BLOG > Hardware | 10/07/2020

Melhor processador para Photoshop: Intel Core 10ª Geração Vs AMD Ryzen 3ª Geração

Qual o melhor processador para Photoshop? Intel ou AMD?

Nos últimos anos, a AMD tem feito grandes progressos com seus processadores Ryzen e Threadripper, geralmente combinando ou superando o desempenho de opções da Intel com preços semelhantes. De fato, com o lançamento dos processadores de terceira geração Ryzen da AMD em julho de 2019, a AMD conseguiu liderar levemente o cenário de processadores, ficando à frente da Intel em termos de desempenho do Photoshop pela primeira vez na história dessa disputa.

No entanto, com o lançamento dos novos processadores de desktop de 10ª geração da Intel, é muito provável que ela retome a coroa do desempenho em aplicativos como o Photoshop, pois a Intel precisa apenas de uma pequena melhoria no desempenho para permitir que eles ultrapassem a AMD. A questão é se os ganhos de desempenho serão suficientes para tornar a Intel significativamente mais rápida que a AMD, ou se será suficiente apenas para que a AMD e a Intel tenham desempenho semelhante.

Neste artigo, os testadores da empresa PugetSystems examinaram o desempenho dos novos processadores Intel 10ª Geração: Core I9 10900K, I7 10700K e I5 10600K para saber qual é melhor hardware para o photoshop em comparação com uma variedade de CPUs, incluindo a AMD Ryzen 3ª Geração e os processadores da família Intel X-10000, AMD Threadripper 3ª Geração, bem como os processadores Intel de 9ª Geração. Além disso, a PugetSystems incluiu um Mac Pro 2019 e o IMac Pro 2019 para atuar como pontos de referência adicionais. Se você estiver interessado em comparar esses processadores em outros aplicativos, também há outros artigos no site da empresa falando sobre o Premiere Pro, After Effects, Lightroom Classic e vários outros aplicativos.

Se você preferir pular a configuração de teste e os resultados de benchmark, sinta-se à vontade para ir direto para a conclusão.

 

Configuração de teste

Abaixo estão listadas as especificações dos sistemas que a empresa PugetSystems utilizou nos testes:

Processador para Photoshop

Processador para Photoshop

Processador para Photoshop

Processador para Photoshop

 

Para ver o desempenho de cada uma dessas configurações no Photoshop, a empresa utilizou o benchmark PugetBench para Photoshop V0.9 e o Photoshop 2020 (21.1.1). Esta versão do benchmark inclui a capacidade de enviar os resultados para o banco de dados on-line da PugetSystems. Portanto, se você quiser saber como o seu próprio sistema se compara, poderá fazer o download e executar o benchmark por conta própria.

Uma coisa que a empresa quer observar é que, devido ao impacto do COVID-19 no acesso ao hardware e às plataformas de teste, estão reutilizando os resultados da série Intel X, AMD Threadripper e Mac do artigo anterior do Photoshop: Desempenho do Photoshop: PC Workstation vs Mac Pro (2019). A reutilização de resultados antigos é comum para as análises de hardware, embora normalmente a empresa refaça todos os testes para verificar se as versões mais recentes do BIOS, driver, atualização do Windows e aplicativos alteram os resultados. Nesse caso, no entanto, os testadores da Pugetsystems decidiram unir um pouco dos resultados antigos aos novos.

Os testadores também descobriram que as placas-mães  que eles receberam da Gigabyte no pré-lançamento (e de vários outros fabricantes) não estavam usando os limites de energia especificados pela Intel nas configurações padrão do BIOS. Isso não é novidade, mas agora que a Intel está sendo mais agressiva ao adicionar núcleos e aumentar a frequência, isso resulta em um consumo de energia (e calor) muito mais alto do que o esperado de um processador de 125W – geralmente resultando em temperaturas de 100c após apenas alguns segundos de carga. Por esse motivo, os testadores decidiram definir manualmente os limites de energia PL1 e PL2 no BIOS. Usaram um valor de 125W para a configuração PL1 nos três processadores Intel de 10ª geração que eles testaram junto com os seguintes limites de PL2, de acordo com as especificações da Intel:

Core i9 10900K: 250W

Core i7 10700K: 229W

Core i5 10600K: 182W

A definição desses limites de energia tornou o Noctua NH-U12S mais do que suficiente para manter essas CPUs adequadamente resfriadas e ajuda a corresponder à filosofia da empresa Puget Systems que é de priorizar a estabilidade e a confiabilidade sobre o desempenho bruto em estações de trabalho.

 

Resultados do Benchmark

Embora o benchmark utilizado pelos testadores apresente várias pontuações com base no desempenho de cada teste, preferimos fornecer os resultados individuais para você examinar. Se houver uma tarefa específica que dificulta seu fluxo de trabalho, a análise dos resultados brutos dessa tarefa será muito mais aplicável do que as pontuações calculadas pelo benchmark.

Sinta-se à vontade para pular para as próximas seções, para a análise desses resultados, para obter uma visão mais ampla do desempenho de cada configuração e entender qual o melhor processador para Photoshop.

 

PugetBench para Photoshop V9.0
Photoshop CC 2020 (Versão 21.1.1)

Processador para Photoshop

Tabela disponibilizada pela PugetSystems

 

Análise de benchmark: Intel Core 10ª geração vs AMD Ryzen 3ª geração

 

PugetBench para Photoshop V9.0
Pontuação Geral
Processador para Photoshop

Gráfico disponibilizado pela PugetSystems

 

PugetBench para Photoshop V9.0
Pontuação Geral
Processador para Photoshop

Gráfico disponibilizado pela PugetSystems

 

PugetBench para Photoshop V9.0
Pontuação Filtrada
Processador para Photoshop

Gráfico disponibilizado pela PugetSystems

 

PugetBench para Photoshop V9.0
Pontuação da GPU

Processador para Photoshop

Gráfico disponibilizado pela PugetSystems

 

Para começar a análise feita pela PugetSystems dos processadores Intel de 10ª geração para desktop, veremos primeiro o desempenho no Photoshop versus os processadores de terceira geração Ryzen da AMD. É provável que isso seja do interesse da maioria dos leitores, por isso os testadores decidiram extrair esses resultados da grande quantidade de resultados que estão na próxima seção.

Como o Photoshop não se adapta particularmente bem a um número maior de núcleos de CPU, geralmente você não vê muita diferença de desempenho quando chega ao nível do AMD Ryzen 7 ou Intel Core I7, já que esses processadores tendem a ter um desempenho semelhante com núcleos únicos para impulsionar o desempenho. Mas com as novas CPUs de 10ª geração, a Intel mais uma vez reivindicou o melhor desempenho com o Core I9 10900K chegando cerca de 8% mais rápido que o AMD Ryzen 9 3900X, de preço semelhante, ou 6% mais rápido que o mais caro AMD Ryzen 9 3950X.

No preço abaixo de US $ 400, no entanto, o Intel Core I7 10700K e o AMD Ryzen 7 3800X têm desempenho a uma porcentagem semelhante. Infelizmente, os testadores não tinham um AMD Ryzen 5 3600X para usar como comparação com o Core I5 10600K, embora com base nos resultados enviados para o banco de dados de resultados do PugetBench, eles suspeitaram que esses dois processadores também teriam um desempenho semelhante no Photoshop.

Isso significa que, por enquanto, o Intel Core I9 10900K ocupa o lugar de melhor processador para Photoshop se falando em desempenho, mas se você tiver um orçamento mais modesto, provavelmente não notará muita diferença entre um processador Intel de 10ª geração ou AMD Ryzen 3ª geração.

 

Como o Intel 10ª geração se compara em geral?

 

PugetBench para Photoshop V9.0
Pontuação Geral

Gráfico disponibilizado pela PugetSystems

 

PugetBench para Photoshop V9.0
Pontuação Geral

Gráfico disponibilizado pela PugetSystems

 

PugetBench para Photoshop V9.0
Pontuação Filtrada

Gráfico disponibilizado pela PugetSystems

 

PugetBench para Photoshop V9.0
Pontuação do GPU

Gráfico disponibilizado pela PugetSystems

 

Observa-se como os processadores Intel de 10ª geração se comparam com uma ampla variedade de CPUs, há alguns pontos-chaves que os testadores querem observar:

Primeiro, comparado aos processadores 9ª geração anteriores, houve um ganho de desempenho de 5 a 10% com os novos modelos da 10ª geração. Isso pode não ser tão empolgante, mas é bastante típico para lançamentos de CPU da Intel nos últimos anos.

Em seguida, em relação ao novo Intel Core I9 10900K, os processadores da família Intel X-10000 e AMD Threadripper 3ª Geração são geralmente 10-15% mais lentos no Photoshop. Dependendo do seu fluxo de trabalho, uma CPU Intel X-series ou AMD Threadripper ainda pode ser a opção certa para você, mas esteja ciente de que, se o desempenho do Photoshop significar em um gargalo significativo para o seu trabalho, convém optar pelo Core I9 10900K, muito mais barato sobre uma opção mais cara.

Por fim, comparado aos sistemas Apple IMac Pro e Mac Pro que a empresa testou, viu-se um desempenho 15% maior no Photoshop com a configuração de teste Core i9 10900K.

 

O Intel Core de 10ª geração ou o AMD Ryzen de 3ª geração: qual o melhor processador para Photoshop?

Entre as CPUs Intel de 10ª geração e AMD Ryzen de 3ª geração, a Intel tem uma liderança firme no mercado, com o Core i9 10900K superando o AMD Ryzen 9 3900X em cerca de 8%. Na faixa baixa/média, no entanto, é improvável que você note muita diferença entre um processador Intel e AMD com preço comparável.

No geral, isso faz do Intel Core ii9 10900K a nova recomendação dos testadores  para o uso do Photoshop. Em um aplicativo em que geralmente há apenas uma pequena diferença entre uma CPU de US$ 350 e uma de US$ 4.000, o Core I9 10900K é um exemplo raro de um processador significativamente mais rápido que as outras opções disponíveis no momento.

Lembre-se de que os resultados de referência neste artigo são estritamente para o Photoshop e que o desempenho varia amplamente em diferentes aplicativos. Se o seu fluxo de trabalho incluir outros pacotes de software, é necessário considerar também o desempenho do sistema nesses aplicativos. A Puget Systems conta com uma lista de artigos sobre hardware para manter-se atualizado sobre o desempenho de todos esses pacotes de software (e mais) com as CPUs mais recentes.

 

O texto apresentado consiste em uma tradução de uma matéria publicada no site da PugetSystems sobre qual é o melhor processador para o Photoshop, e para que haja uma melhor compreensão em língua portuguesa foram realizadas algumas alterações quanto a gramática e concordância. Para ler a publicação na íntegra, acesse o artigo Photoshop CPU performance: Intel Core 10th Gen vs AMD Ryzen 3rd Gen.

Portanto, se você gostou da leitura e dos testes, que tal entrar em contato com os especialistas da Razor para que eles possam lhe ajudar a montar a Workstation com o melhor hardware para quem utiliza softwares como o Photoshop?

 

WhatsApp