BLOG > Geral | 23/02/2023

MusicLM IA do Google transforma textos em músicas

O Google apresentou recentemente uma inteligência artificial que pode criar músicas a partir de comandos de texto e imagens. Chamada de MusicLM, a ferramenta é capaz de combinar diferentes elementos sonoros, instrumentos e gêneros em uma composição musical. 

Ainda, a inteligência artificial criada pelo Google, pode criar novas músicas a partir de melodias existentes que o usuário canta, toca ou murmura. Ou seja, o sistema consegue interpretar várias descrições sequenciais para criar trilhas sonoras mais longas. 

Amostras de músicas criadas pela IA do Google

Por enquanto, a ferramenta do Google ainda não está disponível para o público criar e testar, mas a empresa disponibilizou uma série de amostras onde é possível compreender o potencial da ferramenta. Clique aqui para acessar as criações do MusicLM. 

Nas amostras, ainda é possível verificar a execução da funcionalidade “Painting Caption Conditioning” (ou Condicionamento de legenda de pintura em tradução livre), dispositivo no qual é apresentada uma imagem junto de uma descrição, que resulta em uma melodia baseada nas informações fornecidas pelo usuário. Confira abaixo:

Título e autor da pintura: The Persistence of Memory- Salvador Dalí

Imagem da pintura (Wikipedia):

Descrição da pintura:  “His melting-clock imagery mocks the rigidity of chronometric time. The watches themselves look like soft cheese—indeed, by Dali s own account they were inspired by hallucinations after eating Camembert cheese. In the center of the picture, under one of the watches, is a distorted human face in profile. The ants on the plate represent decay.” By Gromley, Jessica. “The Persistence of Memory”. Encyclopedia Britannica, 14 Apr. 2022.

Clique aqui para ouvir o áudio gerado.

O Google ainda apresentou uma melodia criada (ouça aqui) a partir dos comandos:

  • música eletrônica tocada em videogames (0:00-0:15)
  • música de meditação tocada ao lado de um rio (0:15-0:30)
  • fogo (0:30-0:45)
  • fogos de artifício (0:45-0:60)

Pedidos abstratos

A inteligência artificial consegue compor a partir de pedidos mais abstratos como por exemplo, um som  “que é uma trilha sonora principal de jogo arcade” ou por uma música que fosse “uma fusão de reggaeton e dance music eletrônica”.

Simulação vocal humana

A IA também conta com recursos que criam simulações de vocais humanos, permitindo assim gerar músicas cantadas (ouça aqui um exemplo). No entanto, os primeiros testes com músicas cantadas apresentaram algumas limitações, que resultaram em algumas falhas na composição musical, como a clareza das palavras, sentido da letra e qualidade do som.

Segundo o Google, o MusicLM não foi disponibilizado ainda para o público devido a questões de direitos autorais, pois cerca de 1% das músicas produzidas pela IA foram copiadas diretamente das músicas de treinamento. Entretanto, o sistema poderá ser acessado por pesquisadores que estão desenvolvendo inteligências artificiais para o setor musical. 

Incrível, não é? A desenvolvedora ainda não confirmou a data para que essa tecnologia chegue aos usuários comuns, como nós, mas esse spoiler já deixa muita gente curiosa para “brincar” com as possibilidades da ferramenta. Confira aqui o conteúdo oficial publicado pelo Google.

E agora, manda o link desse conteúdo para aquele amigo(a) que vai usar essa ferramenta para criar músicas incríveis com você. Ah, e não esquece de seguir a gente lá no Instagram para não perder nenhum conteúdo do mundo tech: @razorcomputadores_ 

WhatsApp