Hardware | 22/10/2019

Entenda a importância do hardware

Que o hardware é a parte física de um computador e que o software se compõe de ferramentas e componentes gráficos que dão funcionalidades ao computador, todo mundo sabe. Mas pouca gente realmente entende a relação entre esses dois componentes e a importância do hardware para o funcionamento de softwares robustos.

Basicamente, podemos dizer que é o software que controla o hardware do computador, sendo que um não tem função sem o outro. Se você quer editar um vídeo em 4K, por exemplo, além de ter um programa específico para essa atividade, necessitará de um processador, memória RAM e uma placa de vídeo que suportem essa edição, caso contrário, o computador travará ou nem chegará a abrir o software.

Neste post, vamos entender a importância dos hardwares para a computação. Confira!

Hardware: Qual é a importância do gabinete?

O gabinete do PC, também conhecido como chassi, é o que mantém todos os componentes internos juntos em uma estrutura. Ao contrário do que se pode imaginar, a escolha do gabinete também deve ser analisada de acordo com a atividade exercida. A peça deve guardar as outras, mas também deve facilitar a refrigeração dos componentes internos.

O que é uma placa-mãe?

É o tecido conjuntivo do seu PC. Todos os outros componentes serão conectados nessa peça, por isso, é importante ter muito critério na hora de escolher. Avalie bem os softwares e hardwares que você utilizará para que não haja limitações quando necessitar de um upgrade.

Qual é a importância do processador — CPU?

Esse componente atua como o cérebro do seu PC, determinando a velocidade do seu computador. Você terá que escolher uma CPU e uma placa-mãe compatíveis entre si, tanto em relação ao fabricante (Intel ou AMD) quanto ao próprio soquete do processador.

escolha do processador também deverá levar em conta a atividade que você vai exercer. Para atividades mais robustas, como manipulação e modelagem 3D, edição de vídeos em ultra HD e estruturação de grandes volumes de dados, é importante contar com processadores de alto desempenho, encontrados em workstation — variando de 3,9 a 5,0 GHz para essas atividade mais pesadas.

 

O que é a memória RAM?

A memória RAM é um componente crucial para a operação do seu computador, pois é ela que propicia a execução de vários softwares ao mesmo tempo. Assim como o processador, você precisa escolher a RAM compatível com os slots de RAM da sua placa-mãe.

Quanto mais robusto for o software, maior deverá ser a capacidade da RAM, sendo que, para atividades de alto desempenho, o ideal é que você escolha uma workstation que tenha de 32 a 128 GB de RAM.

Como escolher o dispositivo de armazenamento?

O dispositivo de armazenamento é responsável por armazenar o sistema operacional e todos os seus arquivos. Os dispositivos SSD são muito mais rápidos que os discos rígidos e recomendados para quem tem uma demanda de armazenamento menor e deseja extrair o máximo de desempenho de sua máquina. Para quem necessita de grande volume e busca custo-benefício, os HDs oferecem uma maior capacidade com um custo bem menor.

Qual é a importância da placa de vídeo?

A maioria dos processadores vem com gráficos integrados, que executam as tarefas diárias muito bem. Mas, se você planeja jogar em seu PC ou executar aplicativos de manipulação e edição de arquivos 3D, precisará de uma ou mais placas gráficas específicas para essa atividade. Há workstations de alto desempenho que têm 4 placas de vídeos, que permitem a atuação dos profissionais com a melhor resolução e performance.

Como vimos, os hardwares são tão importantes para o bom funcionamento do computador quanto os softwares, sendo que um depende do outro para atingir o seu máximo desempenho. Para que você consiga uma máquina que atenda às suas necessidades, entre em contato conosco. Estamos prontos para montar o seu computador de forma modular, sob medida para a sua atividade.

Gostou do post? Então, conheça mais sobre a importância dos hardwares, conferindo o nosso post com tudo o que você precisa saber sobre os processadores Intel.

ASSINE NOSSO BLOG

Receba nossas publicações em seu e-mail.
Prometemos não exagerar :)