BLOG > Geral | 20/07/2023

GDDR7: Desempenho e Eficiência Aprimorados em GPUS

Desenvolvido pela Cadence e já finalizado pela Samsung, o GDDR7, um novo padrão de memória para GPU promete revolucionar o desempenho gráfico, oferecendo velocidades de transferência de dados de até 36 Gbps. Neste blog, exploraremos as especificações, recursos e as implicações do GDDR7 no mercado de GPUs.

Especificações e Recursos do GDDR7

Taxas de Transferência Aprimoradas e Eficiência Energética

O novo padrão de memória para GPU, incorpora avançadas tecnologias, como o PAM3 Signaling, que utiliza a amplitude do sinal elétrico para codificar dados. Como resultado, é possível alcançar uma taxa de dados significativamente maior em comparação com os códigos NRZ.

Além disso, o novo padrão adota o modo LFSR, que utiliza fluxos de bits pseudoaleatórios para gerar dados de treinamento. Dessa forma, essa tecnologia permite transferir dados com alta velocidade e segurança.

Outro destaque do GDDR7 é a otimização do consumo de energia. Com quatro modos diferentes de clock de leitura (RCK), a memória pode ajustar automaticamente o uso do recurso, reduzindo o consumo desnecessário de energia. Essa eficiência energética é essencial para garantir um desempenho avançado sem comprometer a duração da bateria ou o consumo geral de energia dos dispositivos.

Desenvolvimento e Produção do GDDR7

A Samsung liderou o desenvolvimento e finalização da memória GDDR7. Combinando tecnologias de ponta, como a V-NAND, e como resultado a empresa alcançou uma largura de banda impressionante de 1,5 terabytes por segundo, oferecendo uma velocidade de 32 Gbps. A expectativa é que o hardware esteja disponível para instalação em sistemas da próxima geração ainda neste segundo semestre.

Portanto, a produção em massa do GDDR7 está programada para começar 2024, tornando-se uma opção comum para as placas de vídeo dos consumidores em 2025.

Melhorias em Workstation

Como resultado da chegada do GDDR7, espera-se uma melhoria significativa na experiência dos usuários em áreas que exigem desempenho gráfico impressionante, como workstations, computadores e consoles de videogame. Portanto, a alta velocidade e eficiência energética dessa nova memória serão essenciais para impulsionar a próxima geração de gráficos, tornando-se um dos principais motores do mercado de GPUs.

Além disso, a Samsung tem planos de expandir o uso do GDDR7 em outros setores, como inteligência artificial, computação de alta performance e veículos automotivos. Dessa forma, com a colaboração de parceiros estratégicos, como a AMD, que pretende lançar GPUs mais poderosas em 2024, a Samsung busca se tornar a maior referência na produção de memórias de alta qualidade.

A próxima geração de gráficos DRAM, impulsionada pelo GDDR7, promete oferecer ainda mais avanços, com a possibilidade de aumentar a largura de banda para até 2.048 GB/s. Com a produção já concluída, resta aguardar por novidades das demais fabricantes que adotarão o GDDR7 para seus novos hardwares.

O GDDR7 é uma promissora evolução no mercado de memórias para placas de vídeo, trazendo velocidades de transferência de dados aprimoradas, eficiência energética e ampliando possibilidades para diversas áreas.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre workstations, computadores e tecnologia da informação?Continue acompanhando o nosso blog e redes sociais.

Está em busca de soluções personalizadas para workstations? Clique aqui e saiba mais!

WhatsApp