BLOG > Geral | 24/10/2022

Processadores Intel de 13ª Geração

Ao apresentar sua 13ª geração de processadores, a Intel traz a evolução na tecnologia com o objetivo de um melhor desempenho e em seu site afirma que esses processadores trazem uma “ideia de um multiverso onde todos poderão ter e ainda ser tudo o que desejam”. Bem Black Mirror, né? 🧐


A própria Intel apresentou um vídeo de lançamento da 13ª geração de seus processadores em seu canal no YouTube. Confira abaixo:

E nós aqui da Razor Computadores estamos sempre atentos em relação à novas tecnologias e essa nova geração dos processadores Intel promete trazer mais  avanços no desempenho dos computadores.

Quais os modelos da 13ª geração da Intel?

A 13ª geração da Intel (Raptor) apresenta alguns modelos com  especificações distintas. Abaixo é possível observar as variações presentes no lançamento dessa evolução nos processadores:

modelos Intel de 13 geração
Modelos da 13ª Geração

Novidades da 13ª geração da Intel

Avanço no desempenho da arquitetura híbrida – Combina duas microestruturas novas no núcleo: os Núcleos de performance (Performance-cores 8 P-core) e de Energia (Efficient-cores até 16 E-cores) no mesmo processador. No entanto, alguns dos processadores da 13ª geração não possuem essa arquitetura híbrida, apenas P-Cores, com cache igual aos da 12ª geração. Para saber mais detalhes, você pode conferir no site ark.intel.com. O Intel Thread Director realiza a combinação entre P-cores e E-cores, enviando a carga de trabalho correta para o núcleo certo no momento apropriado.

Ele prioriza e gerencia a distribuição dessas cargas de trabalho, direcionando tarefas para o thread mais otimizado. Atualmente, por padrão, esse recurso já está ativado, funcionando conjuntamente com o sistema operacional na distribuição inteligente das cargas de trabalho. A Intel indica que o Windows 11 é o sistema operacional mais aconselhado para utilização de todos os recursos dessa tecnologia, pois ela pode variar de acordo com o S.O.

Criando mais – Com os P-cores mais rápidos e E-cores suportando DDR4 e DDR5, além da PCIe 4.0 e 5.0, o número de tarefas simultâneas é maximizado, possuindo as opções de configuração desses elementos numa mesma plataforma. Ou seja, independente do tipo de criação, você poderá transmitir, navegar, editar, conversar por vídeo, etc, e o ritmo que você executa as tarefas não será diminuído.
Para todas as horas – Flexibilidade na arquitetura para as principais aplicações, oferecendo o máximo de desempenho personalizado. E quanto ao processo de overclocking, ele é facilitado, seja para iniciantes ou para especialistas, por conta do Intel Extreme Tuning Utility, ou XTU (software de ajuste de desempenho).

logo processador Intel de 13 geração

As configurações dos computadores que receberão a nova linha dos processadores da família Core, exigiram uma tecnologia que possibilite seu melhor desempenho, portanto, estamos atentos e buscando o que há de mais avançado para o seu computador.

Especificações da 13ª Geração Raptor Lake

Os processadores Intel da 13ª geração trazem os núcleos Raptor Cove, com desempenho elevado e otimizado em comparação à geração anterior, suportando uma frequência extra de até 600 MHz.

Manteve-se o soquete LGA 1700, ou seja, os processadores da 12ª geração ainda serão compatíveis com os novos chips.

Um resumo dos novos processadores da 13ª geração:

  • Até 24 núcleos (combinação de núcleos P (desempenho) e E (eficiente) e 32 threads;
  • O Intel Thread Director otimiza as cargas de trabalho ajudando o sistema operacional a distribuir cargas para os núcleos ideais;
  • O Intel Core i9-13900K é o CPU mais rápido do mundo com uma velocidade de clock de 5,8 GHz nos núcleos P;
  • Suporte DDR4 3200 e DDR5 5600;
  • Suporte PCIe 4.0 (até 4 vias) e PCIe 5.0 (até 16 vias);
  • P-cores, E-cores, gráficos e memória podem ser “overclockados” nos chipsets Z690 e Z790;
  • Suporte XMP 3.0;
  • Gráficos integrados capazes de conduzir vídeo 8K60 HDR e quatro monitores 4K60 simultâneos;
  • Intel Killer Wi-Fi 6E.

13ª Geração Intel: Processamento e Desempenho

A chegada dos processadores Intel da 13ª geração, conforme a própria empresa afirma, está prevista para o final de 2022, pois informações indicam  que o novo modelo será lançado para o público no final do mês de Outubro.


Enquanto o lançamento não chega até nós, vamos aguardar e conferir o que essa nova geração dos processadores irá trazer aos seus usuários. Pois com a evolução das tecnologias a Razor estará sempre trazendo novos conteúdos para você que curte tecnologia tanto quanto a gente.

Enfim, caso você ou sua empresa estejam precisando atualizar o seu parque de máquinas, entre em contato com um de nossos consultores e configure a workstation perfeita para quaisquer que sejam as suas necessidades profissionais. E sabe o que nós preparamos para você? Uma consultoria gratuita com nossos especialistas para você tirar suas dúvidas e montar o computador perfeito para as suas necessidades.

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhá-lo no Instagram e marcar a @razorcomputadores_ para que a gente possa ver? E se quiser conferir mais conteúdos como esse, você pode acessar nosso blog no link https://razor.com.br/blog/.

WhatsApp