BLOG > Hardware | 28/04/2020

Melhor processador para renderização

Procurando pelo melhor processador para renderização? No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre os processadores com o melhor custo-benefício do mercado. 

Atualmente, percebe-se que os processadores com maior custo-benefício para a renderização são aqueles produzidos pela AMD. As máquinas mais baratas no mercado são os processadores Ryzen 3 3200G e Ryzen 5 3400G, que já vem com placas de vídeo. Não é o melhor custo-benefício no processador em si, mas se o plano for manter só a placa de vídeo integrada, a economia aparece com força.

Para usuários mais exigentes, que procuram por uma performance muito maior mas mesmo assim prezam por preços mais justos, o processador Ryzen 5 3600 (6 núcleos e 12 threads) tem uma performance adequada às exigências e um preço ótimo. Além disso, considerando o fato de que as suas necessidades de dissipação de calor da placa mãe são baixas, pode-se comprar uma placa mãe simples e a performance continuará excelente.

hardware perfeito

 

 

 

 

O R5 3600 tem a vantagem de ser mais novo e ter maior performance do que as gerações anteriores, gastando menos energia. É possível que alguns processadores AMD produzidos nos últimos anos também possam ser encontrados por um ótimo preço e entregarem uma performance maior do que o R5 3600 (6c/12t) em programas que utilizam todos os seus threads. Os principais deles são, com certeza, o R7 2700 ou o R7 2700X. Ambos possuem 8 cores e 16 threads e podem ser encontrados a preços similares ao R5 3600.

Mas se o seu bolso é mais fundo e você está disposto a pagar quatro ou cinco dígitos por um processador, algumas opções que não irão te decepcionar são o Ryzen 9 3900X (12c/24t), o Ryzen 9 3950X (16c/32t), além da linha Threadripper, que sobe até 64 cores e 128 threads. Máquinas com mais de 12 cores são recomendadas para profissionais que precisam de agilidade e altíssima performance de processamento.

No caso raro do seu aplicativo de renderização utilizar menos cores e se beneficiar apenas de frequências mais altas, possivelmente ele se beneficia de alguns processadores da concorrência. Neste caso, é possível utilizar modelos de processadores da Intel como o i5 9400f, o i7 8700k ou o i5 8400.

Estes processadores podem ser uma boa escolha, dependendo do seu objetivo (programa a ser utilizado e do preço atual de mercado). O ideal é procurar benchmarks e analisar resultados e preços para chegar no processador ideal para as suas necessidades. Fizemos uma tabela para te ajudar, mas você pode encontrar variações de preço e promoções que poderão influenciar na sua escolha!

Além disso, se você tem dúvidas pontuais sobre qual processador é o ideal para as suas necessidades, entre em contato com um de nossos especialistas. Eles poderão te ajudar a encontrar a melhor opção dentro do seu orçamento e que irá atender à performance que você deseja.

Em 2019 a AMD alcançou um nível de excelência no mercado de processadores, sendo a empresa mais procurada e respeitada no segmento (dominado por muito tempo pela Intel).

Recentemente a AMD lançou a sua décima geração de processadores Core com melhoramentos mínimos, com intenção de divergir os olhos do mercado, e, por esta razão, a empresa começa a ser mais reconhecida no mercado. Além disso, na linha Ryzen 3000, a sua performance aumenta com a velocidade da memória RAM até 3600Mhz, com ganhos insignificantes acima disso, porém se você tiver 3000Mhz, já é ótimo. Nos Ryzen 1000 e 2000, o recomendado é 2600Mhz, com ganhos mínimos acima de 3200Mhz, que por si já é uma frequência difícil de atingir nessas gerações. 

Em resumo, a melhor escolha sempre será aquela que irá atender às suas necessidades. Mas para te ajudar na tomada de decisão, sempre compare a performance desejada com os preços praticados no mercado, pois muitas vezes investir 10% a mais no preço total pago por uma máquina pode te oferecer apenas 3% de performance a mais. Ultimamente, as memórias diminuíram de preço e já tem memórias com boas frequências a preços muito agradáveis.

Para te ajudar nesta tarefa complexa, consulte nossos especialistas, nós podemos indicar o melhor processador para renderização para que você tenha mais desempenho em seus projetos.

Fontes: Canal Hardware Unboxed | https://www.youtube.com/channel/UCI8iQa1hv7oV_Z8D35vVuSg

WhatsApp