Hardware | 15/05/2020

Qual é a vantagem de um SSD NVMe?

Neste artigo você vai conhecer algumas vantagens do SSD NVMe comparado a um SSD SATA.

 

Considerado como uma tecnologia de armazenamento de dados avançada, o SSD é uma evolução no ramo dos componentes de armazenamento e pode expandir consideravelmente a capacidade de armazenar dados de uma máquina, além de proporcionar melhor desempenho no trabalho de empresas que utilizam softwares profissionais. Por isso, resolvemos falar um pouco sobre esta tecnologia e trazer algumas informações relevantes sobre o assunto. Confira!

 

Conhecendo o SSD NVMe

Um SSD NVMe é muito superior ao SSD SATA III no quesito de escrita e leitura sequenciais, ou seja, será útil com grandes arquivos únicos, como abrir um vídeo ou um projeto em software profissional, por exemplo. Este modelo pode ser uma boa opção para Big Data (dependendo do método de arquivamento), edição de vídeo e edição de fotos.

A velocidade do NVMe nessas atividades pode ser até seis vezes maior que o SATA III (3500mb/s contra os 550mb/s do SATA), pois é conectado diretamente na entrada PCI-E da placa mãe. Neste sentido, utilizando entradas diferentes, tem-se mais espaço para discos.

Mas olhando para este fato, meu SSD SATA está obsoleto?

Não, não está, pois ainda é muito superior a um HDD comum, que varia de 80 a 160mb/s em suas velocidades. 

 

Mas vale a pena fazer upgrade de um SSD SATA para um NVMe? 

A resposta é: depende. Os NVMe são ideais para arquivos grandes e para o uso profissional; quando há vários arquivos pequenos, no entanto, a velocidade acaba sendo limitada. Com o preço dos NVMe diminuindo nos últimos meses, um SSD SATA por enquanto ainda é a melhor opção para gamers, porém de tempos em tempos ocorrem promoções que os tornam mais baratos que os modelos SATA.

Se no seu trabalho a agilidade é importante, o controlador NVMe tem algumas vantagens de executar solicitações de entrada e de saída simultaneamente pesando menos no processador, pois suporta múltiplas filas de 64k, cada uma conversando com um núcleo, e isso evita lentidões enquanto algum trabalho é feito e a máquina é utilizada pelo usuário simultaneamente.

O tempo de carregamento nos jogos também depende não só do disco em que ele se situa, mas também do processador e memória RAM, afinal são carregados muitos arquivos. Um SSD SATA geralmente é rápido o suficiente para não ser a peça limitante de performance nesses casos, então aumentar a velocidade de acesso dá ganhos mínimos, pois a espera do trabalho não vai ficar no disco, e sim no processador. Para ligar o computador, temos também milhares de arquivos e o processo de inicialização normalmente tem sequências de tempo definido, o que diminui um pouco a vantagem do NVMe sobre o SATA nesse quesito.

 

Você gosta de ler conteúdos sobre armazenamento de dados? Que tal baixar nosso e-book com o guia completo de tipos de armazenamento? É só clicar a seguir:

 

 

Não se esqueça também de se certificar se a sua placa mãe tem as entradas certas para o disco desejado. Adquirir SSD NVMe para o usuário não profissional só vale a pena quando está próximo aos preços SATA, o que é exatamente o que está acontecendo. A uma workstation, um SSD NVMe tem o potencial de dar um grande pulo de produtividade, qualidade do seu produto e longevidade da peça.

No geral, as vantagens do NVMe: Utilização de múltiplos núcleos e RAM, incrível vantagem com arquivos grandes, mantém o website com resposta muito mais rápida, processamento mais rápido em Inteligência artificial, Machine Learning, big data e aplicativos analíticos, como os de investimento.

E o que são os drives M.2? M.2 diz sobre a forma física do disco, que é mais fina. Ele pode ter protocolo NVMe ou SATA, tendo a velocidade limitada pelo protocolo. Fisicamente, o M.2 ocupa menos espaço e encaixa direto na placa mãe, porém placas-mãe vem com uma quantidade maior de entradas SATA do que NVMe.

Separamos alguns resultados aqui para você!

SSD NVMe
SSD NVMe. Fonte: Canal Testing games

 

SSD NVMe
SSD NVMe. Fonte: Canal Testing games

 

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre as vantagens do SSD NVMe? Publicamos conteúdos toda a semana em nosso blog sobre assuntos relacionados. Para não perder nenhum de nossos conteúdos, siga-nos no Facebook e no Instagram.

hardware perfeito

 

ASSINE NOSSO BLOG

Receba nossas publicações em seu e-mail.
Prometemos não exagerar :)