BLOG > Hardware | 01/07/2021

Quadro ou GeForce: qual é a melhor?

Conheça as diferenças e principais aplicações das linhas de placas de vídeo da Nvidia: Quadro e GeForce.


NVIDIA comercializa atualmente duas grandes linhas de
placas de vídeo: GeForce e Quadro. E, mesmo que utilizem os mesmos processadores, as peças apresentam configurações diferentes, principalmente de performance e aplicações. 

As placas de vídeo afetam diretamente a eficiência dos computadores. No uso profissional, esse componente é determinante para aprimorar a qualidade e a produtividade da empresa. Para escolher o melhor modelo é preciso levar em consideração alguns fatores, como funcionalidades, vida útil, consumo energético, performance e, claro, os softwares que serão rodados na workstation.

Ficou curioso em saber quais são as principais diferenças e semelhanças entre as a GeForce e a Quadro? Confira abaixo e veja qual se encaixa melhor no seu uso profissional.

Qual a utilidade de uma placa de vídeo?

Hoje em dia é possível encontrar placas para todos os tipos de necessidades, como para tarefas do dia a dia quanto para rodar programas mais pesados.

padrão de placa mais usado é o SVGA (Super Video Graphics Array), que é capaz de suportar diversos modos de resolução do monitor, incluindo resoluções mais altas como as 4K, que aumentam o desempenho do vídeo. Também, existe o padrão VGA (Video Graphics Array), que é utilizada em resoluções menores.

O GPU consiste em um processador próprio da placa de vídeo, sendo um computador à parte. A memória é responsável por todo o processamento gráfico. Isso quer dizer que ela determina a qualidade da imagem a ser reproduzida na tela. De maneira geral, quanto mais eficiente for, mais frames vão ser reproduzidos por segundos – FPS, logo os gráficos poderão ser exibidos em maiores resoluções.

Produção das placas GeForce e Quadro

A despeito de ambas serem de alto desempenho e utilizarem os mesmos processadores, cada uma é focada para um nicho de mercado específico. As placas GeForce podem ser utilizadas em nível profissional, ou atividades particulares de acordo com a área, enquanto as placas Quadro foram desenvolvidas e são focadas no mercado profissional, tendo seu uso e desempenho pensados para atividades como edição e renderização.  

Nesse sentido comercial, pode-se dizer que, no caso das placas GeForce, a Nvidia não tem o controle da linha de produção. Ou seja, a Nvidia comercializa o processador e o design de referência para que empresas como MSI, EVGA e Asus possam criar as suas versões de determinada placa de vídeo. 

Devido a isso, se explica o porquê de uma GeForce GTX 980 da EVGA ser bastante diferente da equivalente fabricada pela Asus, por exemplo. Por outro lado, as placas Quadro passam por um processo produtivo rigoroso e a linha de produção é totalmente controlada pela Nvidia, desde a projeção das placas até a sua fabricação, e assim consegue se manter no controle desse modelo. Afinal, quase não há concorrência para a linha Quadro. 

GeForce

Como vimos anteriormente, as placas de vídeo da Nvidia com o nome GeForce compõem a família destinada a consumidores domésticos, desde usuários comuns, que buscam um bom hardware para equipar seu computador e assim, ter uma boa performance em geral, para os públicos que investem um bom dinheiro para ter as melhores placas possíveis.

quadro ou geforce

As GeForce também são desenvolvidas e suportadas pela Nvidia de forma a ressaltar suas capacidades nos cenários em que serão tipicamente usadas, no caso, em programas de edição de imagem e vídeo.

hardware perfeito - razor

Por que devo ter uma placa de vídeo Quadro?

Voltadas às necessidades profissionais, as placas de vídeo Quadro são fabricadas com atenção aos detalhes, para que consigam entregar todo o seu potencial. Esse cuidado e atenção são importantes, porque o componente é utilizado por segmentos que dependem muito da qualidade gráfica, sem abrir mão da agilidade e eficiência.

As placas Quadro são comuns em laboratórios, instituições de pesquisa e grandes empresas. Ao contrário das GeForce, seu uso é profissional, pois uma série de aspectos de design fazem dessas placas mais eficientes na hora de renderizar imagens e calcular um enorme volume de dados graças à implementação de driver direcionado a essas realidades.

As placas NVidia Quadro são recomendadas para uso profissional, porque são desenvolvidas em conjunto com as maiores empresas de softwares do mundo, como Autodesk, Adobe e Dassault e contam com uma quantidade maior de cuda cores.

quadro ou geforce

As Quadro utilizam os melhores processadores gráficos fabricados pela NVidia, o que garante que suportem também chips com uma vida útil maior. Além disso, tecnologias empregadas na PCA (Análise de Componentes Principais ou Principal Component Analysis) e na memória garantem que as peças tenham mecanismos para correção de erros que possam vir a ocorrer.

Elas também são ideais para empresas do setor de medicina diagnóstica que necessitam de softwares pesados, como o OsiriX, para exames de ressonância magnética. Facilitam ainda o trabalho de companhias que lideram projetos científicos de modelagem climática.

Se comparada a GeForce as placas Quadro entregam um resultado melhor, com maior qualidade e durabilidade. Entre as vantagens oferecidas, destacam-se:

  • Maior velocidade em programas com Viewport, como AutoCAD, Solidworks e Revit;
  • Precisão superior;
  • Menor dissipação térmica;
  • Consumo energético inferior.

Aqui você pode encontrar os 10 principais fatores que tornam as placas de vídeo quadro um excelente investimento. 

Além disso, em testes de benchmarks as placas Quadro têm um desempenho melhor do que as GeForce. Isso ocorre porque as placas de vídeo Quadro são desenvolvidas com o que chamamos de “Precisão Dupla”, ou seja, ela irá renderizar vídeos e projetos na metade do tempo que um modelo GeForce levaria para executar a mesma atividade.

Nos quadros abaixo podemos ver mais algumas vantagens das placas de vídeo Quadro:

quadro ou geforce
Nvidia Quadro: Confiabilidade
quadro ou geforce
Nvidia Quadro: Suporte Profissional

Modelos da linha Quadro

Os modelos disponíveis atualmente de placas de vídeo da linha Quadro partem de 16GB de VRAM e chegam a 48GB de VRAM, com um consumo médio de 300W. O modelo inicial da linha é a Quadro RTX 4000, enquanto a topo de linha hoje é a Quadro RTX A6000 e a RTX 8000.

Segue abaixo os modelos atuais da linha Quadro:

  • Nvidia RTX A6000
  • Quadro RTX 8000
  • Quadro RTX 6000
  • Quadro RTX 5000
  • Quadro RTX 4000

Conclusão

Portanto, como vimos ao longo do texto, cada linha da Nvidia tem um foco para o qual foi desenvolvido, e assim, vai de você usuário decidir qual compete a sua necessidade. Além disso, trouxemos alguns pontos positivos sobre as placas de vídeo Quadro, caso você, profissional, esteja em dúvida sobre  qual linha de placas investir.

E, aí? As placas de vídeo Quadro atendem às suas necessidades? Ficou com alguma dúvida ou precisa de mais informações? Entre já em contato conosco!

configure uma máquina - razor

WhatsApp