BLOG > Geral | 01/12/2022

FONTE: ALIMENTANDO SEU COMPUTADOR

Uma fonte de alimentação do computador, ou PSU (Power Supply Unit – Unidade de Alimentação de Energia), é um componente imprescindível para o bom funcionamento da máquina. Dependendo da configuração dos demais itens, se faz necessária a escolha de uma fonte que atenda satisfatoriamente ao conjunto geral de componentes.

Vamos falar um pouco sobre essa peça que constitui um computador e “dá aquela força” para que todos os componentes consigam desempenhar seus processos da melhor forma. Aqui na Razor, nossos especialistas sempre indicam a melhor opção aos nossos clientes, para que suas máquinas desempenhem as funções com o máximo de eficiência e desempenho.

Acompanhe esse e demais conteúdos no nosso blog, sempre buscamos trazer novidades para você, que assim como nós, também gosta das inovações tecnológicas que surgem de tempos em tempos. Vamos lá?

O QUE FAZ UMA FONTE DE COMPUTADOR?

A fonte do computador é encarregada por fornecer alimentação de energia para todos os componentes do computador, pois cada um deles necessita de uma quantidade específica para seu funcionamento. Ela é responsável pela conversão da voltagem elétrica que chega pelas tomadas, em voltagens menores, que podem variar entre 12, 5 e 3,3 volts, de acordo com a especificidade de cada item que constitui o PC.

Existem vários modelos disponíveis no mercado, com uma variação de preço de acordo com a tecnologia de cada um. Cabe ao consumidor escolher adequadamente qual atende de forma mais eficaz suas reais necessidades, pois, por exemplo, se o computador possuir uma GPU, já vai necessitar de uma fonte de maior capacidade.

Um investimento numa fonte de qualidade para que seus componentes funcionem corretamente e não ocorram possíveis problemas, sempre é válido, já que um equipamento inadequado ou “mais barato” pode danificar componentes e comprometer o funcionamento da máquina.

Já é de conhecimento geral que as redes elétricas possuem voltagem de 110V ou 200V, deste modo, a fonte de alimentação transforma essa carga, normalmente, em 12V. A maioria dos componentes do computador trabalha com essa voltagem, ou seja, a energia é compatível com a necessidade de cada uma das peças do PC.

COMO ESCOLHER UMA FONTE PARA O COMPUTADOR?

Esteja adquirindo um novo computador ou apenas trocando a fonte de alimentação, é preciso observar alguns detalhes e substituir o componente defeituoso o quanto antes:

  • Desligamentos sem motivos/inesperados;
  • Ventoinha da fonte defeituosa (fazendo barulho);
  • Superaquecimento (ventoinha totalmente parada);
  • Cheiro de queimado (meio óbvio)

Portanto, ao escolher sua nova fonte, lembre-se que ela deve suportar as instabilidades de carga, por conta de possíveis variações da rede elétrica, já que ela suporta tais alterações e protege os demais componentes mantendo a voltagem correta.

Outros fatores são determinantes na escolha da fonte e que resultarão em um bom rendimento da máquina como um todo são:

  • Capacidade total de alimentação;
  • Quanto de energia os demais componentes irão exigir;
  • Entrega “real” de watts;
  • Possuir certificação adequada ao seu propósito;

Nota: Uma fonte que recebe a certificação de “80 Plus”, por exemplo, significa que ela entrega 80% da energia gerada, perdendo-se 20% por conta do calor de seu funcionamento. 

Abaixo temos uma tabela expondo melhor sobre a eficiência garantida pelos selos:

selo fontes de alimentação

Os computadores da Razor recebem os melhores componentes na confecção manual de cada um. Que tal dar uma conferida no nosso site e ver o que nossas máquinas podem oferecer para você.

FONTE DE ALIMENTAÇÃO: MODULAR, SEMI-MODULAR E NÃO MODULAR

Quanto às fontes de computador, existem 3 tipos: modular, semi-modular e não modular, mas o que difere uma da outra?

Definir o modelo a ser comprado vai depender muito da utilização do PC. Já que os componentes que constituem um computador necessitam de uma carga adequada para que tenham um bom funcionamento. Além de que tantos outros aquecem e se a refrigeração não for adequada, pode ocasionar problemas em seu funcionamento.

FONTE DE ALIMENTAÇÃO DO COMPUTADOR: ESSENCIAL

Conforme pudemos ver no decorrer do texto, é muito importante a escolha da fonte de alimentação do computador. Pensando nisso, o usuário deve definir seu investimento visando as demandas que serão realizadas por seu computador, seja ele para uso pessoal, profissional ou para sua empresa.

Sempre é bom lembrar que um componente de qualidade inferior pode acarretar em maiores transtornos, gerando atrasos e possivelmente criando uma quantidade relevante de estresse. Procure investir em produtos de procedência, atendo-se para as necessidades reais.

Portanto, se você ou sua empresa precisam atualizar o seu parque de máquinas, entre em contato com um de nossos consultores. Aqui na Razor Computadores configuramos a workstation perfeita com a fonte adequada para quaisquer que sejam as suas necessidades profissionais. E sabe o que nós preparamos para você? Uma consultoria gratuita com nossos especialistas para você tirar suas dúvidas e montar o computador perfeito para as suas exigências. 

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhá-lo no Instagram e marcar a @razorcomputadores_ para que a gente possa ver?

WhatsApp