BLOG > Hardware | 27/04/2020

Qual a importância de se ter um servidor para empresas?

Você sabe a importância de um servidor para empresas? Toda empresa precisa de, ao menos, um computador em seu local de trabalho. Nos dias atuais é quase indispensável o uso de tecnologia e de inovação, independentemente do ramo do negócio. Porém, muitos empreendedores não levam a sério a infraestrutura tecnológica da sua empresa e acabam montando a rede de computadores sem planejamento algum.

O resultado é uma série de gambiarras que podem comprometer os negócios no futuro. Então a solução é ter um servidor para empresas!

Por isso, este post aborda a importância de um servidor para empresas. Eles ajudam a centralizar e organizar a infraestrutura de computadores, impressoras e qualquer tipo de dispositivo que venha a conectar-se na rede interna da instituição. Logo, falamos também sobre acesso, manutenção, gerenciamento e segurança. Ficou interessado? Então boa leitura!

Disponibilidade de acesso

Um servidor para empresas centraliza o armazenamento de dados e facilita o seu acesso em toda a empresa. Em instituições que não têm um servidor, os computadores são ligados diretamente entre si, o que causa a necessidade de deixar todos eles ligados para se ter acesso a cada máquina. Disso resulta um desperdício de energia elétrica.

Além disso, os servidores são diferentes dos computadores pessoais. Eles foram feitos para suportar um volume maior de carga, já que sua capacidade de processamento e de armazenamento de dados é muito maior. O servidor também não é operado diretamente por nenhum usuário, pois o acesso direto a outra máquina pode sobrecarregar o usuário que a está utilizando e reduzir a produtividade.

Agilidade para executar os processos

Quando não se tem um servidor, as informações da empresa ficam espalhadas por locais diferentes. Por exemplo, um relatório que precisa de dados dos setores financeiro, RH e de produção será trabalhoso de ser feito, já que os dados precisam ser transferidos manualmente de um computador para outro.

Além disso, a agilidade para detectar problemas na rede ou em processos de execução, falhas de arquivos etc. é muito maior usando um servidor que centralize as operações.

Fácil Gerenciamento

Um servidor para empresas permite ao gestor de TI gerenciar toda a rede. Por meio do servidor é possível verificar se todos os computadores estão rodando a última versão de um software, por exemplo. Em programas que rodam diretamente no servidor, como antivírus, a atualização é única e validada em todos os computadores.

Segurança de dados

O servidor que controla uma rede interna também é responsável por fazer controles de permissão e de acesso. Ou seja, o administrador pode configurar quais colaboradores poderão acessar os dados estratégicos da empresa e quais não.

A centralização de dados e de operações também facilita as práticas de backup. Apenas os dados do servidor precisam ser salvos, o que evita que cada usuário tenha que fazer seu backup separadamente. Isso economiza tempo e recursos!

Há também a proteção contra vírus e ransomwares. Os antivírus modernos que foram feitos para empresas são instalados no servidor e controlam todos os dispositivos que estão conectados na rede. Do contrário, cada máquina teria que ter seu próprio antivírus.

Como vimos, ter um servidor para empresas é o caminho mais eficaz para gerenciar processos tecnológicos. Ele facilita as relações, traz segurança e economiza processos e recursos.

 

Curtiu nosso post sobre servidor para empresas? Acompanhe nosso blog. Até a próxima!

 

 

WhatsApp