BLOG > Geral | 06/06/2022

Tudo sobre a AMD RX 7000

O mundo das GPUs vem se agitando com os rumores do lançamento da nova AMD RX 7000, com a arquitetura RDNA 3. Esse modelo de estrutura é responsável pela alimentação das GPUs (Graphics Processing Units – Unidade de Processamento Gráfico) de jogos 7NM* (nanômetros) da AMD.

*Nota. Qual o significado de 7NM?

Essa microarquitetura equivale a menor distância entre os transistores que se consegue alcançar na fabricação dos atuais processadores. Quanto menor a distância, maior a velocidade de cálculos e redução do gasto de energia e calor, melhorando consideravelmente o desempenho dos componentes.

Seguindo…

Essa placa de vídeo vem para bater de frente com suas concorrentes, pois apresenta tecnologia do chip Navi 33, superior a Navi 21 e Navi 23, que vem equipando desde a Radeon RX 6800 até a RX 6900 XTX, que atualmente é a placa mais avançada da AMD.

Vamos expor aqui um pouco mais do que sabemos sobre a AMD RX 7000. Vem com a gente!

AMD RX 7000

Referente às especificações técnicas, e,  ainda com base nas especulações, podemos dizer que os chips dessa nova geração, os Navi 33, talvez tenham 4096 SPs Via 16 WGPs (Work Group Processors), noutras palavras, é uma nova terminologia para unidades computacionais.

Os novos modelos de chips supostamente teriam a mesma quantidade de núcleos da RX 6900 XT, mas essa informação não pode se confirmar porque os chips possuirão 20 WGPs a mais que a placa de vídeo.

Sob um ponto óbvio, o recurso da Nave 33 substituirá a Navi 23, onde um chip de entrada RDNA 2, possui metade de SPs em comparação com o novo chip. Um dos resultados disso seria que uma Radeon RX 7600 elencaria uma posição de grande relevância entre as placas de vídeo que ocupam as primeiras posições atualmente.

AMD RX 7000
Imagem do jogo Horizon Zero Dawn, que possui versão para PCs, e, com uma placa de vídeo de alta qualidade, trará ao jogador uma experiência mais elevada e satisfatória.

Mais algumas infos e previsões sobre a AMD RX 7000

Ainda sobre o chip Navi 31, pode se dizer que essa aposta da AMD com chips menores que compõem a GPU, poderá apresentar 32 GB de RAM GDDR6 e 512MB de Infinity Cache 3D, que em conjunto, podem prover 75 TFLOPs. E em comparação com a RX 6900 XT, equivaleria a quase 3 vezes o desempenho.

A AMD RX 7000 está, por momento, no estágio Tape Out, o que isso significa? Quer dizer que encontra-se num estágio que o design dos circuitos está feito e já é de conhecimento das fundições responsáveis, como por exemplo a TSMC.  

As GPUs com RDNA 3, como a AMD RX 7000, podem chegar ao mercado nos próximos meses, até o final de 2022 ou no início de 2023. No entanto, essas são apenas algumas projeções e especulações, por conta do atual cenário de falta de chips e semicondutores.

Se as perspectivas se concretizarem, as GPUS Navi 31 terão o acompanhamento dos chips Navi 32 e Navi 33. Supostamente todos eles disporão de processos de 5 NM da TSMC, presentes na série da AMD Radeon RX 7000.

AMD RX 7000

Concluindo (Por Enquanto)

Sem tirar conclusões precipitadas, o que nos resta é aguardar novas informações sobre a AMD Radeon RX 7000, enquanto possuímos apenas especulações e expectativas de fornecedores e usuários.

Enquanto não temos a certeza e a disponibilidade, todos aguardamos. 

E caso você tenha interesse no assunto, que tal conferir o blog da Razor? Temos conteúdos sobre tecnologia, hardware e software que podem te interessar.

WhatsApp