Saiba o que levar em consideração na hora de escolher o melhor antivírus!

Escolher o melhor antivírus não é fácil. Muitas vezes o tiro sai pela culatra, pois um software ruim pode causar lentidão e travamentos no computador, além de não oferecer a segurança necessária.

Há casos em que a pessoa paga caríssimo por um antivírus que oferece uma proteção muito além daquilo que ela precisa. Para escolher o melhor antivírus é preciso entender melhor as opções do mercado e as necessidades dos clientes.

Pensando nisso, este post falará sobre o que levar em consideração na hora de escolher o melhor antivírus. Serão abordados tópicos como custo, funcionalidade, confiabilidade e experiência. Ficou interessado nas dicas? Então, tenha uma boa leitura!

Pago vs gratuito

Os antivírus gratuitos geralmente atendem às necessidades dos computadores pessoais. O porém é que as últimas versões vêm com muitas propagandas impossíveis de serem removidas, a menos que o usuário adquira a versão paga.

Além de irritantes, elas causam perda considerável no desempenho dos computadores. No entanto, existem alguns usuários mais exigentes que necessitam de funcionalidades extras.

Os usuários que demandam por privacidade na internet podem requisitar um antivírus que ofereça VPNs para navegação.

Funcionalidades

O que diferencia os antivírus gratuitos dos pagos são as funcionalidades. Os gratuitos costumam oferecer apenas opção de verificação de arquivos. Já os pagos oferecem recursos de proteção extra, como antispam, firewall, antispyware, rotinas de backup e proteção contra ransomwares.

Algumas marcas oferecem bases de dados de vírus menores nas versões gratuitas e outras mais completas na versão paga.

Há também os antivírus corporativos. Esses são instalados nos servidores e são responsáveis pela proteção centralizada de toda a rede que está conectada por eles. No entanto, a funcionalidade mais importante para as empresas certamente é o suporte 24 horas em caso de catástrofe. Os antivírus pagos contam com uma equipe de atendimento em casos de situações de emergência.

Avaliação de críticos conceituados

Para garantir qual é o melhor antivírus, é bom olhar a análise de críticos com expertise nesse tipo de software. Algumas empresas independentes, como o AV Test e o AV Comparatives, realizam testes de várias marcas de antivírus e divulgam um ranking com os melhores. Os rankings são divididos por categorias como celulares, Windows, MAC etc.

Tempo de mercado

O tempo de mercado é um fator determinante para escolher uma empresa de antivírus. Isso indica a experiência no combate às ameaças e também uma base de dados mais completa em relação aos concorrentes.

As empresas mais antigas contam com rotinas mais eficientes na detecção e remoção de ameaças, além de contarem com a confiança e prestígio de consumidores mais antigos.

Os antivírus são softwares essenciais para computadores pessoais e, principalmente, empresas, pois eles oferecem a proteção necessária para evitar os mais diferentes tipos de ataques. Prevenir ainda é o remédio adequado e, por isso, a escolha do melhor antivírus deve ser a ideal.

Curtiu nosso post sobre como escolher o melhor antivírus? Então não deixe de acompanhar as novidades do nosso blog. Até a próxima!

WhatsApp