dados e comunicações, caso houvesse um ataque soviético (claro que nuclear). Partindo disso, as invenções que buscavam resolver esse inconveniente deram origem ao que conhecemos hoje como Internet.

evolução de internet - guerra

DARPA e a Evolução da Internet

Em 1959 foi lançado o primeiro satélite artificial da história, o Sputnik 1, pela União Soviética (URSS) e um ano antes, em 1958, os Estados Unidos desenvolveram e criaram a DARPA — Defense Advanced Research Projects Agency — Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa.

Essa agência teve grande importância na história da evolução internet, pois dela originaram-se pesquisas e desenvolvimento de tecnologias inovadoras para finalidades militares defensivas, e entre elas, a rede de computadores.

*Curiosidade sobre a Darpa*

Essa mesma agência de inteligência e tecnologia está presente no jogo Vanquish, onde o personagem principal (Sam) utiliza um traje altamente tecnológico para enfrentar uma guerra contra um exército de robôs e vilões… RUSSOS durante suas missões. A temática do jogo é bem semelhante a da Guerra Fria, onde os EUA combatem os russos (União Soviética).

evolução internet - darpa

E se você reparar no ombro do traje, temos ali a sigla DARPA.

darpa-vanquish

Evolução da Internet: Meios de Conectividade

Existem alguns tipos de conexão, resultado da evolução da internet e suas tecnologias. Com o avanço das pesquisas e desenvolvimento de novas interfaces, a internet tem avançado rapidamente em “dominar o mundo”

Alguns exemplos são:

  • Discada – a conexão era feita com um modem-PCI, muitas vezes instalado num dos barramentos da placa-mãe e um cabo telefônico básico;
  • Cabo – (WAN) usa-se o cabo com conector RJ45, ainda muito utilizado;
  • Wifi (Wireless) – não são utilizados cabos, apenas emissores (modens/roteadores) e receptores de sinal (antenas);
  • Rádio – funcionamento com ondas de radiofrequência — podem ocorrer interferências dependendo do local de instalação e utilização;
  • Fibra óptica – conexão de alta velocidade e qualidade, porém se um dos filamentos da fibra se romper, necessitará de manutenção no cabo;
  • 4G e 5G – Tecnologia utilizada por telefonias, necessitam de sinal estável para conectar a internet.

Com o “Boom da Internet” na década de 90, a internet ganhou popularidade pelo mundo e com a nova leva de navegadores — Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer, etc. — também houve uma crescente no número de usuários navegando por ela.

Nascimento da WWW na Evolução da Internet

Dentre os acontecimentos que complementam a evolução da internet, no ano de 1989 a World Wide Web (WWW) foi desenvolvida por Tim Berners-Lee, visando facilitar o trabalho de colaboração no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear). A WWW tem funcionamento semelhante a um sistema de distribuição e compartilhamento de documentos de hipertexto (HTTP), interconectados e que permitem acesso por meio de browsers (navegador web), que tenham acesso à Internet.

Esse sistema se tornou tão conhecido no CERN, que no ano de 1991 ele foi liberado ao público geral e ao mundo externo ao ambiente científico. Isso foi alcançado graças à criação do navegador Mosaic, em 1993. O sistema teve uma recepção muito rápida por parte dos usuários e no ano de 1997, já possuía mais de 200 mil sites.

evolução da internet

Evolução da Internet: Redes Sociais e Cultura

Assim como o surgimento e a evolução da internet, a aparição do Google em Janeiro de 1996, se tornou um grande acontecimento, entretanto não foi o primeiro, pois o Facebook se tornou um ótimo exemplo de aplicabilidade da internet para comunicação, relacionamento e troca de informações, com acesso às mais variadas notícias e permitindo a comunicação entre as pessoas praticamente em tempo real. Vale lembrar que antes do Facebook possuir toda essa visibilidade, existiram outras ferramentas que só quem é “cringe” vai lembrar: Orkut, salas de chats, MSN, Second Life, entre outros, que agregaram nessa evolução comunicativa.

Outro marco que merece destaque, em Fevereiro de 2005, é o surgimento do Youtube,  que também foi um fato divisor, pois com ele as mídias tradicionais (televisão e/ou rádio) foram e ainda estão sendo substituídas como meio de entretenimento.

Com a avalanche de usuários adentrando no mundo da internet, empresas perceberam que existia ali um enorme potencial para atingir seu público com a utilização desses canais. Essa é uma das razões que é impossível expor na internet sem publicidade e sem adequações técnicas de SEO.

redes sociais - internet

Como os acessos são cada vez mais frequentes e o usuário tem essa necessidade de comunicação, uma máquina  qualificada deve ser utilizada para tal. O que você acha de uma workstation poderosa para navegar à vontade pela rede e compartilhar suas opiniões com o mundo?

Efeitos da Evolução da Internet:

a) Escrita

Com o advento da linguagem da internet, que alguns chamaram de “internetês”, os processos de comunicação sofreram mudanças por conta da agilidade com que as informações circulam na rede. O tempo de resposta também interfere no desenrolar dessa troca, pois “vc” é mais rápido do que digitar “você”. Responsável:  Evolução da internet.

Esse é apenas um exemplo, mas o principal foco é a velocidade de transmissão, onde a norma culta não existe de forma concreta, mas sim na fluidez na comunicação, nela há um emissor e um receptor, quando ambos conseguem se compreender, embora de maneira informal o ciclo se completa.

evolução da internet - linguagem

No entanto, muitas das palavras que existem nos diálogos online, são decifradas pelo software, atingindo o pensamento cognitivo de uma forma ou outra, tornando o cérebro, de certa forma, “preguiçoso” em decifrar a forma correta de se escrever. E pior, em muitos casos escrevem errado e deixam para que seja corrigido e apenas receber a informação pronta, para que seja simplesmente replicada. Criam-se dialetos e pessoas que geram linguagens e significados, mas nem tudo isso tem um benefício. É preciso um equilíbrio. Isso pode criar alguns problemas futuros na questão discursiva, pois a linguagem da internet tem grande poder de influência sobre as novas gerações.

b) Nas relações sociais

A facilidade nas comunicações tornou as pessoas mais “acomodadas” e em muitos casos, desleixadas com suas relações sociais. O contato humano foi sendo deixado de lado e as interações se dão por meio de uma tela e letras expostas num diálogo frio, animado às vezes por emojis e algumas figurinhas.

A internet aproximou, mas também afastou as pessoas. Conforme muitos autores (da filosofia, sociologia e da comunicação) já discursaram, com a evolução da internet também surgem novos conceitos, como o das solidões interativas. O conceito escancara um efeito dos novos tempos: estamos todos conectados a smartphones e computadores, mas muitas vezes nos relacionamos apenas com estes dispositivos. Quem aí já se viu dentro de casa, numa sala, com todos os familiares em silêncio, mas extremamente conectados pelo celular? As solidões interativas demonstram esse fenômeno, que é um sintoma da modernidade: acabamos nos fechando em nós mesmos e, muitas vezes, ignorando o espaço real que nos rodeia.

evolução da internet - comunicação

Muitos apontam seus argumentos de forma equivocada, já que agora possuem voz ativa nas redes sociais e isso acaba gerando atritos e discussões cabíveis de interpretação quase dantesca, pois o teor emanado desses embates é muitas vezes desnecessário.

c) No comportamento humano

Quem nunca quis comprar qualquer coisa sem ter de ir até uma loja física, onde poderia receber um atendimento ruim e acabar se estressando sem encontrar o que busca? A evolução da internet abraçou essa gente também e possibilitou que fossem feitas compras de casa, com as pessoas sentadas no sofá, atiradas na cama e até, no banheiro.

As conversas “em família”, entre parentes de cidades distintas, se tornaram uma facilidade que aproximou as pessoas, e melhor, permitiu que elas se vejam e conversem ao vivo, graças à evolução da internet e da tecnologia. Mas também há a falta de proximidade nessas situações, pois muitos desses encontros se dão apenas no meio digital, não há contato humano, não temos o abraço e o calor físico.

O que Esperar dessa Evolução da Internet

Nesse cenário de evolução da internet que presenciamos, percebemos que ele está em constante evolução e amanhã pode ser que tenhamos uma nova forma de nos conectarmos na rede. A internet transformou-se muito desde sua gênese, não é apenas um espaço onde e-mails são enviados e recebidos ou informações simplesmente são armazenadas. Ela se tornou onipresente, quase como uma raiz gigantesca amplamente espalhada pelo mundo.

Ela está presente a todo momento em nossas vidas, seja nos objetos ou lugares que estamos, nos conectamos onde quer que estejamos. Tudo isso pode ser feito na palma da mão.

Não há dúvidas que o surgimento da internet foi uma das invenções de maior relevância no século XX. Dela originaram-se novos projetos e um crescente aumento no desenvolvimento de tecnologias, que continuam até hoje e mudando como o homem interage com os outros e com o mundo.

Ela se tornou indispensável. Para o bem e para o outro lado também.

Não conseguimos mais viver sem a internet, isso é fato. Concorda? Utilizamos ela não apenas na nossa vida pessoal, mas muitas profissões dependem da rede para executar suas demandas.

Para um trabalho satisfatório e de qualidade, precisamos de uma conexão boa e estável. Em nossas máquinas aqui na Razor, optamos pela qualidade dos componentes de rede e com isso queremos entregar não só um computador, mas sim uma experiência satisfatória a você.

Vem falar com a gente! Um dos nossos consultores lhe atenderá e ajudará a configurar uma máquina perfeita para sua demanda.

Texto por Henrique L. Knoll | Redator


ASSINE NOSSO BLOG

Receba nossas publicações em seu e-mail.
Prometemos não exagerar :)