BLOG > Geral | 23/05/2023

Hypervisor: a tecnologia que transforma servidores em ambientes virtuais

Na era da tecnologia o hypervisor é muito importante na otimização e gerenciamento eficiente da infraestrutura do TI. Também conhecido como VMM (Virtual Machine Monitor), ele é a tecnologia responsável por permitir a virtualização de servidores e criar ambientes virtuais altamente flexíveis.

Um recurso fundamental para a virtualização de servidores

Basicamente, a virtualização de servidores é uma técnica que permite a criação de várias máquinas virtuais (VMs) em um único servidor físico. Mas, cada VM é isolada e funciona como um servidor independente, com seu próprio sistema operacional, recursos computacionais e aplicativos.

Ou seja, o  hypervisor é o software de virtualização que permite que um servidor execute as várias máquinas virtuais (VMs) independentes. Ele é o responsável por compartilhar os recursos do servidor físico entre as VMs, gerenciar o acesso aos recursos, controlar a comunicação entre as VMs e o hardware físico e fornecer recursos adicionais, como migração de VMs, snapshots e gerenciamento de recursos.

Como funciona um Hypervisor?

Um hypervisor é o intermediário entre o ambiente físico e o virtual. Porém, dependendo do tipo, você pode instalá-lo diretamente sobre o hardware ou sobre o sistema operacional. Em ambos os casos, o hypervisor realiza a tradução das solicitações das máquinas virtuais (VMs), para o hardware físico onde as operações devem ser executadas.

Imagine que a VM necessita de recursos como CPU, memória, espaço de armazenamento, largura de banda, entre outros, para realizar uma operação específica. Basta fazer a solicitação ao hypervisor e ele irá fornecer esses recursos, garantindo que a operação seja executada adequadamente.

Portanto, o hypervisor age como um facilitador, permitindo que as VMs obtenham acesso aos recursos físicos necessários para seu funcionamento. Existem dois tipos principais de hypervisors devido a diferentes abordagens e requisitos para a virtualização:

  • Hypervisor de Tipo 1 (Bare Metal): É instalado diretamente no hardware do servidor, sem a necessidade de um sistema operacional hospedeiro separado. Sendo assim, ele gerencia diretamente as VMs e fornece recursos computacionais, como processamento, memória e armazenamento, para cada VM. Exemplos de hypervisors de Tipo 1 incluem o VMware ESXi, o Microsoft Hyper-V e o Citrix XenServer.
  • Hypervisor de Tipo 2 (Hosted): É instalado como um aplicativo em um sistema operacional hospedeiro. Nesse caso, o sistema operacional hospedeiro gerencia os recursos do servidor, enquanto o hypervisor gerencia as VMs dentro desse sistema operacional. Exemplos de hypervisors de Tipo 2 incluem o VMware Workstation, o Oracle VirtualBox e o Microsoft Virtual PC.

Quais as vantagens da tecnologia Hypervisor?

Ao adotar um hypervisor confiável e de alto desempenho, as empresas podem alcançar benefícios significativos como:

  • Consolidação: A virtualização permite consolidar vários servidores físicos em um único servidor físico. Isso reduz o número de servidores necessários, economiza espaço físico, energia e custos operacionais.
  • Melhor utilização de recursos: Com a virtualização, os recursos de um servidor físico, como processamento, memória e armazenamento, compartilham-se entre várias VMs. Dessa forma, melhora a utilização dos recursos e evita subutilização.
  • Flexibilidade e escalabilidade: Você pode criar, modificar e remover facilmente as VMs, permitindo uma escalabilidade rápida e flexível do ambiente de servidores. Além disso, é possível provisionar novas VMs rapidamente conforme necessário.
  • Isolamento: Cada VM fica isolada das outras, o que significa que um problema em uma VM não afeta as outras. Assim, melhora a segurança e a confiabilidade do ambiente de servidores.
  • Migração e alta disponibilidade: As VMs podem migrar entre servidores físicos sem interrupção de serviço, permitindo a manutenção do sistema, a redistribuição de carga e a alta disponibilidade.


Dessa forma, o hypervisor desempenha um papel muito importante na virtualização de servidores, permitindo maior eficiência, flexibilidade e resiliência na infraestrutura de TI. Ao adotar a tecnologia correta e aproveitar todo o potencial do hypervisor, as empresas podem alcançar melhor utilização de recursos, agilidade operacional e maior confiabilidade nos serviços oferecidos, garantindo uma vantagem competitiva em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e digital.

Para entender ainda mais sobre a virtualização de servidores, confira o conteúdo nesse link no blog.

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhá-lo no Instagram e marcar a @razorcomputadores_ para que a gente possa ver!

WhatsApp