7 dicas de manutenção de notebooks

Um notebook, devido às suas limitações de espaço e energia, já apresenta configurações mais simples quando comparado aos desktops e workstations. A sua performance é, geralmente, inferior a essas máquinas. Por isso, a manutenção preventiva de notebooks se torna ainda mais importante.

É preciso a todo custo otimizar o desempenho para que a vida útil do notebook seja aumentada sem quedas consideráveis de produtividade. E para isso vamos apresentar 7 dicas de manutenção de notebooks para deixá-lo como novo. Vamos falar de limpeza, bateria, programas pesados, como remover arquivos e proteger o notebook de programas que acabam com o desempenho da máquina.

Ficou interessado em saber quais dicas são? Então tenha uma ótima leitura!

1. Realizar limpeza externa

É importante fazer uma limpeza externa eventualmente para evitar que a poeira entre pelas frestas do notebook. Com o tempo, o acúmulo de pó causa aquecimento nos componentes e, em casos mais extremos, pode levar a apagões e quedas consideráveis de velocidade.

O mais indicado é passar um pano umedecido que não solte fiapos. Não utilize produtos químicos na limpeza, apenas água. Esses produtos podem danificar a tela do notebook e ressecar alguns componentes.

Entre as teclas, é recomendado passar um cotonete. Já as entradas USB, HDMI, de rede etc o ideal é usar um compressor de ar para tirar a sujeira.

2. Trocar a bateria

A bateria do notebook possui vida útil curta. O tempo médio de duração é em torno de 3 anos. Com o uso ela pode apresentar duração muito menor ao tempo usual, causando apagões. Em alguns casos, o notebook sequer funciona sem o cabo de energia, pois a bateria não possui mais nenhum poder de armazenamento.

Nessas situações, a única solução é a reposição de uma peça por outra. É recomendado comprar a bateria em lojas autorizadas pela fabricante do notebook. Evite adquirir peças paralelas, pois elas têm um tempo de vida útil bem inferior às originais.

3. Apertar os parafusos

Esse tipo de manutenção de notebooks é negligenciada pela maioria das pessoas. Os dispositivos portáteis estão em constante atrito, seja com a mochila ou em pequenos impactos do dia a dia.

Com o tempo, os parafusos vão folgando, e isso pode causar alguns problemas. O principal deles é afrouxar os componentes e provocar trepidação. Em casos mais simples, pode haver aumento do barulho emitido pelo notebook. Em outros, mais severos, pode danificar o disco rígido e causar mau contato de componentes.

Com uma chave de fenda bem pequena e pouco tempo, é possível fazer essa manutenção. Em alguns casos é necessário paciência, pois há modelos de notebook que escondem bem os parafusos por questões de estética. Eles costumam ficar atrás de adesivos de borrachas que precisam ser removidos para que os parafusos sejam apertados.

4. Remover inicialização de programas pesados

Algumas fabricantes de notebooks, como a Samsung por exemplo, vêm com configurações de fábrica recheadas de aplicações. A maioria delas não possui muita utilidade para o usuário final e acaba servindo como um empecilho na hora da inicialização do sistema.

O ideal é deixar apenas o sistema operacional e o antivírus serem inicializados. Os demais programas podem ser removidos, e somente serão inicializados de forma manual pelo usuário no momento de uso.

O Windows possui a ferramenta Configuração de Sistema que é acessada por meio do comando msconfig. No Mac, essa alteração é feita nas opções de usuários e grupos do sistema. E no Linux, a manutenção é realizada pelos Aplicativos de Sessão.

5. Excluir arquivos temporários e da lixeira

Os HDs não podem funcionar com a capacidade máxima de arquivos armazenados. Eles necessitam de espaço para gerenciar a leitura e escrita dos blocos. A performance de HDs cheios chega a afetar consideravelmente os notebooks. O ideal é que alguns GB sejam deixados de reserva para uso do sistema operacional.

Para isso, a dica é remover arquivos pouco utilizados pelos usuários. A lixeira deve ser esvaziada de tempos em tempos. Outra dica importante é limpar o cache do seu navegador temporariamente. É verdade que ele otimiza muito a navegação na web, mas muitas vezes ele gasta espaço armazenando vários sites que o usuário nunca mais visitará.

Por fim, arquivos pessoais que não são usados no dia a dia devem ser movidos para outros dispositivos como HDs externos e cartões de memória.

6. Desfragmentar o disco

Essa dica de manutenção só é válida para os notebooks que possuem discos rígidos. Notebooks com discos SSD dispensam a desfragmentação de disco.

Os discos rígidos usam um sistema de leitura baseado em posicionamento de cabeçotes nas trilhas onde os dados estão gravados. É um método de leitura que já é lento naturalmente. Quando um disco está fragmentado, a lentidão aumenta, ainda mais, pois tem de percorrer vários setores espalhados para reunir os arquivos que precisam ser lidos.

O desfragmentador de disco é um recurso nativo nos principais sistemas operacionais e é usado para reunir os arquivos em trilhas mais próximas do disco. Isso vai fazer com que o disco economize tempo para achar os arquivos e, consequentemente, tenha melhor performance.

7. Proteger o sistema de programas maliciosos

Computadores infectados por programas maliciosos costumam ter queda de performance, porque esses aplicativos estão rodando escondidos na máquina, ocupando a memória e o processador do notebook. Por isso, é muito importante ter um bom antivírus instalado para fazer a proteção.

De tempos em tempos, é recomendado fazer uma verificação completa no computador para detectar ameaças escondidas. Uma vez encontrado algum malware, ele deve ser removido para que ele não cause problemas de desempenho no notebook.

A manutenção ajuda a manter os componentes do notebook por mais tempo, além de deixar a área de trabalho mais otimizada e organizada. Com isso, o notebook é aproveitado ao máximo do que tem para oferecer. E quando chegar o momento em que a manutenção não faça tanto efeito, é hora de pensar em um upgrade de componentes para aumentar, ainda mais, a vida útil do seu aparelho.

Aprendeu mais como se faz uma boa manutenção de notebooks? Até a próxima!

 

WhatsApp