BLOG > Hardware | 21/07/2021

Tipos de refrigeração para computadores: diferenças entre Water Coolers e Air Coolers

Conheça os tipos de refrigeração para computadores e entenda as diferenças entre Water Coolers e Air Coolers e principais recomendações de cada um deles.

 

Em primeiro lugar, os Water Coolers e Air Coolers foram desenvolvidos para solucionar os problemas de superaquecimento e ventilação dos equipamentos dos computadores. Principalmente para a refrigeração de componentes de alto desempenho como o processador e a placa de vídeo.

Caso haja superaquecimento os componentes do computador podem ter uma queda de desempenho e até causar algum defeito caso a temperatura chegue a níveis extremos. Em segundo lugar, quando vamos buscar opções de coolers encontramos infinitas opções, com diferentes tamanhos, preços e funcionamento.

Anteriormente ao surgimento e a popularização dos coolers, engenheiros utilizavam placas de metal em cima dos processadores como forma de dissipar o calor, sendo os famosos dissipadores. Porém, com o passar dos anos e a evolução na tecnologia tanto dos processadores, como das placas de vídeo, apenas o dissipador não era o suficiente para manter as temperaturas em níveis operacionais desejáveis. Assim surgem os coolers e fans, com o objetivo de remover o ar quente de dentro do computador.

Air Cooler ou Water Cooler: nesse post iremos falar qual o melhor sistema de refrigeração para o seu computador. Ficou curioso? Então, vamos lá!

 

coolers

 

Inicialmente, é preciso salientar que ambos os sistemas funcionam de formas distintas e são indicados para características de uso específicas. A maioria dos computadores são equipados com dois coolers, sendo um para reduzir a temperatura dos processadores e demais peças, e o outro tem o objetivo de afastar as altas temperaturas da fonte de alimentação.

 

Air Coolers

Os Air Coolers em sua maioria são compostos por um dissipador de calor, comumente feito de alumínio com base em cobre. Nesse sentido, o alumínio é um metal que absorve de forma mais lenta o calor e tem como vantagem o fato de dissipá-lo de forma mais rápida. Por outro lado, o cobre absorve o calor de forma mais rápida que o alumínio, entretanto a dissipação é mais lenta, tornando o uso de Air Cooler feito na sua maioria por cobre, mais indicado para gabinetes com boa ventilação interna. 

Devido a isso, recomenda-se para computadores de alta performance e workstations Air Coolers que tem o cobre como material principal. Existem diversos modelos de Air Coolers no mercado, dentre eles, destaque para os coolers box, que são considerados os modelos de coolers mais simples e que comumente já acompanham os computadores quando saem de fábrica. Este modelo foi desenvolvido para evitar o aquecimento de computadores que exercem atividades cotidianas como uso em escritórios, acesso à internet, reprodução de músicas e vídeos. 

 

coolers

 

Além disso, há também os modelos de Air Coolers voltados para a alta performance. Esses modelos contém o mecanismo “push and pull” que consiste em manter um ciclo constante de circulação de ar. Desse modo, ele funciona da forma em que um fan empurra o ar em direção ao dissipador de calor e outro fan retira o ar quente que ali estava. 

Entretanto, existem alguns problemas relacionados ao resfriamento a ar nos Air Coolers que podem ocorrer devido ao acúmulo de poeira na entrada/saída do fan. Nesse sentido, é necessário remover a sujeira para evitar o superaquecimento ao menos uma vez a cada três mês, o que nem sempre é uma tarefa fácil de fazer em casa, pois é necessário abrir o computador e trabalhar próximo a peças sensíveis.

Além disso, outro fator a se considerar na escolha do método de resfriamento é o ruído causado pelos fans. Os ventiladores emitem um som alto, problema que se torna desagradável quando mais de um é necessário — como em gabinetes com hardware potente.  Por esta razão é que a manutenção, como a limpeza e a lubrificação dos fans, é necessária para evitar este tipo de problema.

 

 

Water Coolers

Assim como o seu próprio nome já diz, Water Cooler é um cooler movido à água destilada. Este modelo de cooler é popularmente usado pelos amantes do Overclock, para resfriar de forma eficaz os componentes dos computadores que estão sendo levados aos seus limites.

O funcionamento dos Water Coolers é semelhante ao de um radiador de automóvel, ou seja, uma bomba lança a água fria sobre um dissipador e então, a água quente passa por outra tubulação e vai para uma espécie de radiador, onde é resfriada através de uma ventoinha. Water Coolers além de manter a temperatura do processador em níveis estáveis, também refrigeram os demais componentes de um computador como a placa de vídeo e a placa mãe.

Conforme a tubulação utilizada, a água pode ser transferida por tubos de acrílico e assim, receber corantes específicos para auxiliar na refrigeração e no design. Além disso, algumas empresas também adicionam aditivos à água para melhorar a vida útil do sistema de refrigeração.

À primeira vista, a proximidade entre água e componentes eletrônicos não parece ser uma boa ideia, porém, a água destilada utilizada no processo não possui capacidade de conduzir eletricidade, além do fato de não haver no líquido sais minerais para corroer os componentes em um hipotético contato acidental. 

 

coolers

 

Podem ser encontrados dois tipos de Water Coolers: os modelos  lacrados e os custom. O primeiro é o produto que sai da fabricante pronto para a instalação. Encontram-se inúmeros modelos disponíveis no Brasil, como o Water Cooler Corsair Hydro e o Deepcool Maelstrom 240 T. Ambos os modelos contém uma estrutura combinada por uma bomba de água conectada a um dissipador de calor, situado na parte superior do processador, fans e um radiador de alumínio conectado à bomba de água por duas mangueiras.

Os customs, por sua vez, consistem em Water Coolers customizáveis, ou seja, com componentes comprados separadamente que possibilitam a montagem de acordo com a sua demanda de uso e espaço disponível. As principais peças para a montagem de um Water Cooler comum são os anéis de vedação, mangueira, água destilada, bomba e um reservatório de água, além de radiadores e fans. Mas cabe aqui salientar que Water Coolers custom, são recomendados para profissionais que tenham experiência na área.

 

Air Cooler ou Water Cooler: qual a escolha correta para meu uso?

Ao analisarmos os dois modelos em fatores químicos, a competência de dissipar o calor existente no ar é menor que a da água o que torna os Water Coolers mais indicados para usuários e profissionais que buscam fazer uso extremo do processador e demais componentes, na busca do maior desempenho possível.  Além disso, pelo fato de não utilizar fans tão grandes quanto os Air Coolers, o sistema de refrigeração a água é também mais silencioso.

O ponto fraco do sistema de Water Cooler está em uma possível falha na bomba de água em momentos em que o computador estiver ligado e sem a observação de algum usuário, como durante a noite. Embora, venha a ser uma falha rara de acontecer, o superaquecimento dos componentes durante longos períodos de uso pode causar danos irreversíveis aos componentes do computador. Outro fator está no preço dos Water Coolers que são mais caros que os sistemas de refrigeração a ar, mas com o tempo se torna mais benéfico investir em Water Cooler caso seja compatível com sua atividade.

 

coolers

 

Vale ressaltar que os Air Coolers têm valores mais acessíveis, até mesmo em modelos voltados para computadores de melhor desempenho. Além disso, não estão sujeitos a problemas ocasionados por uma única peça, a exemplo das bombas de água no caso dos Water Coolers.

Os Air Coolers topo de linha são equipados com ao menos dois fans e caso um deles pare de funcionar o outro conseguirá manter a temperatura equilibrada nos componentes.

A maior desvantagem do Air Cooler é que nem sempre ele irá garantir a temperatura ideal durante usos extremos dos computadores. Para quem pretende usar aplicações gráficas e de renderização de forma intensa ou aumentar a velocidade de componentes manualmente (overclock), o sistema a ar pode não ser o suficiente.

Portanto, se você possui uma máquina que já é potente, mas pretende levá-la ao extremo, o Water Cooler é a opção indicada. Por outro lado, para os proprietários de computadores de uso casual ou de alta performance que só almejam manter o computador refrigerado, os Air Coolers são mais acessíveis e desempenham bem a função.

 

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre os tipos de refrigeração para computadores e as diferenças entre Water Coolers e Air Coolers?

Para saber mais e ter o computador perfeito para suas atividades, entre em contato com um de nossos profissionais!

 

alguma dúvida

WhatsApp