BLOG > Geral | 13/09/2022

Servidores: o que são?

Os servidores são computadores que servem… 👀

servidores

Claro que não é algo tão simples assim. Os servidores são computadores capazes de atender inúmeras demandas e requisições, gerenciando serviços e funcionalidades de uma rede de computadores. Eles operam na transmissão de informações e conexões de acordo com as necessidades da estrutura de TI de uma empresa.


Os computadores conectados ao servidor também acessam arquivos e programas armazenados nele. Essas máquinas possuem uma configuração muito específica para atender aos inúmeros processos que dependem de seu funcionamento pleno e contínuo. Em outras palavras, os servidores são mais poderosos que os computadores tradicionais pois sua função exige um maior suporte e potência.

servidores

Nós aqui da Razor oferecemos servidores aos nossos clientes, quando eles precisam de uma máquina de alta performance e que atenda as maiores demandas que seus processos exigem.

Como funcionam os Servidores?

O funcionamento dos servidores pode ser resumido em simples palavras: eles servem (deu! chega dessa piada! 😩). Mas realmente eles funcionam para atender os serviços que são armazenados e gerenciados neles, possuindo componentes muito mais “parrudos” que os computadores mais básicos.


Além disso, a empresa deve adaptar toda uma estrutura física para acomodar e garantir o funcionamento sem problemas dos servidores. O ambiente onde eles ficam normalmente inclui um sistema de resfriamento próprio devido às altas temperaturas que alcançam durante o pleno funcionamento.

Normalmente, as empresas colocam esses computadores em racks e em salas separadas dos demais computadores “normais”. Pois, os cuidados que são necessários para que eles possam executar suas tarefas são inúmeros, tanto a nível de hardware quanto software.

servidores


Eles transmitem dados para e entre os demais computadores do parque de máquinas de uma organização, gerenciam o tráfego e, na grande maioria dos casos, são responsáveis pelo armazenamento dos backups das informações mais importantes e relevantes. Seu serviço consiste em centralizar todos esses dados e manter o funcionamento dos processos, provendo segurança e estabilidade entre as workstations.

Escolher um Servidor

É o setor de compras ou de Tecnologia da Informação que vai decidir qual modelo de servidor a empresa precisa. Mas, a decisão deve levar em consideração as necessidades da empresa, os problemas que precisam resolver com a implementação de um servidor para a instituição.

O investimento normalmente é alto em decorrência de todo o conjunto de elementos que o completam: um sistema operacional, um firewall, licenças para antivírus, softwares utilizados, um programa de backup, etc. As cifras vão aumentando de acordo com a configuração do maquinário e aplicações a serem utilizadas.

Antes de realizar um investimento definitivo, a empresa deve analisar o nível das operações que executa. Os servidores realizam as tarefas numa escala mais elevada do que os computadores básicos, e a máquina adequada para essas determinadas funções deve atender ao que a empresa procura e está disposta a investir.


Uma resposta satisfatória à indagação dessa análise pode resolver as maiores pendências numa organização empresarial. No entanto, em muitos casos, um computador mais simples pode dar conta do recado. Tudo vai depender dos processos que são realizados e o quanto eles demandam de hardware e software.

Afinal, Servidores Servem… 😅


Os servidores desempenham um papel fundamental no bom funcionamento de toda e qualquer organização que possua uma carga elevada de dados em seus processos e exija grande segurança e confiabilidade.

A gama de possibilidades que surgem com a aquisição de um servidor multiplica-se em vários níveis e elencam as entidades empresariais para competirem com seus concorrentes, porém, com um diferencial em sua estrutura que resultará numa vantagem e ganhos futuros.

Se sua empresa está precisando de um servidor para que os processos se tornem melhores e mais efetivos, entre em contato com um de nossos consultores ou acesse nossa loja aqui.

Quer saber mais sobre workstations, computadores e tecnologia da informação? Continue acompanhando o nosso blog e redes sociais.

Está em busca de soluções personalizadas para workstations? Clique aqui e saiba mais!

WhatsApp