Hardware | 09/02/2022

Refrigeração: qual a importância para a máquina?

O superaquecimento do computador influencia em diversos aspectos da máquina, como em seu desempenho para abrir e rodar softwares, rodar games e executar qualquer outra tarefa mais simples como escrever um texto no Word. Por isso, a refrigeração do seu computador é tão importante, pois quanto mais refrigerado ele estiver, melhor será a sua performance em todos estes quesitos.

Além disso, não é apenas no desempenho do computador que a falta de refrigeração influencia. Em casos mais graves, uma refrigeração incorreta irá gerar um superaquecimento que pode queimar componentes importantes da sua máquina e então, você terá um gasto bem mais caro para consertar os componentes ou substituí-los.

Durante o uso do computador é natural que ele aqueça um pouco, principalmente se ele passar muitas horas ligado realizando alguma atividade. Porém, o superaquecimento é sinal de que algo não está normal e, você poderá se deparar com problemas, a começar pelos travamentos com a sua máquina, a famosa tela azul e o desligamento do computador de forma automática.

Diante de tantas perturbações que a falta de  refrigeração do gabinete pode causar, você não vai querer passar por isso, não é mesmo?

Diante de tantas perturbações que a falta de  refrigeração do gabinete pode causar, você não vai querer passar por isso, não é mesmo?

A boa notícia que traremos hoje é que existem formas de manter o gabinete refrigerado e assim, evitar problemas futuros. Também, manter o gabinete refrigerado aumenta e muito a vida útil dos componentes do computador, principalmente do processador e da placa de vídeo, que são os cérebros da máquina.

E aí? Ficou curioso para saber como melhorar a refrigeração do seu gabinete?

 

DICAS PARA MELHORAR A REFRIGERAÇÃO

1. MANTENHA AS VENTOINHAS (FANS) LIMPAS

Com o passar do tempo, as ventoinhas que ajudam a ventilar o ambiente interno de seu computador acumulam poeira. Isso é natural e inevitável, porém, quanto mais poeira elas acumulam, mais lento elas giram, além disso, as passagens de ar podem até mesmo ficar obstruídas devido ao fato da poeira se acumular nas pás da ventoinha.

Desse modo, recomendamos que mantenha sempre as FAN’s limpas, realizando trimestralmente a manutenção em seu computador. Nesse sentido, caso o acúmulo de poeira não seja muito grande, você pode utilizar um pincel ou um compressor de ar em casos mais graves. Não esqueça de limpar o cooler do processador e o da placa de vídeo também.

 

2. NÃO DEIXE OS FIOS E CABOS DO GABINETE DESORGANIZADOS

Fios e cabos desarrumados no gabinete atrapalham bastante a circulação interna de ar, nesse sentido, eles podem se enroscar nas hélices das ventoinhas e diminuir a sua rotação e até mesmo danificar permanentemente as peças, além de aumentar a temperatura dos componentes do gabinete.

Sendo assim, o cabo flat deve ficar o mais longe possível da placa mãe, desse modo, empurre-o para dentro das baias do gabinete. A placa mãe deve estar livre de qualquer cabo que possa interferir na ventilação.  Também, é uma opção utilizar um cabo flat enrolado, cuja sua espessura não interfira na ventilação interna.

Além disso, os fios de fonte devem estar envolvidos em uma malha de nylon, porém, caso os da sua máquina não estejam, é possível utilizar prendedores de plástico para mantê-los bem presos e longe das ventoinhas.

 

3. INSTALE UM COOLER PARA A MEMÓRIA

A memória RAM é um dos componentes com maior probabilidade de superaquecimento dentro do computador, especialmente quando o usuário realiza o overclock na máquina. Assim, ter um cooler voltado para a memória irá auxiliar a eliminar pontos com pouco ou sem fluxo de ar na área em que a memória estiver instalada.

 

4. TENHA UM GABINETE GRANDE E BEM VENTILADO

Para se ter uma ventilação adequada é indispensável que o gabinete tenha suporte à instalação de várias ventoinhas, que se encarregam de puxar o ar frio para dentro da máquina e, é necessário haver ao menos uma traseira que puxará o ar quente para fora. Nesse sentido, será ainda melhor se houver um duto ou uma ventoinha grande localizada em cima do cooler do processador para auxiliar na ventilação do principal componente do computador.

 Além disso, o próprio computador dissipa calor devido ao fato de receber energia elétrica e uma parte dela ser convertida em calor (o restante se torna som e luz). Caso você utilizar seu computador para rodar softwares e games pesados, um gabinete com boa refrigeração deixa de ser um luxo e passa a ser um componente primordial.

refrigeração

 

Devido aos problemas que uma refrigeração incorreta pode causar aos componentes do computador é que este tópico deve ser um dos principais na hora de comprar um gabinete.

Além disso, é importante escolher gabinetes com bom acabamento e, preferencialmente, de projetos mais recentes. Nesse sentido, bons modelos possibilitam apoios para cabos – que caso contrário poderiam ficar soltos. Também, contam com saídas de portas como HDMI e USB acessíveis, bem como a facilidade para acoplagem de novos drives, discos rigídos e baias pensadas para quem utiliza muitos periféricos, como a mesa digitalizadora.

 

GABINETES E A NOVA WORKSTATION PRO TALENT

Nós, da Razor Computadores, fazemos questão de criar computadores com gabinetes apropriados e seguros para os componentes internos, focando em qualidade e desempenho para seu dia a dia. 

Devido a isso, a questão da refrigeração é algo importante para a gente e que, recentemente, pensando na melhor performance dos nossos computadores, desenvolvemos o novo modelo da Workstation Pro Talent. Com isso, decidimos colocar uma “roupinha nova” em nosso modelo, trocamos assim, o gabinete para proporcionar ainda mais desempenho

Vamos conhecer um pouco sobre ela? Então, bora lá!

A Workstation Pro Talent faz parte da Linha Pro da Razor Computadores. Faz parte da linha de workstations mais potente da marca, podendo criar projetos incríveis e rodar os softwares mais complexos. 

A Workstation Pro Talent é ideal para profissionais que precisam de uma máquina potente e que exigem um equipamento de qualidade, com ótimo custo-benefício e entrega satisfatória de performance.

A Workstation Pro Talent é perfeita para:

AutoCad: o AutoCad é um dos softwares de construção civil mais utilizados no mercado. É utilizado especialmente para elaborar peças de desenho técnico em duas dimensões e para criação de modelos tridimensionais;

AI: o Adobe Illustrator é o software de edição de imagens vetoriais, muito utilizados por profissionais da indústria criativa;

SketchUp: Com uma variedade de controles simples e intuitivos, o SketchUp oferece aos profissionais de arquitetura, engenharia e construção uma maneira de transformar esboços 2D em modelos 3D detalhados.

CONCLUSÃO

Como vimos ter um bom sistema de refrigeração do gabinete é algo de extrema importância e que deve ser uma prioridade quando você estiver com planos de adquirir um computador. Devido ao fato de que um computador resfriado melhora o desempenho do equipamento e evita que ocorra algum dano aos seus componentes.

E aí?  Gostou de saber mais sobre a importância de pensar na refrigeração do gabinete?

Entre em contato com um dos especialistas da Razor Computadores e planeje a workstation PRO perfeita para a sua necessidade profissional!

ASSINE NOSSO BLOG

Receba nossas publicações em seu e-mail.
Prometemos não exagerar :)