Tecnologia | 29/10/2019

SketchUp: O que é e qual sua contribuição para arquitetura?

A arquitetura e engenharia tem recebido cada vez mais apoio tecnológico nas fases de elaboração e apresentação de projetos. São inúmeros os softwares e recursos complementares que permitem o desenvolvimento de máquinas e empreendimentos imobiliários com riqueza de detalhes. Nesse campo, o SketchUp vem se tornando um queridinho dos profissionais. Mas você conhece o Sketchup para arquitetura?

O nosso objetivo com o post de hoje é explicar o que é essa ferramenta, como se desenvolveu, para que serve e as vantagens de seu uso, tanto para engenheiros quanto para arquitetos. Então, acompanhe!

O que é o SketchUp e para que serve?

O SketchUp é um software de desenho assistido por computador (CAD) que possibilita a criação de ambientes e objetos em 3D. Nos ramos da arquitetura e engenharia, a ferramenta é muito utilizada para a elaboração de maquetes virtuais.

O programa foi lançado ao mercado em 2000 sob domínio da At Last Software, e vendido 6 anos depois para o Google. Com alguns aprimoramentos e novas versões, foi vendido a Trimble em 2012 e a empresa detém os direitos do software até os dias atuais.

Hoje, o SketchUp é comercializado em 2 versões: o SketchUp Make, que é gratuita, e o SketchUp Pro, que é paga. As principais diferenças entre eles é que a versão paga possibilita a criação de folhas de projeto completas, com detalhamento em 2D. Também permite a troca de arquivos com outros programas, como AutoCAD e Adobe Illustrator.

Além disso, o SketchUp pode ter o apoio de softwares que entregam soluções complementares, como o Vray, o Artlantis e o Lumion, agregando simulação visual como fotos aos projetos. Porém, é preciso usar computadores que suportam renderizadores de última geração.

Quais são as vantagens do SketchUp para arquitetura?

Entre as principais vantagens do programa, podemos mencionar a melhor experiência agregada à apresentação de projetos, a variedade de funcionalidades que podem ser adicionadas ao programa, o suporte técnico e, claro, a facilidade de uso. Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas vantagens abaixo!

Melhora a apresentação de projetos

Na apresentação de projetos, um dos quesitos mais importantes para impressionar quem o observa é a exploração de modos de visualização variados. O SketchUp atende bem esse requisito, pois oferece possibilidades infinitas no modo como as maquetes digitais podem ser observadas.

desenvolvimento de desenhos em planos 3D permitem explorá-lo a partir de diversos ângulos e alturas, tanto interna quanto externamente. Isso ajuda a revelar detalhes e aumentar o nível de compreensão sobre a proposta.

Outro ponto importante a ser considerado é que o SketchUp permite a visualização em 360 graus. Para isso, é necessário usar a funcionalidade correspondente e ajustar algumas configurações para o próprio software fazer a renderização.

Depois, o profissional deve fazer o upload da imagem em um site que oferece recursos específicos para a visualização em 360 graus e geolocalização. Por fim, é só publicar o link ou baixar e publicar a imagem nas redes sociais.

Agora, se o engenheiro ou arquiteto quiser agregar ainda mais experiência de visualização ao projeto, pode utilizar os recursos de realidade virtual por meio de um óculos VR e um software complementar.

A possibilidade ajuda o observador a interagir com o projeto como se ele já estivesse pronto, enxergando-o de dentro e de fora. Essa é uma boa alternativa para aumentar a percepção de valor e conquistar o cliente de vez.

Esses recursos também são importantes para o acompanhamento das obras, já que permitem a comparação em qualquer momento do que foi projetado com o que está sendo feito. A progressão da construção também pode ser monitorada pelo programa, facilitando o ajuste de prazos para a conclusão.

Oferece boa gama de extensões

Diferente dos outros softwares CAD, o SketchUp possui uma ampla gama de funcionalidades que podem ser adicionadas ou removidas como extensões. A biblioteca de plugins, também conhecida como “Extension Warehouse”, oferece mais de 400 extensões extras — cada uma com funcionalidade única.

Os recursos mais utilizados são os de análise de consumo energético, análise de produtividade, modos de renderizações, tipos de modelagens e formas de visualizações dos desenhos.

A 3D Warehouse, por exemplo, é uma plataforma integrada ao SketchUp que disponibiliza a maior variedade de blocos tridimensionais existente. São mais de 2 milhões de arquivos, contendo modelos de arquiteturas, objetos decorativos, esquadrias, vegetações e outros materiais com uma grande diversidade de texturas, tamanhos e formatos.

Com as extensões Warehouse, engenheiros e arquitetos ganham inúmeras possibilidades de acabamentos para os seus projetos, podendo até modelar os objetos conforme os produtos disponíveis nas lojas. Isso aumenta o grau de realismo na apresentação e facilita as comparações.

Para acessar essas funcionalidades, basta clicar na aba “My Extensions” dentro do próprio programa. Lá, o usuário pode visualizar as opções de plugins e gerenciar as ativações e desativações.

É atualizado com frequência

Os desenvolvedores responsáveis pelo SketchUp costumam lançar uma nova versão do programa a cada ano, aprimorando as funcionalidades existentes e acrescentando comandos que melhoram a usabilidade e a integração com outros softwares.

A preocupação com atualizações garante um programa sempre com as ferramentas mais atuais e exigidas pelo mercado. As últimas versões lançadas, por exemplo, mostram um foco cada vez maior dos desenvolvedores em se aproximar da plataforma BIM (Building Information Model).

Essa plataforma é uma tendência no ramo da arquitetura e engenharia pela forma como une informações sobre orçamento, cronograma e planejamento ao projeto visual em 3D.

Sendo assim, a integração com softwares conhecidos no segmento, como o Revit e o ArchiCAD, fica cada vez mais fácil. Lembrando que um computador com as configurações adequadas será essencial para garantir que o software rode sem travamentos.

É muito fácil de usar

O SketchUp é um programa bem intuitivo e, por isso, dá para aprender a usar as ferramentas rapidamente, sem a necessidade de cursos ou tutoriais estendidos. Essa facilidade de uso é um dos principais motivos pela sua ampla adoção no mercado.

Se a versão gratuita for suficiente para o seu trabalho, o único investimento necessário será em tempo para o download, instalação e aprendizado. A usabilidade simples contribui para eliminar equívocos, reduzindo as chances de erros nas apresentações e execuções das propostas.

Consequentemente, o software gera mais segurança para quem contrata o projeto. Além disso, a vantagem da facilidade no uso permite a criação mais rápida de esboços, o que acelera o fluxo de produção.

Como você pode perceber, as ferramentas do SketchUp para arquitetura são indispensáveis para os profissionais que desejam ganhar competitividade no mercado. Então, conheça a ferramenta ainda hoje e evolua o modo como desenvolve e apresenta os seus projetos!

Gostou da novidade? Descubra agora os modelos de computadores mais recomendados para o uso do SketchUp!

 

ASSINE NOSSO BLOG

Receba nossas publicações em seu e-mail.
Prometemos não exagerar :)