BLOG > Geral | 01/09/2022

AM5: O novo socket AMD

Com a chegada do novo socket AM5 da AMD, aumentam as expectativas em relação aos novos processadores que acompanharão essa evolução tecnológica dos chipsets. Essas e as demais tecnologias que apresentam esses “upgrades ” proporcionam avanços que melhoram os processos das pessoas e empresas em suas respectivas funções e áreas profissionais.

Nós da Razor Computadores, também estamos acompanhando as notícias para trazer para você o que sabemos até o momento sobre esse novo lançamento da AMD.

AM5


Conforme a AMD anunciou, ela criou a nova plataforma AM5 com as novas tecnologias DDR5 e PCIe5 para levar os computadores a uma nova era de performance. Por isso, preparamos este blog para te informar sobre tudo o que se sabe até o momento em relação ao novo lançamento da AMD. Vamos conferir? 

SOCKET AM5: O QUE PODEMOS FALAR?

O lançamento do novo socket AM5 foi realizado junto com os processadores de linha Ryzen 7000, no dia 29/08/2022, num evento realizado pela própria AMD, o Togheter We Advance_PCs, que você pode conferir aqui. O AM5 terá um tamanho um pouco maior que seu antecessor, o AM4 (45 X 45mm). Por essa razão, os processadores Ryzen 5000 não poderão ser utilizados em placas-mãe com a tecnologia AM5, da mesma forma que os Ryzen 7000 não serão compatíveis com os chipsets AM4. 

O grande motivador para essa alteração no socket dos chipsets AMD deu-se em virtude da compatibilidade com as novas tecnologias. Como por exemplo, as DDR5, suportando frequências de até 5200MHz, além do PCIe 5.0 com capacidade de até 24 pistas, que ainda não estão presentes nas placas de vídeo, no entanto, quanto aos SSDs, deve se tornar mais popular.

AM5

Com o advento dos novos processadores AMD Ryzen 7000, baseados na arquitetura Zen4, com base em vazamentos, alguns dos modelos compatíveis com o socket AM5 poderão ser o Ryzen 9 7950X, Ryzen 9 7900X, Ryzen 7 7700X e Ryzen 5 7600X.

AM5 NOS CHIPSETS

Uma das grandes diferenças do socket AM5 para seu antecessor, o AM4, é a pinagem do processador que está diretamente embutida na placa-mãe. Da mesma forma que já temos na linha Threadripper e dos concorrentes diretos, os Intel Core.

Sobre a utilização desse modelo de socket, podemos dizer que não é algo novo nos produtos AMD. Pois, esse formato é utilizado desde a primeira geração do Ryzen Threadripper (TR4), em sua linha de processador de alto desempenho.

*Curiosidade: os sockets AMD TR4 e sTRX4 possuem um total de 4094 pinos. (Dá até medo de entortar um desses 😅).

A nova tecnologia das placas-mães irá apresentar:

Suporte nativo para até 170 W:  potência para fazer mais, jogar mais e criar mais do que nunca.

Até 14 conexões USB SuperSpeed, com suporte para 20 Gbps e conexão Tipo C: garantindo que os dispositivos que consomem muita largura de banda não percam a velocidade, independente do processo realizado.

Conexão Wi-Fi de última geração, com 6E:  aumento nas velocidades e menor latência, o que permite conectividade sem fio gigabit, latência extremamente baixa e menos interferência de sinal.

Suporta soluções de resfriamento AM4: a AMD poderá utilizar as soluções de resfriamento AM4 na AM5 para ter um melhor custo-benefício aos clientes.

AM5: O QUE ESPERAR?

As novas tecnologias, como a AM5, vêm constituindo a evolução das ferramentas de trabalho de inúmeros profissionais que atuam nas mais variadas áreas do conhecimento. O novo formato do socket da AMD tem previsão de chegada ao mercado ainda na segunda metade do ano de 2022.

Em resumo, vale lembrar que nós, da Razor Computadores buscamos adquirir o que há de mais atualizado no mercado de hardware para atender nossos clientes. Por isso, estamos sempre de olho nos lançamentos das grandes empresas de componentes para trazê-los, em primeira mão, para os nossos computadores profissionais.

Caso você ou sua empresa estejam precisando atualizar o seu parque de máquinas, entre em contato com um de nossos consultores. Aqui na Razor Computadores e configuramos a workstation perfeita para quaisquer que sejam as suas necessidades profissionais. E sabe o que nós preparamos para você? Uma consultoria gratuita com nossos especialistas para você tirar suas dúvidas e montar o computador perfeito para as suas necessidades. 

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhá-lo no Instagram e marcar a @razor_computadores para que a gente possa ver?

WhatsApp