BLOG > Hardware | 10/06/2021

Workstation: Vantagens de ter um supercomputador

Uma workstation traz muitas vantagens para empresas e profissionais que trabalham com softwares complexos.

A tecnologia evoluiu muito desde o surgimento do primeiro computador, e, hoje em dia, podemos contar com máquinas extremamente potentes e preparadas para fazer as mais variadas tarefas, com um poder de processamento indiscutivelmente superior. Você sabe, por exemplo, o que é um computador Workstation?

Workstations são computadores desenvolvidos especificamente para a necessidade de cada profissional, produzidas para ter desempenho máximos sem perder nada em qualidade, muito pelo contrário, workstations são a união de qualidade e desempenho. Uma workstation é valiosa para profissionais e empresas que visam alta produtividade.

Ainda não conhece esse termo e o que ele significa? Não se preocupe, pois nas próximas linhas vamos explicar tudo para você. Continue acompanhando e confira!

O que é um computador Workstation?

Workstations, conhecidas também como estações de trabalho, são computadores modulares, mais robustos, de alto desempenho e com configurações extremamente avançadas. As Workstations são utilizadas em trabalhos nas áreas médicas, engenharia, arquitetura, mídia e entretenimento, cálculo, computação gráfica, construção civil e qualquer tipo de aplicação que exija gráficos complexos e alta capacidade de processamento de cálculos.

Por serem de construção modular, elas têm a capacidade de se ajustar às necessidades de cada profissional, proporcionando expansão. Mas é preciso saber que comprar uma boa placa de vídeo e um bom processador para seu computador não vai torná-lo uma Workstation, afinal, essas máquinas são desenvolvidas para realizar atividades específicas.

As suas peças são desenvolvidas com o objetivo de expandir a capacidade de processamento, tornando as workstations superiores aos computadores convencionais.

Por um lado, os computadores tradicionais podem até contar com ferramentas semelhantes à de uma workstation, porém, seu processamento geralmente é restrito. As workstations são capazes de trabalhar com o processamento de vários softwares simultaneamente, ou seja, a produtividade da máquina não é afetada quando se está fazendo o uso de inúmeros softwares.

Sendo assim, nem se pode pensar na hipótese de “turbinar o PC” acreditando que assim irá conquistar uma Workstation, pois o caminho não é esse. Vale ressaltar que workstations são máquinas projetadas especialmente para uso em atividades complexas e que exigem alto desempenho. Por isso, não podemos realizar a comparação entre uma workstation sob medida e um computador convencional, pois obviamente as workstations sairão na frente em muitos quesitos. Quer ver?

workstation vantagens

Como o computador Workstation se diferencia de um Desktop comum?

A principal diferença entre os dois modelos nem sempre é percebida no primeiro impacto, já que, muitas das vezes, as máquinas apresentam características físicas externas parecidas. A diferença será observada no uso, pois é nesse momento que vemos o desempenho superior da workstation, com a utilização de softwares que demandam uma maior capacidade de processamento.

Nas workstations, o processador conta com uma força maior, ao mesmo tempo conta com um custo benefício maior  que um computador convencional, devido a sua durabilidade e ao tempo em que ela pode realizar tarefas como projetos e renderizar vídeos. Nesse sentido, uma workstation modelo de entrada (low-end), pode ter um desempenho muito semelhante a um desktop top de linha (high-end).

As Workstations são computadores que correspondem à finalidades específicas, como edição e processamento de som, imagemvídeo, áudio, etc, que trabalham de forma efetiva com CAD/3D, animações, cálculos complexos, etc. Workstations são, inclusive, bastante utilizadas para criar efeitos especiais, desde animações como Toy Story e Shrek até filmes como King Kong e Jurassic Park.Enquanto isso, o desktop comum é, muito provavelmente, aquele que você, nós e quase todas as pessoas têm em casa ou nas empresas. Ou seja, é apenas um computador, com a sua construção padrão, que consiste em basicamente placa mãe, gabinete, placa de vídeo, processador etc., cujo desempenho varia de acordo com o usuário. Outra grande diferença entre os computadores convencionais e as workstations é que os primeiros são fabricados e vendidos em larga escala, ou seja, as empresas costumam criar linhas e produzi-las em massa. Enquanto isso, as workstations são máquinas feitas geralmente sob encomenda, personalizadas para cada usuário e sua atividade profissional.

Podemos dizer que a Workstation se refere a um computador criado para a realização de múltiplas tarefas ou ainda de tarefas exclusivas que demandam alto processamento, enquanto o desktop comum nada mais é do que um computador cujo desempenho se modifica de acordo com o usuário e suas necessidades.

workstation vantagens

Quais são as aplicações da Workstation?

O uso do computador Workstation é comum em atividades nas quais o profissional exige um alto poder computacional, como a arquitetura, aplicação de softwares gráficos de modelagem 3D, o desenho industrial, o machine learning, os modelos físicos de laboratório, a Inteligência Artificial (IA), as aplicações de Big Data, entre outros tipos de uso.

As workstations para pesquisa científica, por exemplo, são desenvolvidas para suportar atividades que demandam muito de um computador, e essa é a principal aplicação das workstations, tornar trabalhos pesados em processos mais rápido e fáceis. 

Capacidade de personalização de acordo com cada usuário

As workstations são desenvolvidas para ter compatibilidade com os softwares que irão rodar através da sua construção modular. Além disso, conta com capacidade de expansão em todos os seus componentes (placa mãe, RAM, HD, placa de vídeo, fonte, gabinete). Portanto, se no futuro você necessitar aumentar a capacidade e produtividade da sua workstation você tem total possibilidade de realizar isso.

Especificações

As workstations têm especificações bem superiores às de uma máquina convencional de uso pessoal. Uma workstation com configurações médias para o segmento pode contar com 16 slots de memória RAM e suporte máximo de 3 TB de memória. Além disso, contam com uma grande capacidade de armazenamento interno, com discos de mais de 10 TB.

pc personalizado

Workstation: vantagens de se ter uma

Confira, a seguir as principais vantagens de adquirir um computador Workstation!

1. Durabilidade

Durabilidade é uma das grandes vantagens desse computador. Workstations apresentam um valor mais alto do que um desktop comum, no entanto, ao adquiri-las, você vai continuar tendo um computador com excelente desempenho. Além do mais, algumas marcas já estão vendendo Workstations com 3 anos de garantia e com opção de aumentar esse prazo.

2. Alto desempenho

Workstations têm um desempenho muito superior aos PC´s tradicionais, com alto poder de processamento e são extremamente expansíveis e versáteis. Além de contar com placas gráficas adequadas à aplicação a ser utilizada, memória com correção de erros e processadores de ponta tanto da Intel quanto da AMD, desenvolvidos para suportar horas de trabalho 24/7.

3. Alta capacidade de processamento e custo-benefício

Se você, profissional, está pensando em adquirir uma workstation, leve em consideração tudo que estamos falando neste post, pois, os benefícios de se ter uma tornam ela com um custo-benefício superior a qualquer outro equipamento voltado ao uso profissional. Devido ao fato de sua arquitetura de desenvolvimento ser feita nos mínimos detalhes para o seu uso profissional, seja qual for sua atividade, uma workstation é a escolha perfeita, pois ela irá agilizar seu trabalho e aumentar sua produção.

Para saber um pouco mais das vantagens de se ter uma workstation, entre em contato com um de nossos profissionais e faça um orçamento de forma rápida e fácil.

4. Conta com uma placa de vídeo que suporte as suas exigências

Trabalhar com vídeos em 4K, em computadores comuns, editando e renderizando materiais, é como se você tivesse brincando de “roleta russa” com a sua máquina. Isso porque, além da enorme perda de desempenho, que pode provocar travamentos duradouros, há a possibilidade de a máquina superaquecer e queimar os componentes internos — um notebook corre o risco até de pegar fogo.

Além do processador e da memória não estarem preparados para esse tipo de demanda, as placas de vídeos dos computadores convencionais não estão preparadas para o “tranco”, fazendo com que os programas de edição fechem com frequência e o computador seja reiniciado diversas vezes.

Ao encomendar uma workstation personalizada, você poderá contar com uma placa de vídeo adequada para esse tipo de trabalho. Enquanto um PC convencional suporta em média 16 GB de RAM, a workstation mais que dobra esse valor, podendo ir de 64 GB e ser expandido até 1024 GB.

5. Ótimo suporte

Se você adquirir uma workstation, saiba que estará investindo em uma máquina que provavelmente não lhe trará problemas em nenhum quesito. Mas, caso você precise de algum suporte, certifique-se de que a empresa responsável pela fabricação da sua máquina esteja à sua disposição assim que precisar.

Além de estar entre as máquinas mais sofisticadas quanto ao desempenho, o computador Workstation se destaca, também, no serviço prestado. Por ser um equipamento personalizado, bem mais robusto e de aplicação profissional, diversos aspectos são analisados desde a escolha dos componentes até o pós-venda.

Uma Workstation é totalmente desenvolvida e testada para que possa desempenhar funções pesadas por períodos bem longos, como é comum à jornada de trabalho a qual está atrelada. A vida útil do equipamento também é observada e alcançada devido ao controle do aquecimento, reduzindo a ocorrência de superaquecimento.

A maior vantagem para uma estação de trabalho configurada de forma correta é ser capaz de trabalhar em um ambiente produtivo. 

workstation vantagens

Seja em um escritório, ou em Home Office, você vai desejar uma estação de trabalho que disponibiliza tudo que você precisa: desde o alto processamento até o suporte no pós-venda. Assim, workstations são as máquinas ideais para as empresas que desejam investir em performance a fim de tornar os seus setores cada vez mais modernos, agilizar o trabalho em grande escala e, assim, não sofrer para entregar projetos devido a falhas técnicas de equipamentos — como os tradicionais travamentos no momento de criar projetos em softwares pesados.

Agora que você já sabe o que é um computador Workstation, pode analisar melhor os benefícios em trocar seus computadores atuais por máquinas com uma performance bem mais avançada. Lembre-se de que a Razor Computadores oferece as melhores Workstations do mercado brasileiro, projetando e fabricando máquinas de acordo com as necessidades dos clientes com qualidade e profissionalismo.

Ficou interessado e quer garantir maior desempenho, durabilidade e custo-benefício no seu trabalho? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para saber mais sobre os nossos serviços! Acompanhe nossas redes sociais.

alguma dúvida

WhatsApp