Descubra como editar vídeos em 4k!

Nas últimas décadas, tivemos um crescimento exponencial das tecnologias gráficas. Se antigamente, para termos uma experiência de audiovisual imersiva impactante, tínhamos que ir até o cinema, atualmente, conseguimos experimentar isso no conforto de nossas casas. A evolução das resoluções e dos aparelhos de reprodução foi extremamente rápida, pois, em poucos anos, saímos do HD e chegamos ao Ultra HD, o 4K.

Assistir vídeos em 4K é uma tarefa fácil, a maioria dos aparelhos de TV saem com essa resolução de fábrica e muitos dos serviços de streaming já suportam o formato. Entretanto, criar e editar vídeos nessa resolução não é tarefa tão simples. Além de contar com os softwares corretos, a máquina em que essa edição será feita deverá ter um hardware que suporte a carga de trabalho que essa atividade exige.

Neste post, vamos entender como editar vídeos em 4k, como preparar o Adobe Premiere para a edição e os requisitos que uma workstation deve ter para dar conta da carga de trabalho. Confira!

O que é a resolução de vídeo 4K?

A resolução 4K, também conhecida como Ultra HD, é um padrão de qualidade de imagem que está se popularizando e se tornando cada vez mais acessível. Os cinemas, por exemplo, adotam a resolução 4K com projetores que utilizam a resolução de 4096×2160 pixels. Já alguns fabricantes de TV utilizam a proporção de 3840×2160 pixels.

Para entender o tamanho da imagem que a resolução 4k entrega, basta entendermos que uma tela Ultra HD pode receber 4 telas Full HD, que já é uma excelente resolução. Isso faz com que o padrão 4K entregue uma imagem extraordinária, capaz de revelar os mínimos detalhes.

Qual é o melhor software para edição de vídeos em 4k?

Existem vários softwares no mercado que permitem a edição de vídeos em 4K, mas nenhum é tão completo quanto o Adobe Premiere Pro. O programa permite a criação e edição de vídeos com qualidade, graças a funcionalidades modernas.

Além de permitir a edição de vídeos em alta resolução, o Premiere se integra a outros softwares do pacote Adobe, como o After Effects e o Photoshop, entregando muito mais ferramentas de criação.

A dinâmica de edição do Premiere é bem parecida com a dos seus concorrentes, sendo que as linhas do tempo e edição em tempo real também estão presentes. Além disso, a Adobe está sempre aprimorando os seus softwares, implementando novas ferramentas, que facilitam ainda mais atuação dos profissionais, entregando usabilidade e performance.

Quais são os recursos básicos de edição de vídeo no Adobe Premiere Pro?

O Abobe Premiere é um software completo e profissional para a edição de vídeos. Contudo, independentemente do nível do editor, existem alguns recursos básicos que o usuário deve conhecer ao utilizar essa ferramenta. Veja abaixo as principais:

  • controle de interface — a interface do Premiere é intuitiva e funcional, basta que o usuário crie e nomeie um projeto e depois adicione arquivos apenas arrastando e soltando;
  • edição na linha de tempo — após adicionar os arquivos a linha do tempo, é hora de começar a editar, configurando as durações e transições;
  • inserção de efeitos — o Premiere permite a edição de efeitos nos vídeos, sendo que cada um traz predefinições personalizáveis;
  • edição de cores — a ferramenta de correção de cores permite uma qualidade muito mais profissional para o seu vídeo;
  • edição de áudio — o Premiere não se limita a ser um excelente editor de vídeos, pois apresenta uma excelente ferramenta para a edição de áudios, permitindo a remoção de sons indesejados, aprimorando vozes ou removendo efeitos sonoros;
  • exportação em múltiplos formatos — após a edição do vídeo, o usuário poderá exportá-lo no seu formato preferido, sem ficar preso a padrões.

Quais são as especificações de hardware ideais para o Premiere?

Você pode acessar o site da Adobe e conferir os requisitos básicos e recomendados de hardware para cada sistema operacional. Veja abaixo algumas dicas para melhorar o desempenho ao utilizar o Premiere Pro.

Processador

O Premiere utiliza poucas threads no processo de encoding, ou seja, dependendo projeto, poderão ser utilizados de 4 a 8 núcleos. Uma Workstation com processador Intel Core i7 overlocked é uma excelente opção para acelerar esse processo.

GPU

A GPU pode otimizar a velocidade de processamento de alguns efeitos anteriores a codificação. O uso de múltiplas GPUs não trará muitos benefícios para a edição, mas agilizará o fluxo de trabalho, acelerando os efeitos de GPU do Mercury Playback Engine, além do escalonamento de imagens.

Disco rígido

A substituição dos HDs por SSD’s ou SSD’s NVMe, melhorará o desempenho da taxa de transferências, aumentando consideravelmente a velocidade da abertura de projetos, salvamento e o sistema como um todo.

Como configurar uma sequência para 4K no Premiere?

Uma das principais configurações para quem vai editar vídeos em 4K no Premiere é a configuração da sequência. Isso porque, caso o formato do vídeo editado seja diferente das definições de sequência, uma parte do vídeo será cortada. Veja abaixo um pequeno tutorial para evitar esse tipo de contratempo.

  1. Após abrir o Premiere, clique em arquivo e, em seguida, selecione “novo” e depois “Sequência”;
  2. Abrirá uma janela de definições da nova sequência, nela, selecione a aba “Configurações”;
  3. Vá até a opção “modo de edição” e escolha o formato que você editará o vídeo — escolha um modelo predefinido ou personalizado;
  4. Para definir o formato com exatidão, basta mudar as orientações nos campos largura e altura — por padrão, um vídeo em HD tem 4096×2160 pixels.

Por que devo utilizar uma workstation para editar vídeos em 4K?

O fluxo de trabalho em um computador para a edição de vídeos dependerá muito da capacidade de processamento que ele entrega. Quando nos referimos a um software profissional completo, como o Adobe Premiere Pro, estamos falando de uma aplicação robusta, que depende de boa capacidade de processamento, memória RAM e placas de vídeo adequadas.

O desempenho da edição de vídeo melhora consideravelmente de acordo com a potência da placa gráfica. Portanto, se você adicionar duas placas gráficas em um PC, para editar vídeos em 4K, obterá o dobro do desempenho. Contudo, isso será válido até atingir o limite de um dos componentes de suporte, como a memória ou o processador.

Por isso, é importante que, ao adquirir uma máquina para edição de vídeos em altíssima resolução, você pense em equilíbrio. É importante que todos os componentes estejam preparados para receber a carga de trabalho.

Os bons fornecedores de workstations, como a Razor, oferecem uma consultoria, buscando entender as reais necessidades dos clientes, para depois oferecerem o melhor produto. Essa consultoria é mantida do diagnóstico até a entrega da máquina.

Nesse processo, é ensinado o funcionamento básico do hardware e como ele auxilia na resolução dos problemas do usuário. Dessa forma, o cliente tem um acompanhamento completo e toma conhecimento do produto desde os primeiros passos.

Entenda quais são os requisitos básicos de sistema do Premiere Pro para Windows

Especificações mínimas:

  • Processador — Intel da 6ª Geração ou mais recente, ou AMD equivalente;
  • Sistema operacional — Microsoft Windows 10 (64 bits) versão 1803 ou posterior;
  • RAM — 32 GB para mídias 4k ou superiores;
  • GPU — 2 GB de GPU VRAM.

Especificações recomendadas para trabalhar com vídeos em alta resolução:

  • Processador — Intel da 7ª Geração ou mais recente, ou AMD equivalente;
  • Sistema operacional — Microsoft Windows 10 (64 bits) versão 1809 ou posterior;
  • RAM — 64 GB para mídias 4k ou superiores;
  • GPU — 4 GB de GPU VRAM.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido como editar vídeos em 4K, entendendo qual é o melhor software e máquina para esse tipo de trabalho. Lembre-se de que estamos falando de um trabalho pesado e que requer uma máquina que dê conta desse tipo de serviço. Por isso, sempre dê preferência para as workstations feitas sob medida, com um fornecedor que ofereça consultoria e garantia on-site.

Gostou do post? Então continue em nosso blog, aproveite para conhecer o Pacote Adobe Creative Cloud e torne o seu trabalho ainda mais completo.

 

WhatsApp