BLOG > Notícia | 27/04/2021

Razor recebe habilitação do PPB e passa a financiar pelo BNDES

Com este selo de certificação, a empresa passa a receber diversos benefícios como preços mais acessíveis e opção de financiar pelo BNDES.

 

Desde novembro de 2019, quando foi divulgada a Portaria n°10.029, no Diário Oficial da União, a Razor passou a fazer parte do seleto grupo de empresas participantes do Processo Produtivo Básico (PPB).

O Processo Produtivo Básico (PPB) foi definido por meio da Lei n.º 8.387, de 30 de dezembro de 1991, como sendo “o conjunto mínimo de operações, no estabelecimento fabril, que caracteriza a efetiva industrialização de determinado produto” e integra a Lei da Informática no Brasil. Esta lei dispõe sobre a ”capacitação e competitividade do setor de informática e automação, e dá outras providências”. 

 

Na prática: Quais os benefícios do PPB para os clientes da Razor?

Segundo informações do portal do Ministério da Economia, em resumo, o PPB consiste de etapas fabris mínimas necessárias que as empresas deverão cumprir para fabricar determinado produto como uma das contrapartidas aos benefícios fiscais estabelecidos por lei. Sendo assim, as empresas que integram o PPB recebem uma espécie de selo de certificação governamental para a fabricação de produtos relacionados à tecnologia e inovação.

Além disso, estas empresas também recebem diversos incentivos fiscais, como redução de impostos para importações, isenção de imposto sobre produtos industrializados (IPI), redução de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e, em alguns casos, a isenção da contribuição para o PIS/PASEP.

Na página oficial do PPB no portal do Ministério da Economia, há um detalhamento sobre os benefícios concedidos:

“Esses incentivos estão relacionados à redução ou isenção de impostos para os bens de informática e automação produzidos em todo o território nacional. Também há a manutenção de crédito do IPI na aquisição de matérias-primas, produtos intermediários e material de embalagem empregados na industrialização dos bens de informática. Em alguns estados, há,ainda, a redução do ICMS na comercialização de produtos incentivados pelas empresas habilitadas”.

 

Benefícios aos nossos Clientes

Para a Razor, os incentivos fiscais serão destinados à aquisição de matéria-prima para a fabricação dos modelos de Workstations, Servidores e Desktops:

  • Workstations: Razor Blade; Linha Pro: Talent, Prodigy, Virtuos;
  • Servidores: Razor Sharp; Razor Storage Vault; Razor Deep Learning A.I;
  • Desktops: Razor Platinum; Razor Platinum Enterprise.

Assim, o PPB irá auxiliar na aquisição de peças como acessórios, os sobressalentes, as ferramentas, os manuais de operação, os cabos para interconexão e de alimentação para a fabricação dos modelos contemplados no Processo.

Todos os benefícios que serão recebidos a partir de agora não impactam apenas o cotidiano da Razor, mas também irão refletir na forma como os produtos serão comercializados para o consumidor.

Sendo assim, diversos benefícios serão repassados aos clientes da Razor, como o financiamento de produtos pelos BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), órgão de crédito ligado ao Governo Federal que tem por objetivo fomentar a atividade econômica em diferentes áreas da economia no país.

Atualmente, um dos fatores que fazem com que o BNDES seja tão atraente são as taxas pré-fixadas, já que os financiamentos concedidos pelo BNDES possuem as taxas mais baixas do mercado.

 

Possibilidades de financiamento pelo BNDES

Com esta novidade, nós passamos a oferecer máquinas com a possibilidade de fazer financiamento com as melhores condições do mercado. Em termos práticos, nossos clientes poderão usufruir de preços mais competitivos e taxas mais atrativas, já que será possível financiar nossos produtos em até 48x, e com juros de até 1,14% a.m. pelo BNDES.

 

Quem pode usufruir destes benefícios?

Podem obter e usufruir do Cartão BNDES micro, pequenas e médias empresas (com faturamento bruto anual de até R$ 300 milhões), sediadas no País, de controle nacional, que exerçam atividades econômicas compatíveis com as Políticas Operacionais e de Crédito do BNDES e que estejam em dia com o INSS, FGTS, RAIS e tributos federais.

Para saber se você e sua empresa podem realizar o financiamento pelo BNDES, fale com um dos nossos especialistas ou faça uma simulação de crédito no site do BNDES.

 

Contrapartida e Incentivo à Tecnologia

Para poder usufruir de todos os benefícios concedidos pelo PPB, as empresas que participam deste Processo precisam criar uma cultura de fomento à pesquisa dentro de suas organizações, e também incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias endógenas, a fim de contribuir para o crescimento das iniciativas de inovação no país.

O próximo passo das empresas beneficiadas é criar um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento com o objetivo de atender às diretrizes do PPB. 

O PPB é um programa de incentivo à produção de tecnologia e inovação no Brasil. Isto quer dizer que empresas brasileiras com foco na indústria tecnológica podem usufruir de diversos benefícios em prol dos avanços em inovação.

Ainda pouco divulgado e bastante restrito no Brasil, pouco mais de 500 empresas do ramo de tecnologia, informática e automação estão contempladas no PPB. Para André Luiz Reichert, COO (Chief Operating Officer) da Razor Computadores, “é algo que nos coloca em outro patamar em negócios B2B. Estamos no nível das grandes marcas com renome internacional. Em termos práticos isso significa que nossos clientes poderão encontrar preços mais competitivos, além de poder financiar suas compras pelo BNDES, que possui a taxa de juros mais baixa do mercado”, afirma. 

WhatsApp