Tecnologia | 21/06/2019

O que você pode esperar do v-ray para sketchup? Veja aqui!

Seja para a criação de efeitos visuais para filmes ou até mesmo para a visualização de projetos de decoração e arquitetura, o v-ray figura como programa de renderização mais popular e utilizado atualmente.

Para atingir os melhores resultados e simplificar o trabalho dos operadores, o v-ray para sketchup passou por algumas reformulações. O objetivo principal é continuar proporcionando alto desempenho, com a diferença do acréscimo de liberdade criativa ao processo.

E você, se interessa pelo assunto? Quer ficar por dentro de uma série de dados relevantes a respeito do v-ray? Então continue conosco por aqui e leia o texto na íntegra!

Para que servem os renderizadores?

A grosso modo, renderizadores são programas de computador desenvolvidos para dar configurações de iluminação e propriedades físicas em materiais aplicados em modelos 3D.

Para expor imagens detalhadas, os computadores precisam executar cálculos complexos aos milhares, tendo capacidade de revelar reflexos, efeitos de luz, sombras etc. Tal atividade demanda grande dedicação de recursos da máquina, e é exatamente esse o papel da renderização.

Renderizadores como o v-ray estão sempre presentes em atividades que envolvem a modelagem tridimensional, permitindo a elaboração de trabalhos ultra-realísticos e profissionais. Com ele, os profissionais conseguem testar e apresentar suas ideias fazendo análises e verificações com toda a segurança.

Designers e arquitetos, por exemplo, têm necessidade de transmitir suas decisões, escolhas, conceitos e visões sobre um projeto da maneira mais clara e didática possível aos clientes.

O sketchup, por sua vez, é um programa gratuito de modelagem 3D, que pode ser usado para modelar desde simples objetos até verdadeiras mansões. Um modelo oriundo do sketchup mostra aspecto mais simples, menos detalhado e pouco profissional.

Sendo assim, os renderizadores trabalham com os softwares de modelagem para dar realismo e riqueza de detalhes ao projeto. Nesse sentido, o sketchup figura como programa mais conhecido. A título de informação, bons exemplos de programas presentes no mercado são os 3D’s Max, Revit e Rhinoceros.

Quais as características do V-ray para Sketchup?

É notório o aumento da qualidade profissional e do nível de realismo das modelagens tridimensionais feitas de plantas arquitetônicas a partir do nascimento v-ray, em 2002. Sua eficiência fez o programa virar o padrão da indústria: das 100 maiores empresas de arquitetura do mundo, 92 renderizam com ele diariamente.

Antes, com uma interface intimidadora, o v-ray transmitia sensação de dificuldade ao usar. As versões mais recentes, entretanto, resultaram num modelo novo para auxiliar os operadores na concentração no trabalho criativo, deixando em segundo plano aspectos técnicos e materiais.

A remodelagem conferiu inteligência, robustez e agilidade, otimizando o fluxo de trabalho e elevando a velocidade de renderização, entre outras coisas.

Nova interface com o usuário

O v-Ray para sketchup é muito fácil de usar, além de ser preparado para entrar em funcionamento em pouquíssimo tempo. A simplicidade da interface possibilita a realização de breves ajustes, com controles de utilização acessíveis.

A mudança ainda permite um maior aprimoramento do fluxo de trabalho, tornando mais ágil a interação com as cenas no sketchup, organizando os materiais na biblioteca e simplificando as configurações de luz.

A estrutura de renderização foi construída visando um melhor aproveitamento das tecnologias de computação disponíveis CPU/GPU. O objetivo é renderizar praticamente qualquer coisa, oferecendo um pacote amplo de ferramentas para criação, que partem de um simples rascunho até cenas 3D com profusão de detalhes.

Maior velocidade de renderização

As novas versões do v-ray para sketchup permitem que os operadores gastem mais tempo se dedicando aos trabalhos criativos do que aguardando o processamento pelo computador.

A velocidade de renderização dos novos modelos chega a ser duas vezes superior aos anteriores, graças à otimização do desempenho. Além disso, são ofertados recursos adicionais para compatibilidade superior com a nuvem.

Balanço e exposição automáticos

O v-ray conta também com uma nova opção de Exposição Automática, que utiliza técnicas adaptativas de aprendizado adaptativo para auxiliar na renderização de uma imagem exposta por vez.

Removendo fontes externas de luz de maneira automática, sejam elas quentes ou frias e oriundas de claraboia ou do próprio sol, o recurso de balanço automático desempenha papel bastante importante.

Luzes adaptáveis

As possibilidade de iluminação são outro trunfo do v-ray para sketchup. Há ferramentas completas de renderização, luz e sombreamento. Todas elas podem ser usadas a partir de arquivo de dados IES (Illuminating Engineering Society), que são colocados á disposição por grandes empresas de iluminação, como Philips e General Electric.

O emprego desses dados torna possível a criação de efeitos de luz no renderizador com alta semelhança ao mundo real, dentro dos projetos produzidos a partir dos modeladores 3D.

Assistência e apoio

Conforme observamos, o v-ray se destaca dos concorrentes disponíveis no mercado. Sua popularidade e destaque decorrem da eficiência evidenciada até aqui.

Seja pela velocidade de renderização ou por conta da variedade de recursos e compatibilidades, essa ferramenta é muito potente. Além dos benefícios diretos obtidos pelo software, sua popularidade produz todo um ecossistema vibrante e crescente ao redor.

São inúmeros tutoriais, blogs dedicados e artigos que podem ser explorados para o aprendizado contínuo e o suporte a dúvidas, com foco claro na extração do melhor em sua experiência de trabalho.

Vídeos explicativos e fóruns de discussão, por exemplo, estão recheados de dicas com discussões sobre resolução de problemas e novas maneiras de combinar parâmetros. Outras configurações capazes de proporcionar a elaboração de melhores imagens com menor tempo também figuram nessa lista.

Agora que analisamos as principais características do v-ray, fica fácil compreender que a quantidade de recursos disponíveis nesse programa o torna uma ferramenta essencial para os profissionais criativos, sejam eles projetistas, editores de vídeo ou arquitetos.

É importante destacar que a quantidade de recursos consome uma grande capacidade de processamento dos computadores, demandando configurações específicas para o funcionamento correto. O mais indicado é se valer de dispositivos dedicados a realizar o processo de renderização.

E então, gostou do artigo? Se quer saber mais sobre v-ray para sketchup, não deixe de entrar em contato conosco! Contamos com uma equipe preparada para lhe auxiliar no processo de todas as tomadas de decisão!

ASSINE NOSSO BLOG

Receba nossas publicações em seu e-mail.
Prometemos não exagerar :)

    WhatsApp