BLOG > Geral | 02/08/2023

Supercondutor: Cientistas anunciam descoberta

Recentemente, pesquisadores da Coreia do Sul revelaram um avanço científico notável: o primeiro supercondutor que opera em temperatura ambiente e pressão atmosférica normal.

Essa descoberta, se confirmada, tem o potencial de revolucionar a tecnologia e a indústria de energia elétrica, abrindo caminho para uma série de aplicações inovadoras.

A Importância Tecnológica dos Supercondutores

Os supercondutores são materiais que transmitem eletricidade sem resistência, eliminando perdas de energia por calor durante a transmissão elétrica. Portanto, essa propriedade é altamente valiosa para uma ampla gama de aplicações tecnológicas, desde dispositivos eletrônicos, como smartphones, até tecnologias de transporte de alta velocidade, como trens de levitação magnética.

Até agora, o principal obstáculo para a aplicação generalizada dos supercondutores era a necessidade de resfriamento a temperaturas extremamente baixas, limitando seu uso a ambientes de laboratório controlados.

No entanto, os pesquisadore alegam ter superado esse desafio com o supercondutor chamado LK-99, composto de chumbo-apatita modificado. Em suma, o destaque do LK-99 é sua temperatura crítica de 127°C, o que permitiria seu funcionamento em condições ambientais normais, sem a necessidade de pressões elevadas.

O Supercondutor LK-99

O LK-99 possui propriedades supercondutoras notáveis, como a ausência de resistência elétrica, a capacidade de expulsar campos magnéticos durante sua transição e o efeito Meissner, que possibilita o levitamento em presença de ímãs próximos.

O fenômeno da supercondutividade ocorre quando elétrons se emparelham, fluindo livremente sem resistência elétrica. No caso do LK-99, isso é possível graças ao estresse causado pelos átomos de cobre no chumbo.

Embora saudada como um avanço de proporções históricas, parte da comunidade científica se mostra cética e pede por replicação dos resultados em outros laboratórios. Alega-se que a supercondutividade à temperatura ambiente já foi contestada no passado. Apesar disso, os autores do estudo mantêm sua confiança e continuam aperfeiçoando as amostras do LK-99.

“Todas as evidências e explicações mostram que o LK-99 é o primeiro supercondutor de temperatura ambiente e pressão ambiente. O LK-99 tem muitas possibilidades para várias aplicações, como ímã, motor, cabo, trem de levitação, cabo de alimentação, qubit para um computador quântico, antenas THz, etc. Acreditamos que nosso novo desenvolvimento será um novo evento histórico que abre uma nova era para a humanidade” – Sukbae Lee, Ji-Hoon Kim e Young-Wan Kwon, autores do novo estudo.

Em conclusão, a descoberta do supercondutor de temperatura ambiente é revolucionária para a ciência e tecnologia, com impactos em diversas áreas. Entretanto, apesar das questões levantadas pela comunidade científica, caso seja bem-sucedida, o LK-99 pode desencadear uma nova era de inovação e desenvolvimento tecnológico.

E aí, o que você achou dessa novidade? Comenta pra gente saber e continue acompanhando nosso blog para mais novidades da área da tecnologia.

WhatsApp