BLOG > Hardware | 10/12/2020

Melhor processador para V-Ray: Intel Core 10ª Geração vs AMD Ryzen 3ª Geração

Qual o melhor processador para V-Ray? Intel ou AMD?

 

A Intel recentemente lançou uma nova geração de processadores desktop para consumidores: a família Intel Core de 10ª Geração. Historicamente, esta linha de produto da Intel tem oferecido altas velocidades de clock com quantidade de núcleos moderada, porém a Intel tem aumentado o número de núcleos estáveis a cada geração. Para ter uma ideia do potencial dessa nova geração, vamos testar os modelos Core i9 10900K, Core i7 10600K e o i5 10600K.

Neste artigo, vamos ter o foco na comparação da nova geração Intel Core com a geração anterior e com outros processadores disponíveis no mercado. As comparações serão na performance de renderização com CPU no V-Ray, então estamos utilizando os testes gratuitos da Chaos Group: V-Ray e V-Ray Next. Mais informação sobre estes testes estarão disponíveis nos detalhes dos testes.

Se você preferir pular os testes e as informações das configurações de teste, pule direto para a conclusão.

 

Configuração de teste

Abaixo estão listadas as especificações dos sistemas que serão usados para os testes realizados:

Melhor processador para V-Ray

Melhor processador para V-Ray

Melhor processador para V-Ray

 

Metodologia de teste

O teste V-Ray Next Benchmark mede performance de sistema utilizando linhas de processamento de placa de vídeo e de processador.

O objetivo não é a performance de placa de vídeo, então os resultados que dependem exclusivamente de placas de vídeo estão omitidos. Porém, no V-Ray Next o processador pode contribuir para a performance até no modo de renderização por GPU, então para julgar como os processadores se comparam nessa situação, foi incluída a contribuição do CPU a esta pontuação (após remover a porção da GPU). Ainda foi utilizada a versão anterior do V-Ray Benchmark como um ponto adicional de comparação, porém com a exclusão dos resultados da placa de vídeo.

Cada um dos testes foi feito duas vezes, assim ajudando a detectar resultados anormais. O resultado mais rápido foi utilizado nos gráficos abaixo.

 

 

 

Resultados do Benchmark

Antes dos testes, um aviso: os limites termais nas placas-mãe foram diminuídos, pois as placas-mãe são versões pré-lançamento, e foram necessários alguns ajustes para a sua estabilidade. Testes em outros lugares podem obter resultados diferentes.

Como o número de processadores nessa bateria de testes é alto, vamos codificar as cores por processador para facilitar a visualização:

Azul claro com brilho = Intel Core de 10ª geração

Azul claro = Intel Core de 9ª geração

Azul escuro = Intel HEDT (Core X de 10ª geração)

Vermelho claro = AMD Ryzer de 3ª geração

Vermelho escuro = AMD Threadripper de 3ª geração

No modo de GPU, a GeForce RTX 2080 Ti também foi incluída (em verde) como um ponto de referência para mostrar como essas CPUs comparam a uma placa de vídeo na mesma linha de renderização.

 

Benchmark do V-Ray Next
Modo CPU

Melhor processador para V-Ray

Gráfico disponibilizado pela Puget Systems

 

Benchmark do V-Ray Next
CPU em modo GPU (2080 Ti excluída)

Melhor processador para V-Ray

Gráfico disponibilizado pela Puget Systems

 

Benchmark do V-Ray
Modo CPU

Gráfico disponibilizado pela Puget Systems

 

Análise e Conclusão

A Intel melhorou consideravelmente a performance de renderização quando se compara a sua geração anterior, com o Core i9 10900K estando na média 20% mais rápido no V-Ray do que o i9 9900k que está substituindo – e até rivalizando ou ganhando do Core X i9 10900X. Similarmente o novo Core i7 10700K vence o i7 9700K e se iguala ao i9 9900k com um preço menor.

Entretanto, os processadores AMD Ryzen igualmente ou mais núcleos a um preço similar – com muito mais núcleos na sua linha Threadripper. Dado a quão boa é a renderização multi-núcleos, a AMD lidera na maioria dos pontos de preço, menos na linha do Core i7 10700K e o Ryzen 7 3800X que parecem estar bem similares.

 

O Intel Core de 10ª geração ou o AMD Ryzen de 3ª geração: qual é o melhor processador para V-Ray?

Quando chegamos na renderização por CPU em V-Ray, o número de núcleos em processadores é um fator enorme – e a AMD oferece mais núcleos pelo seu dinheiro na maioria dos pontos de preço. Um ótimo exemplo disso é como o AMD Ryzen 9 3900X de 12 núcleos foi superior ao novo Intel Core i9 10900K de 10 núcleos. Como já foi mencionado, também na mesma linha de preço, o Core i7 10700K praticamente se iguala ao Ryzen 7 3800X no V-Ray.

Quando se vê todos os resultados, fica claro que todos estes mencionados acima podem ser considerados lentos para o V-Ray. A maioria das pessoas com trabalhos que envolvem bastante renderização vão querer gastar mais para chegar no nível do Ryzen 9 3950X, ou melhor ainda, qualquer um Threadripper de 3ª Geração da AMD. Utilizar um programa acelerado por placa de vídeo pode melhorar as velocidades de renderização, e a Puget Systems tem vários artigos que analisam as suas performances.

 

O texto acima consiste em uma tradução de uma matéria publicada no site da Puget Systems sobre qual é o melhor processador para V-Ray, e para que haja uma melhor compreensão em língua portuguesa foram realizadas algumas alterações quanto a gramática e concordância. Caso deseje consultar a publicação na íntegra, ela se encontra disponível na página da Puget Systems: V-Ray CPU Rendering Performance: Intel Core 10th Gen vs AMD Ryzen 3rd Gen.

Curtiu o texto sobre qual é o melhor processador para V-Ray? Se você quer encontrar a Workstation ideal para suas necessidades profissionais, entre em contato conosco.

 

 

alguma dúvida

WhatsApp