BLOG > Hardware | 28/04/2020

Como escolher um computador para computação científica? Saiba aqui!

Para trabalhar com computação científica é preciso contar com algumas ferramentas. Uma das mais importantes é o computador, já que a maioria das atividades acadêmicas precisam ser feitas por ele.

Por isso, é importante definir bem quais serão os componentes que farão parte do seu computador de mesa ou notebook, como uma boa memória interna e memória RAM e um processador ideal para evitar travamentos durante a utilização, para executar programas e arquivos pesados.

Neste texto, você entenderá o que deve ser levado em conta na compra de um computador para computação científica e como contar com um atendimento personalizado pode fazer a diferença na sua escolha. Boa leitura!

Como escolher um computador para ciência?

Para trabalhar na área da ciência, é necessário ter um bom computador, que consiga auxiliá-lo durante a realização de atividades consideradas complexas, como lidar com altos volumes de dados, criar projetos de engenharia e arquitetura, ou realizar pesquisas. Além disso, também é preciso que ele tenha capacidade para as práticas de programação, para que seja possível realizar a criação e manutenção de softwares e sites voltados para o meio científico, o que demanda uma máquina potente.

A seguir, veja alguns dos componentes que devem receber uma atenção especial ao escolher um computador para programar.

Processador

É o responsável pelo desempenho da máquina, sendo considerado por muitos o cérebro do computador. Por isso, é importante escolher um bom processador, pois ele também influenciará no desempenho dos demais componentes.

Duas empresas são referência em processamento: a Intel e a AMD. Cada uma possui diferentes séries de equipamentos, que oferecem qualidades e preços variados para todos os bolsos.

Memória RAM

A RAM é um tipo de memória que guarda informações temporariamente, além de auxiliar na leitura de programas e arquivos que estão sendo executados. Ter um computador com uma boa quantidade dessa memória é importante, já que é ela quem permite a execução de vários programas sem travamentos — ou reduzindo a sua frequência.

O mais indicado é que um computador para computação científica tenha 16GB ou 32GB de RAM, o que garantirá um bom desempenho ao abrir diversas abas ao mesmo tempo ou executar programas mais pesados.

HD

O HD (Hard Disk) é responsável por guardar as informações, os programas e os dados no computador, para que você possa acessá-los quando quiser. É um componente bastante importante e um dos mais comentados ao escolher ou montar uma máquina.

É importante que um computador para computação científica tenha uma boa memória para guardar todos os arquivos necessários. Além disso, como as atualizações precisam de memória para serem instaladas, contar com um bom HD ajuda a garantir que os programas utilizados para essa e outras atividades estejam sempre atualizados.

Entretanto, caso ache que não há espaço o suficiente para guardar tudo aquilo que você precisa, é possível contar com HDs externos, que agem como uma extensão da memória alocada no computador, permitindo o armazenamento de mais dados.

Uma alternativa ao HD é o SSD, que apresenta um tempo de resposta mais rápido. Apesar de serem menos frágeis, são oferecidos no mercado por um preço maior e contam com uma durabilidade menor do que um HD.

Sistema Operacional

Um fator que muitas pessoas acabam não levando em conta ao escolherem um computador é o seu sistema operacional. Existem algumas opções no mercado que podem fazer a diferença no desempenho das suas atividades.

Um dos sistemas operacionais mais utilizados é o Windows, desenvolvido pela Microsoft. Ele funciona nos mais variados tipos de máquina e permite uma certa liberdade ao usuário, além de ser o mais popular.

Outro sistema bastante popular é o Linux, utilizado principalmente por programadores por ser um software livre. Ele permite uma maior liberdade para fazer modificações, sendo uma ótima escolha para quem pretende seguir esse caminho.

Tela

Apesar de não fazer parte do computador, mas ser um dos seus periféricos, o monitor pode auxiliar ou atrapalhar bastante o seu desempenho.

Uma tela muito pequena poderá esconder diversos elementos dos programas, ocasionando atrasos no seu fluxo de trabalho. Por isso, é importante escolher um monitor que atenda às suas necessidades e lhe dê uma boa visão dos softwares e arquivos que serão executados.

O modo como as cores são transmitidas na tela também pode sofrer alterações, a depender do tipo de monitor que será escolhido.

Tela LCD

A tela LCD (Liquid Crystal Display) é uma das mais comuns, utilizada por grande parte dos usuários de computadores desktop. Ela foi uma revolução para a época, já que eliminou as distorções causadas pelas antigas telas curvas.

Tela AMOLED

A tela AMOLED (Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode) oferece cores mais vivas e uma iluminação até 150% maior do que em telas comuns de LCD, o que acaba sendo uma opção mais viável para quem precisa lidar com cores e imagens no dia a dia.

Qual é a importância de contar com um atendimento personalizado ao escolher um computador?

Quando falamos de computadores, cada usuário terá suas necessidades próprias. Por isso, é importante fazer a sua compra com uma empresa que consiga promover um atendimento personalizado e que ofereça exatamente aquilo de que você precisa.

No caso da compra de máquinas mais robustas, essa necessidade é ainda maior, já que o desempenho das suas atividades pode ficar comprometido se você optar por um computador com algum componente que não seja tão potente.

A Razor oferece aos seus clientes uma venda consultiva, na qual você poderá compartilhar as suas necessidades e dizer quanto pretendem gastar com o computador. Por meio desses dados, os especialistas podem indicar as melhores máquinas e componentes.

Além disso, contar com um atendimento personalizado auxiliará na resolução de dúvidas. Assim, você poderá entender o que cada componente faz e como ele influencia nas suas atividades — evitando realizar uma compra às cegas.

Agora que você já sabe quais pontos deve analisar ao comprar um computador para programar e entender a importância de contar com um atendimento personalizado, comece a pesquisar sobre os melhores componentes que lhe ajudarão a realizar o seu trabalho com mais praticidade e desempenho.

A Razor pode lhe dar uma mãozinha nessa missão, por meio do seu atendimento personalizado e dos seus produtos de qualidade, que o auxiliarão nas mais diferentes tarefas. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços, agora mesmo! Temos certeza de que temos os melhores computadores para você! Siga-nos nas redes sociais.

WhatsApp