BLOG > Hardware | 01/04/2022

Problemas no Computador? O que Fazer?

Eis que você está no meio de um trabalho importante, com prazo apertado e de repente, no meio do processo, seu computador para e resolve que não quer mais fazer suas tarefas. Temos aqui problemas no computador.
O que fazer? Fora todo o estresse que essa situação pode provocar, é preciso que ele volte a funcionar. Antes de ligar para um técnico de informática, você pode reconhecer alguns sinais básicos que o computador emite quando apresenta algum problema.

Problemas no computador

Sinais de Problemas no Computador

Não é sobre o filmes Sinais 👽 que falaremos, mesmo que muitas vezes os problemas que os computadores apresentam parece coisa de filme ou de outro planeta.
Sabemos que podem existir inúmeros problemas que acometem nossos computadores, inclusive que muitas vezes o usuário tem conhecimento para avaliar sobre o que acontece e tomar uma decisão, noutras, é necessário chamar os “universitários” antes de medidas extremas.

Problemas no computador

Abaixo listamos alguns dos problemas mais comuns encontrados nos computadores:

Ao ligar o computador, um estampido é ouvido.

Possivelmente o fusível da fonte estourou devido a voltagem incorreta.

Pode ter sido apenas o fusível, como também um ou outro componente da placa da fonte. Entretanto, normalmente esse fato é acompanhado de cheiro característico.

O que fazer? 

Troca da fonte de alimentação por uma de potência igual ou equivalente; 

Há também quem faça a troca do fusível, mas para isso, é preciso um conhecimento de eletrônica e de solda para resolver esse problema dessa maneira.

Pc não liga e não apresenta nenhum sinal

Primeiramente, por mais trivial que possa parecer, verifique se todos os cabos de energia estão conectados e a voltagem (120/240 V) esteja correta.
Se estiver tudo ok com os cabos, pode ser um problema na fonte (verifique se há cheiro de queimado) ou estabilizador (caso utilize); 

Há também a possibilidade de problemas na sua rede elétrica.

O que fazer?

Troca da fonte ou estabilizador; 

Para maior certeza, chamar técnico para melhor avaliação de computador e rede elétrica;

Computador  liga, mas não inicia sistema

Quando acontece esse problema, pode ter ocorrido um corrompimento de arquivos essenciais do sistema.

Ou pode existir algum problema com sua unidade de armazenamento.

O que fazer?

É possível sanar isso com uma reparação de sistema operacional.

Caso seja problema na unidade de armazenamento, um técnico deverá ser chamado para testes e, se necessário, troca do componente.

Computador  liga, mas não aparece imagem no monitor

Certifique-se de que o cabo de força e o cabo lógico (VGA, HDMI, DP) estão devidamente conectados nos respectivos lugares corretos.

Também checar se os cabos  de alimentação estão recebendo energia do estabilizador/tomada.

O que fazer?

Troca de cabeamento (alimentação e/ou lógico).

Computador  liga, mas somente bipes são ouvidos

Esse é um dos problemas que podem acontecer com seu computador, porém cada sequência de sons pode significar alguma divergência, vejamos alguns dos mais comuns:

  • 1 Bip Curto = Pc ligou e sistema inicia normalmente
  • 2 Bips Curtos = Erro de definição da CMOS (Bios).
  • 1 Bip Longo e 1 Curto = Erro de Memória ou Placa-mãe.
  • 1 Bip Longo e 2 Curtos = Erro de Placa de vídeo ou Monitor.
  • 1 Bip Longo e 3 Curtos = Erro de Teclado.
  • 1 Bip Longo e 9 Curtos = Erro da Rom Bios (problema físico da Bios mesmo).
  • Longos Bips Contínuos = Problema com a(s) memória(s) RAM
  • Curtos Bips Contínuos = Problema de Alimentação (Energia) – fonte normalmente.

O que fazer?

 Caso você tenha o conhecimento necessário, basta averiguar os sinais apresentados e tomar as devidas ações, de acordo com o problema apresentado.

Caso contrário, chame um técnico especializado.

O que Fazer se os Problemas no Computador Fogem do Controle?

Nem sempre estamos preparados para uma troca de computadores, pelo fato de que dependendo da complexidade da máquina, ela demanda um alto investimento.

No entanto, para evitarmos maiores problemas e seguirmos com nossas funções do dia a dia, isso acaba se tornando inevitável em muitos casos.

dúvida compra computador

E também não podemos ficar criando máquinas “Frankensteins”, pois assim apenas estamos tendo custos a mais e sem o retorno devido.
Se chegarmos à conclusão de que nossos esforços na busca da solução de problemas no computador não renderam bons frutos talvez seja a hora de investir numa máquina nova.

Compra novo computador

Se o seu computador não atende mais as demandas, se faz necessária a aquisição de uma máquina de qualidade e que supra às suas necessidades.
Para adquirir uma máquina de qualidade e minimizar esses possíveis erros e problemas no computador, entre em contato com um de nossos consultores aqui da Razor e configure a workstation perfeita para a sua necessidade profissional.

WhatsApp