BLOG > Hardware | 22/05/2020

Dicas para a Manutenção Preventiva em Computadores para Empresas

O principal objetivo da manutenção preventiva de computadores é tornar a vida útil da sua workstation, devido a qualidade de seus componentes de hardware e de gabinete, ambos pensados de forma específica para sua necessidade. 

A manutenção preventiva se faz necessária no sentido em que ela reduz o tempo consumido para identificar um problema, e torna a solução mais eficaz e rápida, assim, o profissional não ficaria parado e deixando de exercer seus trabalhos devido a um problema no seu equipamento.

Mesmo com todos os fatores positivos, são poucas as empresas que abraçam esse tipo de prática de manutenção preventiva. Em grande parte, apenas buscam um técnico da área quando algum problema surge em sua workstation, além de, tornar o custo maior para realizar a manutenção.

Segundo dados do IDC (Internacional Data Group), no ano de 2018 os laptops ficaram 18% mais caros, assim como os desktops, que subiram cerca de 8% no seu valor. Então, que tal descobrir algumas boas práticas de manutenção preventiva para o seu equipamento?

 POR QUE DEVEMOS FAZER MANUTENÇÃO PREVENTIVA?

Manutenções não programadas, como vimos anteriormente, irão demandar mais gastos e tempo perdido, além de ocasionar uma improdutividade temporária dos colaboradores da empresa.

Essas manutenções programadas podem ser algo de fácil resolução, como a substituição de uma única peça. Todavia, alguns riscos existem, como possibilidade da perda de dados se não realizados backup periódicos.

Em outras palavras, a manutenção preventiva consiste em uma ação diária e planejada nos equipamentos, com objetivo de detectar alguma ameaça a sua workstation, como o excesso de poeira, substituição de hardwares, atualizações dos softwares.

Dentre os benefícios de realizar a manutenção preventiva da sua workstation estão:

● Aumento da performance de computadores que estavam lentos,
● Refrigeração adequada dos componentes,
● Diminuição do risco de infecção da máquina por vírus e malwares,
● Economia na compra de peças e componentes,
● Menos pausas no trabalho devido ao reparo dos equipamentos,
● Refrigeração correta da sua workstation, o que aumenta sua vida útil,
● Diminuição do risco de ser infectado por algum tipo de malware.

Vamos conhecer então quais são os principais práticas para realizar uma boa
manutenção preventiva?

  • REMOÇÃO DA POEIRA ACUMULADA

A poeira e demais sujeiras que podem aparecer em sua workstation ocasionam o bloqueio das entradas e saídas de ar, dificultando o trabalho dos coolers em manter a temperatura adequada.

Isso faz com que o seu equipamento perca performance e sofra um superaquecimento que pode danificar suas peças, como o processador e as memórias RAM. Também, pode ocasionar apagões que podem comprometer o seu sistema operacional.

Durante o processo de limpeza os profissionais irão desmontar o equipamento e limpar componente por componente e as entradas HDMI, YSB e de rede. Recomenda-se utilizar um pano liso umedecido e também compressores a ar.

Deve-se ter um cuidado maior com os coolers, pois com o tempo eles perdem sua capacidade de rotação. Quando isso acontece seu equipamento pode ter ganho na temperatura. Indicamos utilizar spray limpa contatos e/ou grafite em pó para lubrificá-lo.

  • TROCA DA PASTA TÉRMICA

Para realizar a troca da pasta térmica, indica-se passar uma camada fina sob o processador, isto auxiliará na refrigeração do equipamento junto ao cooler. A pasta térmica com o tempo vai se desgastar e ficar ressecada. Para evitar falhas em sua função recomenda-se substituí-la a cada seis meses.

  • EVITAR OBSTRUIR O EQUIPAMENTO

Recomenda-se evitar deixar objetos apoiados em cima ou do lado da sua workstation como vasos, bolsas, livros e objetos de decoração, pois isso pode acarretar na obstrução das passagens de ar. 

O melhor a se fazer é mantê-la em local arejado e completamente livre para que haja boa e completa circulação do ar. Você deverá também evitar manter seu equipamento em lugares úmidos.

  • VERIFICAR E REMOVER SPYWARES E MALWARES

Além dos cuidados já mencionados, indicamos que você adote certos cuidados com programas mal-intencionados que podem aparecer em sua workstation.

Recomenda-se que você tenha instalado em seu sistema operacional um antivírus de confiança para que seu equipamento esteja protegido e seja verificado constantemente. 

Outro problema que pode surgir são os spywares. Esses programas podem contaminar seu sistema ainda mais facilmente que malwares. Spywares podem aparecer através de páginas no navegador e bastará um clique em anúncio ou botão falso para que sua workstation seja invadida. 

Além de um antivírus, indicamos também o uso de algum programa anti-spyware. Com ambos os aplicativos em funcionamento sua segurança estará garantida e seu trabalho não será prejudicado.

  • LIMPEZA DE ARQUIVOS TEMPORÁRIOS

Esta forma de limpeza está disponível nos sistemas operacionais mais usados. Através desta ferramenta é possível liberar espaço no seu disco rígido que em muitos casos acaba tendo espaço utilizado por arquivos temporários normalmente vindos de atualizações.

Os arquivos temporários existem para acelerar o funcionamento de aplicativos e o seu carregamento, contudo, com o passar do tempo, eles acabam ocupando espaço demasiadamente grande e ocasionando lentidão do equipamento.

A limpeza de arquivos temporários é importante na sua manutenção preventiva e pode ser feita de forma simples.

Acesse as configurações do sistema e procure onde se encontram os arquivos temporários. No Windows 10 pode ser feito clicando com o botão direito do mouse sob o Disco C da sua workstation e em seguida na opção “Limpeza de Disco”, após você irá selecionar os arquivos temporários e escolher a opção “Excluir Arquivos”.

CONCLUSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA

A manutenção preventiva é a estratégia mais recomendada para manter a vida útil, segurança e performance da sua workstation. Através dessa pequena prática podem ser evitados grandes gastos futuros, assim como, a perda de tempo de trabalho.

Dessa forma, se estas indicações forem seguidas, menos manutenções corretivas serão necessárias. Ressalta-se que é preciso ter confiança nos profissionais contratados para realizar a manutenção preventiva da workstation, ou seja, procure por empresas qualificadas e com profissionais capacitados.

Que tal ler mais conteúdos do blog da Razor? Para não perder nenhum de nossos conteúdos, siga-nos no Facebook e no Instagram.

hardware perfeito
WhatsApp