BLOG > Geral | 18/10/2023

Thunderbolt 5: Saiba mais sobre o novo padrão conexão da Intel

A Intel apresentou mais algumas características do seu novo padrão de conectividade. O Thunderbolt 5 promete dobrar a velocidade vista em seu antecessor.

Thunderbolt 5, Mais Velocidade, Mais Poder

A característica mais notável do Thunderbolt 5 é a incrível velocidade de transferência de dados. Com uma velocidade de até 120Gbps, esse padrão supera em muito o seu antecessor, o Thunderbolt 4, que oferecia 40Gbps. No entanto, vale ressaltar que essa velocidade máxima é alcançada quando se utiliza um modo de transmissão dedicado. Em uma configuração padrão, o Thunderbolt 5 oferece quatro conexões de até 40Gbps cada, com duas delas sendo utilizadas em cada direção, proporcionando 80Gbps de transferência bidirecional, o dobro do Thunderbolt 4. Isso é um salto significativo na capacidade de transferência de dados, que beneficiará diversos usuários.

Dessa forma, em cenários onde a largura de banda extra é necessária, como monitores de resolução extremamente alta, o Thunderbolt 5 pode adaptar-se para atingir velocidades de transmissão de até 120Gbps, mantendo até 40Gbps de capacidade de recebimento. Assim, isso abre as portas para configurações de exibição que antes eram inimagináveis, como monitores com taxas de atualização de até 540Hz e a capacidade de conectar até três monitores 4K com taxas de atualização de até 144Hz, ou mesmo múltiplos monitores 8K.

Melhorias Além da Velocidade

A velocidade aprimorada do Thunderbolt 5 não se limita apenas à transferência de dados. Também beneficia o uso de dispositivos externos, como drivers externos e GPUs, que podem aproveitar ao máximo as conexões Thunderbolt. Além disso, o protocolo de dados USB agora suporta velocidades de transferência de até 20Gbps, com um requisito mínimo de 10Gbps. Essa melhoria é um grande impulso para aqueles que dependem de dispositivos USB para transferir dados rapidamente.

O Thunderbolt 5 também oferece suporte para várias tecnologias essenciais, incluindo DisplayPort 2.1, USB4 v2.0 com incríveis 80Gbps de velocidade e PCIe 4.0. Essas tecnologias complementam a velocidade e a capacidade de transferência do Thunderbolt 5, proporcionando uma experiência de conectividade verdadeiramente avançada.

Recarga de Dispositivos Aprimorada

Além das melhorias na velocidade e na capacidade de transferência, o Thunderbolt 5 também leva a recarga de dispositivos a um novo patamar. Agora, é possível recarregar dispositivos com uma potência de até 240W, um salto significativo em relação aos 140W do padrão anterior. Isso significa que você pode recarregar seu laptop, tablet ou outros acessórios rapidamente, mantendo-os prontos para uso durante mais tempo. A potência mínima necessária para recarregar acessórios é de 15W, o que garante flexibilidade na hora de conectar e recarregar dispositivos.

Por fim, a expectativa é que os primeiros computadores e acessórios compatíveis com esse novo padrão estejam disponíveis a partir de 2024. Isso abre as portas para um mundo de possibilidades, desde configurações de exibição mais avançadas até a transferência de dados mais rápida e eficiente.

Via: videocardz

WhatsApp