BLOG > Hardware | 25/06/2019

Guia prático sobre workstation: o que você precisa saber

Uma workstation é um computador montado modularmente para atender demandas diferenciadas, como a exigência de alta capacidade de processamento, edição de imagens ou criação de animações. Ao contrário dos desktops e notebooks comuns, essas máquinas são construídas pensando no objetivo e na rotina de trabalho de seus usuários.

Quer saber quando essas estações de trabalho são mais recomendadas, quais são os tipos disponíveis, seus benefícios, preço médio e como montar essa máquina? Continue lendo e confira a resposta para essas dúvidas comuns!

Qual a diferença entre workstation e workstation mobile?

A workstation é caracterizada como uma máquina de alto desempenho e capacidade de processamento superior ao dos equipamentos comuns. Elas são preparadas para evitar superaquecimento, dissipar mais calor e ter uma vida útil maior que as máquinas comuns.

Apesar disso, há pouca diferença visual entre uma workstation e um computador desktop, ou uma workstation mobile e um notebook. Afinal, o gabinete, ou a carcaça das máquinas, são esteticamente parecidos aos computadores tradicionais. Internamente, contudo, os componentes são bem diferentes.

Ao compararmos uma workstation com uma workstation mobile as diferenças também ficam bem destacadas. A primeira é criada para ser usada em um local fixo, como a mesa de um escritório, e a combinação de peças em sua montagem é quase que ilimitada, pois só a placa-mãe e o gabinete limitam a inserção ou mudança de componentes.

Já a workstation mobile costuma ser menos modular, porque algumas peças do notebook são soldadas ao chassi do equipamento. Além disso, ela também tem um preço superior ao de uma workstation com características semelhantes e seu hardware tende a ser menos durável, por causa do desgaste com o transporte da máquina.

Logo, a grande diferença entre a workstation e a workstation mobile está, principalmente, na aplicação que o usuário fará da máquina. Se ele a utilizar em um lugar fixo, como um PC ou MAC no escritório, então a workstation é mais recomendada. Por outro lado, se ele precisar se deslocar com o equipamento, a workstation mobile será mais indicada.

Quais são os seus principais usos?

As estações de trabalho são destinadas às aplicações mais técnicas. Abaixo, listamos alguns exemplos de uso.

  • designers e publicitários, que trabalham com softwares de edição vídeo ou com o Photoshop;
  • engenheiros e arquitetos, que usam maquetes virtuais, renderização de cenas ou o AutoCAD;
  • projetistas de empresas de manufatura, que criam modelos 3D de moldes a serem usados na fabricação de peças;
  • empresas da área de pesquisas e estatísticas, que trabalham com a compilação de altos volumes de dados.

Além dos exemplos acima, qualquer profissional ou empresa que trabalhe com programas que exijam alta performance da máquina deveria adotar uma workstation, não um PC ou notebook tradicional. O uso também determinará se a workstation será mobile ou fixa.

Quais são os benefícios de utilizar uma workstation mobile?

Existem 2 benefícios principais em se trabalhar com uma workstation mobile.

Performance

As máquinas tradicionais costumam gastar muitas horas a mais para finalizar um trabalho que poderia ser feito em minutos. Por isso, sempre que o operador de um computador for um profissional altamente capacitado, o investimento na redução de suas horas ociosas será justificado. A workstation alcança esse objetivo facilmente!

Imediatismo

Ao utilizar um computador tradicional, o profissional que interage com clientes terá que anotar as alterações solicitadas e executar as mudanças após a reunião. Depois, um novo encontro será marcado e mais mudanças podem ser solicitadas. Tudo isso é feito para evitar o constrangimento de ver o computador travando, por exemplo.

Com uma workstation mobile, edições simples podem ser feitas assim que o cliente solicita. Muitas vezes, um projeto ficará pronto e aprovado com apenas uma reunião.

Como montar a workstation ideal?

O princípio básico para a montagem de uma workstation é criá-la pensando na aplicação que terá no dia a dia. Sua vantagem é ser extremamente customizada e personalizada para seus usuários, agregando mais velocidade, segurança e confiabilidade ao equipamento que utilizarão no dia a dia.

Por exemplo, nem todas as empresas precisam de uma workstation com uma excelente placa de vídeo, já outras exigirão muito desse componente. O ideal é avaliar como a máquina será utilizada e, a partir dessa informação, combinar os componentes para construir o melhor equipamento.

Como a Razor pode ajudar nesse processo?

Nós, da Razor, temos experiência em transformar o valor pago por uma workstation em retorno de investimento (ROI) para nossos clientes. Mais que vender uma boa máquina, procuramos entender a finalidade do equipamento, combinar os melhores componentes e estabelecer a relação custo-benefício mais adequada para a rotina e o orçamento das empresas.

Podemos citar, como exemplo, um projeto no qual criamos uma workstation capaz de reduzir o tempo necessário para um software simular o uso de moldes na indústria de fundição de peças em ferro. O resultado obtido foi uma diminuição de 14 horas para finalizar uma simulação complexa, o que representou 52% de economia de tempo para os profissionais. Em outras situações mais simples, houve uma diminuição de 83% no tempo gasto, saindo de 4 horas para 40 minutos na realização de uma projeção.

Ou seja, somos uma empresa especializada em criar máquinas altamente aderentes às necessidades de nossos clientes. Nossos serviços vão desde a consultoria, passando pela arquitetura e construção do equipamento até a manutenção da workstation.

Qual o preço médio para montar uma workstation mobile?

O preço de uma workstation varia conforme a necessidade do cliente. Seu preço pode partir de 5 mil reais até mais de 100 mil, por exemplo. Por isso, é fundamental contar com o apoio de uma empresa especializada, confiável e voltada para os interesses e necessidades dos clientes. Caso contrário, o usuário poderá receber um notebook convencional, com o preço de uma workstation mobile avançada.

A workstation é a solução ideal para evitar que profissionais competentes fiquem ociosos ou entreguem resultados abaixo das expectativas, por não terem uma máquina confiável para apoiar os seus trabalhos. O valor investido na compra do equipamento é revertido em maior produtividade e capacidade de entrega do usuário. Logo, invista nessa estratégia e veja seu negócio ganhar mais escala no atendimento aos clientes!

Agora, que você entende melhor sobre a necessidade da utilização de uma workstation em sua empresa, entre em contato conosco e descubra a configuração ideal para a sua máquina! Além disso, conheça nossa Linha Workstation PRO, com modelos que atendem a todas as necessidades, para profissionais em diversos níveis.

hardware perfeito
WhatsApp