BLOG > Hardware | 16/05/2022

Processador AMD é bom?

“O processador AMD é bom?” Essa é uma pergunta recorrente a quem busca informações sobre um computador, seja na compra de um novo ou na busca de um upgrade. 

E então, preparamos um conteúdo especial para você descobrir se o processador AMD é bom ou não. 

A resposta dessa pergunta pode variar de acordo com a pessoa, suas experiências e o que ela realmente está procurando em um computador, diante disso, surge um outro questionamento: Como escolher um processador AMD?

Será que ele tem de ser o mais potente? Tem de ter vídeo integrado, ou se ele vai rodar lisinho todos os meus jogos?

Quer saber um pouco mais? Vem com a gente que tentaremos explanar aqui algumas respostas sobre essas e outras questões pertinentes aos processadores AMD.

amd

Como escolher o seu processador AMD?

Antes de finalizar qualquer compra, primeiro você deve analisar quais são seus objetivos e projetos, suas reais necessidades e quanto de recursos financeiros você tem disponível para investir num processador AMD.

Também não se pode esquecer que a configuração do seu computador deve atender as especificações para que ele funcione com um processador AMD. Ou seja, a placa mãe deve ser compatível  para que ela possa “conversar” com ele e atuar da melhor forma. 

Essa comunicação se dá por meio do chipset, que seria a conexão entre o processador e a motherboard.

Chipsets dos processadores AMD

O socket específico para AMD é o AM4, sendo que ele está presente em vários chipsets que o aceitam, alguns exemplos conhecidos são: X570, B550, A520, B450, A320 entre outros. Então, quando você for adquirir um processador AMD, deve estar atento a esses dados e configurações.

amd

Consiga o máximo de informações para adequar ao produto que vá atender suas expectativas e demandas, sejam elas profissionais ou pessoais. 

Para mais especificações e configurações, você também pode verificar aqui.

Modelos de Processadores AMD

O mercado de processadores vem apresentando uma evolução constante, apesar da falta de componentes para sua produção, ainda é possível verificar uma alta demanda por processadores, sejam eles AMD ou Intel.

A AMD possui uma linha de processadores potentes e específicos para cada tipo de cenário, seja para empresas e comércio, e também para máquinas de uso pessoal. Na sequência apresentamos alguns dos modelos disponíveis.

Processadores AMD – Linha EPYC

Essa linha é exclusiva para servidores e data centers. Por essa razão demanda componentes específicos para seu pleno funcionamento.

 

Processadores AMD – Threadripper PRO

Essa linha de processadores é utilizada praticamente para workstations de profissionais de altíssimo desempenho, necessitando de uma configuração equivalente para obter o máximo de seu desempenho.

Alguns exemplos são: 3995WX e o 3975WX.

 

Processadores AMD – Ryzen PRO

A linha Ryzen Pro busca oferecer ao usuário confiabilidade, qualidade e longevidade.  Bons exemplos desses modelos são o Ryzen 9 Pro 3900, Ryzen 5 Pro 3600, Ryzen 3 Pro 3200, entre outros. Para saber e conhecer um pouco mais, acesse aqui e tire suas maiores dúvidas a respeito dessa linha.

amd


Desktops Pessoais

Processadores AMD – Threadripper

Já para desktops pessoais, a linha Threadripper possui também alguns modelos potentes que podem ser utilizados nas funções diárias de seu computador desktop de alta qualidade. Algumas das variedades desse modelo são o Threadripper 3990X, T. 3960X, T. 2990WX e outros, que podem ser conferidos na página específica da AMD.

amd
Processadores AMD Ryzen 

A linha 5000 apresenta um grande desempenho no quesito jogos, mas não apenas isso, para criação de elementos gráficos, também não deixa a desejar nem um pouco. Dentre eles destacamos o Ryzen 9 5950X e o 5900X, os demais modelos podem ser vistos aqui.

Processadores com gráficos AMD Radeon

Os elementos de vídeo embutidos nessa linha de processadores AMD, auxiliam no desempenho da mesma forma, dado o acréscimo do elemento gráfico, que seus outros “parentes” da linha 5000. São representantes desse modelo o Ryzen 5700, o 5600(G), além de tantos outros que atenderão sua demanda.

 

Há também a linha de processadores AMD Athlon com gráficos AMD Radeon, que possui espaço no mercado, mas não tanto quanto seus outros irmãos da linha Ryzen. No entanto, atende as demandas para as quais é submetido.

 

Grand Finale

Não estamos dizendo aqui que os processadores Intel são ruins ou inferiores, nem que os processadores AMD são bons, ou melhores que a concorrente, mas sim que sua escolha vai depender dos objetivos que você procura, e, em cima disso, você pode decidir qual a sua melhor opção. Processadores AMD valem o investimento, são confiáveis e possuem um ótimo desempenho, independente da tarefa a que sejam incumbidos. 

Faça sua escolha e aproveite ao máximo seu equipamento.

E respondendo ao questionamento inicial: Processador AMD é bom?  Podemos dizer que sim, ele é muito bom. 

Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual processador deve comprar, pode fazer uma comparação e avaliar no site Versus, para sanar todas as dúvidas sobre um ou outro modelo.

E se você ainda tem dúvidas e quer uma ajudinha de um especialista para compreender qual processador AMD é melhor para o seu tipo de necessidade, entre em contato com um dos consultores aqui da Razor Computadores e configure a workstation perfeita, com o processador AMD adequado para atingir suas maiores potencialidades.

 

Texto por Henrique L. Knoll | Redator

WhatsApp