BLOG > Geral | 23/02/2024

TIPOS DE ARMAZENAMENTO 

A capacidade de armazenamento influencia no desempenho de qualquer sistema. Compilar e analisar dados é uma prática cada vez mais comum e necessária em nosso cotidiano, independentemente do tipo de ferramentas e recursos que sejam utilizados. 

Desde o início da computação, a forma como armazenamos informações mudou rapidamente. O que antes demandava pilhas de documentos, agora pode ser guardado em dispositivos cada vez menores e mais poderosos. Neste blog, vamos explorar essa evolução dos dispositivos de armazenamento. Acompanhe os próximos tópicos e boa leitura!

Vantagens do armazenamento

Fica evidente que uma das principais aplicações está em facilitar a forma de organizar, acessar e processar informações. Além disso, vale elencar, ponto a ponto, outras vantagens:

  • Agiliza a localização e o acesso a dados.
  • Reduz custos com preservação e busca de documentos.
  • Possibilita o acesso remoto ou móvel, dependendo do recurso usado.
  • Oferece recursos de segurança e proteção das informações.
  • Otimiza o processamento de dados.
  • Melhora significativamente o desempenho operacional de computadores e outros dispositivos.

Quais os tipos de dispositivos de armazenamento existentes?

Os dispositivos de armazenamento em informática passam por um processo constante de criação e aprimoramento, com uma trajetória que se estende por mais de meio século. Confira abaixo como surgiram os dispositivos de armazenamento ao longo dos últimos 60 anos. 

HD

O HD (disco rígido) surgiu com a criação do primeiro computador, desenvolvido pela IBM em 1956, o IBM 305 RAMAC. Apesar de ser do tamanho de uma geladeira e pesar mais de uma tonelada, a capacidade de armazenamento do HD era de apenas 5 MB.

DISQUETE

Durante a década de 1960, a IBM trabalhou na criação de um sistema de armazenamento móvel, que fosse mais simples e barato. Foi assim que, em 1971, disponibilizou no mercado os dispositivos conhecidos como disquetes, com apenas 80 KB de capacidade. Ao longo do tempo, o produto passou por inúmeras evoluções até chegar ao seu auge, em 1990, quando o principal modelo conseguia armazenar 1,44 MB, porém, logo caindo em desuso.

ZIP DRIVE

Com um formato semelhante ao dos disquetes mais modernos da época, o zip drive foi lançado em 1994. O grande diferencial estava na capacidade elevada de armazenamento, de 100 MB.

CARTÃO DE MEMÓRIA

Desde então, em 1990, outro tipo de dispositivo móvel surgiu: o cartão de memória. O primeiro do tipo a se destacar foi o CompactFlash, lançado em 1994, inicialmente, com capacidade de armazenamento de 2 MB. Pouco tempo depois, em 1999, surgiram os modelos de cartão de memória no formato SD, mais utilizados até hoje. Quando lançado, o cartão SD tinha capacidade para armazenar 2 GB. Depois, vieram o SDHC (2006), com até 32 GB, e o SDXC, com opção de até 256 GB de armazenamento.

PEN DRIVE

No ano de 2000, os pen drives surgiram como um avanço significativo, revolucionando a transferência de dados por dispositivos móveis. Neles, a gravação de informações é mais rápida. Além disso, a portabilidade e a acessibilidade também são melhores. Quanto à capacidade de armazenamento, ela partiu dos 8 MB nos primeiros modelos, chegando a até 1 TB, atualmente.

SSD

Embora seja usado desde o início da década de 1990 em alguns modelos de computadores, o Solid State Disk (SSD), ou unidade de estado sólido, só chegou ao mercado como item de uso doméstico em 2007. Esse tipo de dispositivo é uma evolução do HD, por atender ao mesmo propósito de armazenamento, mas de forma mais eficiente. Isso porque seu formato não está baseado em discos magnéticos, e sim em chips de memória flash. Na prática, isso resulta em maior agilidade de processamento e menor consumo energético. Atualmente, os SSDs estão ficando menores, chegando ao tamanho de pen drives, dependendo da marca. Entretanto, a capacidade de armazenamento continua em expansão, alcançando até 10 TB

SSHD

Em 2007, foi lançado no mercado o primeiro disco híbrido de estado sólido, conhecido como SSHD. A principal característica desse dispositivo é que ele alia a capacidade de armazenamento dos discos rígidos com a tecnologia utilizada pelas unidades de estado sólido.

À medida que o tempo avança, os SSDs continuam sua evolução, reduzindo seu tamanho até atingirem dimensões comparáveis aos pen drives, dependendo da marca. Mesmo com essa diminuição física, a capacidade de armazenamento permanece em expansão, alcançando agora até incríveis 256 TB. Esta combinação de eficiência e capacidade coloca o SSDs como pioneiro do armazenamento de dados, promovendo uma experiência mais rápida e eficaz para os usuários.

Há mais de 60 anos, os dispositivos de armazenamento vêm sendo aprimorados. Alguns caíram completamente em desuso, como os disquetes. Outros continuam em evolução, acompanhando a crescente necessidade de preservação e processamento dos dados. É um processo contínuo. Há uma série de aspectos a considerar antes da escolha. E a questão não é a de que um tipo é melhor do que outro. O importante é encontrar o modelo que esteja mais alinhado às suas necessidades e exigências. 

Gostou do conteúdo e quer saber como escolher o dispositivo de armazenamento? Confira nosso e-book aqui! Além disso, se você quer saber mais sobre workstations e tecnologia da informação acompanhe nosso blog e redes sociais. 

Está em busca de soluções personalizadas para workstations? Clique aqui e saiba mais!

WhatsApp