BLOG > Geral | 01/12/2022

HDD de 30 TB: O que sabemos?

Já pensou em ter 30 TB para armazenamento de todos os seus arquivos? É isso que a Seagate está propondo para o ano de 2023. Esse lançamento irá superar o HDD de 26 TB já conhecido da Western Digital (W.D.), lançado em maio de 2022. Atualmente, o aumento da quantidade de dados produzidos diariamente exige mais espaço de armazenamento para atender às crescentes demandas, tanto no mundo corporativo quanto nos data centers.


Esses avanços tecnológicos estão sempre presentes em nosso meio, pois a cada inovação, nós da Razor buscamos trazer conteúdos que mostrem informações relevantes e que transmitam o conhecimento novo que surge.

logo seagate

A tecnologia para HDD  de 30 TB

Com o lançamento no próximo ano do HDD de 30 TB pela Seagate, sua concorrente direta, a Western Digital, vai ter um adversário à altura para seus discos rígidos de 22 e 26 TB, no entanto, ambas as empresas detêm a supremacia do mercado dos discos de armazenamento, porém a “coroa” terá uma nova dona com o HDD de 30 TB.


Conforme dito pela própria Seagate, o segredo para sua tecnologia de gravação magnética assistida por calor de segunda geração, ou HAMR (Heat-Assisted Magnetic Recording), permitirá a criação de capacidades de 30 TB e além. O HAMR possibilita que um número maior de bits possa ser gravado numa superfície da mesma área. Sendo que a tecnologia de primeira geração é utilizada desde 2018, mas com produtos de baixo volume.

hdd de 30 tb

No canal da própria Seagate há um vídeo que explica o funcionamento dessa tecnologia. Você pode conferir abaixo:

Curiosidade: Essa tecnologia HAMR funciona com o aquecimento breve da mídia magnética para gerar os bits, utilizando um laser a 450 graus Celsius, para posteriormente resfriar até a temperatura ambiente em um nanossegundo. O HAMR poderia, em tese, abrir a possibilidade de HDDs de até 100TB. Essa técnica é bem semelhante ao temperamento de vidros.

laser hdd 30tb

A Razor está atenta a esse lançamento e vai buscar formas de entregar aos clientes que desejarem essa nova tecnologia de armazenamento dos computadores. Por enquanto, assim como todos, vamos aguardar ansiosamente o ano de 2023.

O uso do HDD de 30 TB

Como o aumento das informações na Internet, dispositivos digitais e os sensores de IoT (Internet of Things / Internet das Coisas), vem se expandindo num volume cada vez maior. Com isso as empresas e provedores de nuvem vão necessitar de maior área física para salvar essa quantidade crescente de dados.


Portanto, os discos rígidos devem ter alta capacidade, proporcionando uma densidade de armazenamento muito superior à oferecida pelos modelos atuais. Esses detalhes estão recebendo uma grande atenção pela Seagate e seus concorrentes de mercado.

Os discos baseados em HAMR da primeira geração da Seagate, já estão disponíveis aos clientes há algum tempo. Esses modelos serão mais usados por usuários gerais, enquanto os discos rígidos de maior capacidade serão para contextos corporativos e servidores com grandes volumes de dados.

Com um HDD de 30 TB dá pra salvar muita coisa…

Após o lançamento do HDD de 30 TB em 2023, mesmo com as dificuldades, como a falta de componentes, a Seagate almeja expandir ainda mais seus planos. Um exemplo disso, é que existem especulações sobre um HDD de 40 TB em 2024 e a disponibilidade, em 2025, de um HDD de 50 TB. Só nos resta aguardar o advento dessas novas capacidades dos discos rígidos

Sempre é bom manter seus arquivos e dados salvos, um bom disco para guardá-los é essencial. E quanto aos HDDs de 30 TB, por momento, serão ofertados primeiramente à clientes selecionados dentro do mercado corporativo e data centers.

Já para os clientes regulares, ainda não se tem uma data definida para a comercialização desses discos.

Ao falar de atualizações e novas tecnologias, como está a saúde do seu computador ou os de sua empresa? Se está precisando atualizar o seu parque de máquinas com componentes de última geração, entre em contato com um de nossos consultores. Aqui na Razor Computadores configuramos a workstation perfeita para quaisquer que sejam as suas necessidades profissionais.


Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhá-lo no Instagram e marcar a @razorcomputadores_ para que a gente possa ver? E se quiser acompanhar mais assuntos como esse acesse nosso blog aqui.

WhatsApp