BLOG > Geral | 27/07/2022

Headset VR

Um headset VR e demais tecnologias que surgem e referenciam a realidade virtual, causam alvoroço e atraem os olhares na evolução tecnológica, e muitos curiosos.

A realidade aumentada que esses componentes prometem entregar é um fator determinante para esse crescimento nas pesquisas. Nós, da Razor Computadores, também buscamos saber um pouco mais sobre essa ferramenta, pois nos movemos pela inovação das tecnologias e somos curiosos. 😆

Headset VR

Vem com a gente em mais uma leitura aqui no nosso blog! Vamos falar sobre alguns aspectos dessa nova evolução e mostrar sobre o que vem mexendo com o mundo tecnológico e a forma como as pessoas têm essa interação com ele.

O que sabemos sobre Headset VR?

A criação de um headset VR demanda uma grande quantidade de tempo de pesquisa e investimentos elevados por parte das empresas. Dentre elas a Apple e a Samsung tem apresentado algumas inovações referentes a essa ferramenta de interação e imersão virtual.

Rumores contam que o headset da Apple chegará ao mercado apenas no ano de 2023. No entanto, havia uma ideia de que talvez ele chegasse ainda em 2022, mas por conta de um atraso e complicações em nível de autonomia e performance, foi postergado para o próximo ano. Analistas dizem que a Apple poderá vender por volta de 1 milhão à 1,5 milhão de unidades de seu componente já em seu primeiro ano.

O headset da Apple apresenta um novo chip como diferencial perante a concorrência, com mais de 10 sensores inclusos, câmeras e um painel com duas telas MicroLED e um painel AMOLED. Além da detecção de objetos, controle gestual, 5G, Wi-Fi 6E. Esse conjunto de elementos resulta, em especulações, um montante de até R$ 14.000 (US$ 3.000).

Esse modelo do headset de realidade virtual da Apple já foi apresentado ao conselho de administração, ou seja, o processo de desenvolvimento já encontra-se numa fase avançada dentro do projeto. Contudo, não podemos esquecer também que o sistema operacional para o headset também está em desenvolvimento acelerado.

Para competir com o headset da Apple, a Samsung visa adotar uma abordagem diferente. Atualmente, sua aposta está em hologramas sendo reproduzidos pelo seu modelo do componente de interação virtual. Ou seja, nele, seria possível a visualização de imagens animadas referenciando objetos reais e palpáveis e essa tecnologia.

Onde e como poderá ser usado um Headset VR?

Para responder a essa pergunta sobre o headset VR, podemos analisar o grande avanço tecnológico que vem se apresentando a cada inovação que surge caminhando junto com o mundo virtual que vem ganhando constantes avanços e se expandindo cada vez: o Metaverso, que já foi abordado em um dos nossos textos aqui no blog e você pode conferir aqui.

Além disso, essa aplicação para uma inserção mais imersiva, o headset apareceu em outro grande ambiente: no mundo cinematográfico, com a participação de ninguém mais e ninguém menos que o diretor de The Mandalorian, Iron Man, Rei Leão, entre outros, Jon Favreau. A empresa busca reunir talentos para a criação de conteúdos para o novo headset de realidade virtual da Apple. Favreau está participando do desenvolvimento de uma experiência imersiva com base na série Prehistoric Planet, que ele mesmo produziu para a Apple TV Plus.

Uma contratação desse nível de talento só nos demonstra que o investimento nessa tecnologia é alto e que os resultados serão conteúdos de grande qualidade, pois a empresa busca a melhor experiência para seus usuários evitando desagrados e possíveis insucessos para seus headsets.

No entanto, a Apple não confirmou a existência do headset, mas os rumores dizem que com ele será possível propor e entregar experiências virtuais imersivas, da mesma forma que sobreposições virtuais de realidade aumentada.

Considerações sobre o Headset VR

Apesar das grandes expectativas acerca do headset VR da Apple, os consumidores não terão acesso tão cedo sobre essa ferramenta de realidade virtual. Isso se dá pelo fato de que a Apple está analisando minuciosamente todos os detalhes do produto para entregar a excelência prometida aos seus clientes.

Conforme dito anteriormente, a previsão de apresentação é para o ano de 2023 com todos os aspectos revisados e prontos para distribuição, mas dependerá de como estará o projeto no período de decisão do conselho de administração.

Um outro fator fundamental que está auxiliando esse desenvolvimento da indústria foi a produção de inúmeros headsets mais baratos pela Meta.

Headset VR


Dia após dia, novas tecnologias surgem, e nós tentamos acompanhar essa constante evolução. Por isso, buscamos trazer conteúdos relevantes para expor um pouco sobre elas e de que forma afetam as pessoas e suas interações tecnológicas. Então, gostou de mais esse assunto que trouxemos para você?

Enquanto esperamos essas novas tecnologias, continuamos atendendo às suas necessidades. Portanto, se você ou sua empresa estão precisando de novas máquinas, com a mais avançada tecnologia e uma performance satisfatória, entre em contato conosco. Aqui da Razor Computadores configuramos uma workstation só sua, para qualquer projeto que surgir. Esperamos você!

WhatsApp