Metaverso: um novo mundo

Um dos assuntos mais comentados ultimamente é o Metaverso. Onde quer que você esteja na rede, seja, certamente em algum momento o termo aparecerá diante de você em uma ou mais notícias. Essa “revolução tecnológica” ganhou maior visibilidade quando, em Outubro de 2021, Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook se chamaria Meta.

metaverso

Para muita gente, o Metaverso parece algo distante, cabendo aqui inúmeras interpretações e imaginações.

O Metaverso concentra-se muito ainda no mundo do lazer, mas isso tem mudado com o avanço dessa tecnologia. Pois, a expansão não deve demorar a chegar em outras áreas, criando-se assim, um universo à parte da “realidade”.

Vem com a gente em mais essa leitura! Vamos falar um pouco sobre esse novo cenário que está ganhando seu espaço e mostrando que mudanças gigantes que estão por vir.

Afinal, o que é o Metaverso?

O Metaverso é um universo que se compartilha e tem uma hiper-realidade onde cada um pode ser e fazer o que quiser. Ele vem se mostrando ao mundo todo, e tem se tornado algo cada vez mais presente nas notícias e conversas.

O conceito do Metaverso surgiu primeiramente no romance “Snow Crash”, de Neal Stephenson em 1992. Onde ele é descrito como um mundo virtual que representava a realidade e nele as pessoas tinham um convívio através de seus avatares. Podemos dizer que o Metaverso se tornou uma herança desse “pensamento cibernético” oriundo do livro, onde existia essa interação social entre ciborgues e humanos. Em 2000, existia a febre do jogo “Second Life”, nele as pessoas criavam seus avatares e relacionavam-se com os demais usuários, interagindo como se fosse a própria vida real. 

Tudo isso agregou na construção do Metaverso e logo esse universo será tão amplo e autossuficiente, que as decisões serão tomadas por algum algoritmo.  

metaverso

Essa realidade virtual se tornou uma imersão interativa. Evoluiu rapidamente da utilização de avatares 3D de identificação básica para uma troca de informações e convivência dos seres nesse ambiente online. Ela adquiriu uma identificação muito realista pelos usuários, pois acabou se tornando um complemento da vida real, uma vida além daquela da realidade física. Foi uma mudança enorme na maneira de como acontece a interação com a tecnologia.

As empresas que atuam no setor de realidade virtual afirmam que devido ao desenvolvimento e expansão tecnológica, o metaverso se tornará mais realista e acabará conquistando um público que tende a crescer mais, além de incrementar e permitir um novo horizonte para o mercado como um todo.

Metaverso: Como funciona?

Conceitualmente, o Metaverso baseia-se no uso do óculos VR para que haja a imersão a que ele se propõe. No entanto, existem empresas que ainda não estão se atendo muito a esse detalhe, pois o alcance é pequeno por momento. Mas as projeções do cenário apontam para uma mudança sobre isso.

Para uma maior interação é necessário o uso dos óculos no ambiente do Metaverso, esses aparelhos apresentam uma evolução na captação do movimento da cabeça para jogos. No entanto, para acessar o novo universo virtual, ainda se faz necessário o uso de controles externos para interação.

Imersão no Metaverso

A intenção é que o usuário se sinta totalmente imerso no universo virtual, onde ele pode representar a realidade da maneira que desejar. A união da realidade aumentada com a virtual proporciona essa interação de forma mais ampla e imersiva.

Dentro do Metaverso o usuário vai ter um avatar próprio e poderá encontrar com outros usuários, comprar ou vender itens e criar relações de trabalho.

As relações sociais podem e vão ser transferidas para a realidade do Metaverso, onde poderão surgir cidades inteiras e lá os usuários poderão consumir produtos virtuais ou realizar transações de compra do lado de dentro e receber no mundo “de fora”. E nessa cidade não haverá um “dono” e tudo que é adquirido numa compra virtual, pode ser utilizado em qualquer lugar dentro dessa metrópole.

metaverso

O funcionamento dentro do Metaverso demanda uma integração de vários elementos da tecnologia, que hoje ainda estão separados, tais como: inteligência artificial, robótica, assistente de voz, realidade virtual e aumentada e a Web. 3.0

Existem duas plataformas que estão muito avançadas no processo: a Decentraland e The Sandbox, onde já é possível uma maior interação entre os usuários, podendo até negociar ativos virtuais.

Para exemplificar como se daria o funcionamento do Metaverso, podemos observar o ambiente hospitalar, onde o paciente seria operado por um especialista, que não estaria fisicamente na sala de cirurgia e sim em outro lugar utilizando a robótica. Para isso, muita coisa ainda há de avançar, além disso tanto o paciente quanto a equipe médica deverão estar cientes da utilização da realidade aumentada.

E-commerce no Metaverso

Com a chegada das grandes marcas no Metaverso, muitas possibilidades comerciais poderão surgir com essa tecnologia. Os clientes poderão acessar todas as ofertas dos vendedores virtualmente, fazendo suas escolhas, testando o produto sem a necessidade de ir até a loja física. Ao final do processo receberão o item comprado em casa no mundo real.

Isso já existe com o E-commerce, mas o novo método apresentado no mundo virtual agrega uma maior capacidade de interação. Pois, para selecionar o que procura, a pessoa pode experimentar com a realidade aumentada, o que também vai implementar a experiência pessoal do usuário.

Falando em e-commerce, que tal acessar nosso site e dar uma olhada num computador novo? Ainda não estamos no Metaverso, mas estamos aqui para te atender e entender a sua necessidade.

Uma das dificuldades que vem se apresentado no Metaverso é o alto custo do hardware e tecnologias que são necessários para conseguir acesso aos recursos de AR (Realidade Aumentada) e VR (Realidade Virtual), fora que são itens que tem um grande volume ainda.

Mas com o aumento e expansão da utilização do Metaverso, muitos desses equipamentos deverão se tornar mais acessíveis e de fácil manuseio com o tempo. Além disso, muitos negócios poderão ocorrer apenas em ambiente virtual, desta forma, muitos empreendedores não vão querer perder negócios.

As empresas que adentrarem no mercado no Metaverso deverão fazer um investimento maciço em AR e VR, assim como seu e-commerce e demais métodos digitais que utilizam para gerar a interação e integração com seus clientes.

Metaverso e a Vida Digital/Online

De uma forma ou de outra o Metaverso afetará o comportamento humano nessa interação e integração do real com o virtual. Muitos usuários vão aderir muito mais à vida virtual do que a real, dado aos contextos de cada um, seja por divertimento, comodismo, uma fuga da realidade ou quaisquer que sejam seus motivadores. A população dessas cidades virtuais que surgirão será gigantesca.

Muitas vezes os usuários sentem-se muito mais à vontade quando estão personificados em seus avatares, longe de julgamentos e medos gerados pelo convívio social real. Isso não é algo novo, mas o Metaverso proporcionará liberdade pessoal, pessoas poderão interagir e integrar meios que antes não poderiam, ser o que quiserem.

metaverso

Além dessa criação da identidade virtual de cada um, com seus avatares, também existirão os movimentos de interação com amigos, reuniões, fazer compras, ir até a escola ou trabalho. Em outras palavras, os usuários criarão novos comportamentos enquanto outros podem perder sua utilidade.

O que esperar?

O Metaverso vai abranger inúmeros aspectos da vida real, transferindo muitas das interações físicas para um ambiente totalmente virtual onde os usuários estarão imersos em suas vidas onlines. Nela, os usuários realizarão a grande maioria de suas ações e terão contato com a realidade cada vez mais escasso, mas não extinto, ainda.

Atualmente os jogos eletrônicos já exploram um pouco desse cenário, onde já existe uma interação entre pessoas de lugares diferentes que conseguem se comunicar em tempo real. 

Para adentrar o metaverso, um componente bem importante é uma máquina que atenda às necessidades. Então entre em contato com um de nossos consultores aqui da Razor Computadores e configure a workstation perfeita para iniciar no Metaverso.

WhatsApp