BLOG > Geral | 08/03/2023

GPUs RTX 6000 Ada já estão disponíveis no mercado

Anunciada em setembro de 2022, a nova placa de vídeo da NVIDIA é voltada para profissionais do setor gráfico e que necessitam de alto desempenho.

A RTX 6000 Geração Ada conta com recursos e tecnologias que prometem um alto desempenho para os diversos workflows profissionais. Dessa forma, o novo modelo substitui a RTX A6000, e sua arquitetura é baseada na GPU NVIDIA Ada Lovelace. O modelo chegou ao mercado estadunidense pelo valor de US$ 6.800, aproximadamente R$ 34 mil.

Uma GPU poderosa para workstations 

Focada em perfis profissionais com altas demandas de criação de conteúdo em alta resolução, engenharia e arquitetura, a RTX 6000 Ada combina 142 RT Cores de terceira geração, 568 Tensor Cores de quarta geração e 18.176 núcleos CUDA com 48GB de memória gráfica. Portanto, são modelos que têm a capacidade de entregar um alto desempenho e recursos que irão proporcionar experiências criativas incríveis. 

Demonstração do uso da RTX 6000 Ada pela NVIDIA
Demonstração do uso da RTX 6000 Ada pela NVIDIA

Características da NVIDIA RTX 6000 Ada

  • GPU AD102;
  • 48 GB de memória GDDR6 com código de correção de erros (ECC);
  • 18.176 núcleos CUDA, 568 Tensor Cores e 142 RT Cores;
  • Consumo de energia de 300W;
  • Conector 12VHPWR;
  • Largura de banda até 960 GB/s;0
  • 4 slots DisplayPorts 1.4;
  • Barramento Gráfico: 16 PCIe 4.0;
  • Formato: Dois slots, 4,4×10,5 polegadas;
  • Temperatura: Ativa;
  • Suporte para software vGPU: NVIDIA vPC/vApps, NVIDIA RTX Virtual Workstation;
  • VR Ready: Sim.

Clique aqui para ver a ficha técnica completa da NVIDIA RTX 6000.

RTX 6000 ADA vs RTX A6000

De acordo com o usuário do Reddit “Healthy-Blood-54” fez uma série de testes de benchmark no novo hardware da NVIDIA e constatou que a GPU marcou 30.518 pontos no 3DMark Time Spy, o que indica até 72% mais desempenho que sua antecessora com arquitetura Ampere e duas vezes mais poder de processamento que a Quadro RTX 6000, que utilizava a arquitetura Turing.

Print disponibilizado pelo usuário Healthy-Blood-54 no Reddit
Print disponibilizado pelo usuário Healthy-Blood-54 no Reddit

O usuário afirma que atingiu essa performance sem exceder 85ºC, com o cooler ajustados em 70% de sua velocidade máxima, e que por fim, o sistema de ventilação da GPU faz menos ruídos se comparado com a RTX A6000 Ampere.

Conheça mais sobre Arquitetura NVIDIA Ada Lovelace, utilizada na RTX 6000

A arquitetura Ada Lovelace conta com recursos que combinam o poder dos gráficos, computação e inteligência artificial avançada. Trazendo recursos de Ray Tracing poderosos na nova geração de GPUS.

Portanto, a nova arquitetura acelera o poder da RTX melhorando o desempenho de renderização, gráficos, ciência de dados e AI. Segundo a NVIDIA, a Ada leva a RTX a um novo patamar para cargas de trabalho profissionais.

Recursos da Ada Lovelace

RT Cores de 3ª Geração

Se comparados com a geração passada, os RT cores de 3ª geração oferecem até 2 vezes o desempenho de Ray Tracing, dessa forma garante um alto desempenho na hora de renderizar imagens fotorealistas.

Além disso, os RT Cores avançados são combinados com uma tecnologia chamada Shader Execution Reordering (SER), que reordena dinamicamente cargas de trabalhos ineficientes, afim de melhor o desempenho do shader, que por sua vez, acelera o desempenho da renderização de imagens com Ray Tracing.

CUDA Cores

Os CUDA Cores baseados em Ada® oferecem processamento de velocidade dupla para operações de ponto flutuante de precisão simples (FP32) em relação às GPUs da geração anterior.

Comparados com a geração anterior, os Cuda Cores baseados em Ada contam com processamentos de velocidade dupla para operações de ponto flutuante de precisão simples (FP32), e como resultado, geram ganhos significativos em desempenho para workflows gráficos e workflows de computação.

Tensor Cores de 4ª geração

Os novos Tensor Cores de 4ª geração são especializados para a multiplicação e acumulação de operações matemáticas de matrizes deep learning. 

A nova geração tem a capacidade de acelerar mais tipos de dados e contam com suporte para dispersão estruturada refinada, desse modo tem o poder de oferecer mais de 2 vezes a taxa de processamento para operações de matriz de tensores em comparação com a geração anterior. 

PCIe 4.0

As novas GPUs Ada são compatíveis com PCIe 4.0, que comparados com a sua versão anterior (PCIe 3.0), proporcionam 2 vezes a largura de banda. Dessa forma resulta em mais velocidade de transferência de dados da memória da GPU para tarefas com uso intensivo de dados.

E aí, curtiu esse conteúdo? Já que agora você conhece um pouco mais sobre os novos modelos de GPU da NVIDIA e suas tecnologias, que tal compartilhar com aquele amigo(a) que adoraria saber mais sobre esse assunto também?

Ah, e quer mais conteúdos como esse? Basta acessar nosso blog!

WhatsApp