BLOG > Hardware | 19/09/2019

Conheça 4 benefícios de um pós-venda eficiente

Cuidar do pós-venda é um dos passos mais importantes na fidelização dos clientes. Entretanto, é comum encontrar empresas que não dão a devida atenção a esse aspecto e, ao focarem demais na captação de novos clientes, deixam de dar a devida atenção aos que já conhecem e confiam no negócio.

Considerando isso, no post de hoje, falaremos sobre a importância de um pós-venda eficiente, como ele funciona e os seus benefícios. Quer saber mais? Então, continue a leitura e confira!

O que é uma estratégia de pós-venda?

Sucintamente, um pós-venda é um conjunto de ações que podem ser tomadas após o fechamento de um negócio. Além de manterem o cliente interessado, essas ações visam a criação de um estímulo para a realização de novas compras no futuro, fornecer o suporte necessário e reforçar a imagem que a marca e a empresa têm diante de potenciais compradores.

Como essa estratégia funciona?

O preço, por si só, não é capaz de fidelizar um cliente. Isso significa que, apesar de interessante, um valor competitivo continua dependente de algo mais para convencer quem busca por qualidade.

A ideia é fazer com que o cliente continue a contar com a confiança e com possíveis serviços oferecidos, e o ideal é manter uma boa comunicação e bons produtos e serviços.

No caso da venda de eletrônicos, por exemplo, é ideal contar com um serviço de assistência técnica de qualidade. Assim, a satisfação do cliente continuará a existir, uma vez que, caso necessário, ele saberá que pode contar com o que a empresa oferece.

Quais benefícios um pós-venda eficiente pode trazer?

Contar com um pós-venda eficaz permite à empresa contar com vários benefícios. Abaixo, listamos os principais.

1. Retenção de clientes

Uma empresa pode perder até 10% dos seus clientes por ano, e o investimento em processos de fidelização pode elevar os lucros da companhia entre 25% e 85%, anualmente. Daí a importância de investir em ações de fidelização. Além disso, são ações que custam menos do que campanhas de marketing para atração de novos compradores.

A saída para evitar essa evasão é, portanto, o cuidado com o pós-venda, e contatar o cliente é a forma ideal de manter essa relação.

2. Garantia de satisfação

O cliente pode se sentir insatisfeito com qualquer aspecto da sua empresa, durante o processo de compra ou a execução do serviço e, se a experiência dele não for satisfatória, há chances de que a empresa o perca.

Ao cuidar do pós-venda, o negócio garante que seus clientes estarão satisfeitos, uma vez que é possível relembrar quais compras eles realizaram e saber diretamente deles como foi a experiência. Com esse feedback, os serviços podem ser aprimorados de forma muito mais fácil e direta.

3. Oportunidade de negociação

Um pós-venda vai além da garantia de satisfação do cliente. Por meio dele, a empresa também pode oferecer novos serviços e produtos que possam ser de interesse do consumidor.

Dependendo da estratégia utilizada, essa pode ser uma ótima maneira de aumentar a receita da empresa.

4. Possibilidade de mapeamentos úteis

Analisar os pontos de satisfação do cliente permite que a empresa colha feedbacks e compreenda quais aspectos precisam de melhoria e quais são os principais pontos que fizeram e fazem o cliente optar por aquele produto em vez do produto do concorrente.

Isso permite que a empresa ofereça produtos e serviços mais alinhados, economize com pesquisas e outros gastos e elimine problemas oriundos da falta de conhecimento sobre seu público — nesse aspecto, inclusive, a tecnologia é uma grande aliada.

Assim, entende-se que fidelizar um cliente vai além de encantá-lo para que seu retorno seja garantido ou facilitado. Um pós-venda eficaz aumenta a confiança e a segurança do público e, com a estratégia correta, pode, até mesmo, ser uma forma de captar novos clientes, já que os consumidores geralmente falam sobre empresas e produtos de que gostam.

Compreendeu as vantagens de um pós-venda de qualidade? Conhece outros benefícios? Tem uma boa experiência para compartilhar? Não deixe de comentar!

 

 

WhatsApp