X
Gabinete Razor

Conheça nossas Workstations com a Última Geração de Processadores

VER MÁQUINAS > >

BLOG > Hardware | 06/11/2020

Entenda os diferentes tipos de processadores

Conheça os diferentes tipos de processadores disponíveis no mercado

Qual o processador ideal para melhorar o desempenho de seu computador? Existem inúmeros tipos de modelos disponíveis nas lojas com características e potências diferentes. Sendo assim, é  de suma importância ficar atento na hora da compra para evitar prejuízos e queda de rendimentos.

O processador é um dos principais componentes do computador — seu papel está vinculado à plena e ágil utilização dos dados. Na verdade, trata-se de um mecanismo complexo, em que um detalhe pode fazer toda a diferença. Sim, estamos falando do desempenho, que varia de acordo com os diferentes tipos de processadores.

Claro que, nesse caso, é importante optar pelo modelo que seja compatível com as suas necessidades. Dependendo dos softwares e da demanda de funções a serem desempenhadas pela sua workstation, um determinado processador será mais adequado do que o outro. Isso não quer dizer que existam opções melhores ou piores, mas sim, modelos mais alinhados a determinadas tarefas do que a outras.

Se pudéssemos comparar o papel do processador com o corpo humano, ele seria equivalente ao nosso cérebro. 

Para entender melhor essa relação e fazer uma escolha assertiva, acompanhe nosso artigo até o final e conheça as características dos processadores Intel e AMD.

Tipos de processadores

Nesse sentido, os processadores apresentam diversos modelos e especificações, que variam de acordo com a quantidade de núcleos, capacidade de processamento, frequência e suporte ao overclock, Segue abaixo a classificação desses componentes de acordo com os critérios supracitados.

Single-core ou multi-core: esta característica indica a quantidade de núcleos de processamento que um processador pode ter, ele varia de apenas 01 núcleo até mais de 32 núcleos. Quanto maior o número de cores, maior é a capacidade de processar tarefas ao mesmo tempo e acelerar as aplicações da sua workstation.

Arquitetura 32 ou 64 bits: essa característica remete à capacidade de processamento de informações que um processador pode ter. Apenas com chips de arquitetura 64 bits é possível que o computador aproveite quantidades superiores a 3GB de memória RAM, além de processarem blocos maiores de dados de maneira ágil.

Compatibilidade com overclock: esta é uma técnica utilizada para aumentar a velocidade nominal do processador e conceder um desempenho além do normal ao usuário. Processadores que possuem esta capacidade são identificados como “Unlocked”, no caso de Intel, ou “Black Edition”, para AMD. 

É preciso estar ciente que a exigência excessiva de processamento dos chips pode fazer com que esses componentes se desgastem mais rápido, além de obrigar o usuário a equipar a máquina com sistemas de resfriamentos mais eficientes para evitar um superaquecimento dos dispositivos.

O Hardware perfeito Razor

Características dos processadores Intel

A Intel é muito popular e está no mercado como principal marca de processadores há um bom tempo. Isso é justificado pela sua adequação a diversas opções de placa mãe. Nesse sentido, torna-se mais viável adotar as versões mais simples e baratas desses tipos de processadores, pois, comumente, servirão para oferecer o desempenho esperado.

Quando o usuário tem a necessidade de obter mais performance, há modelos específicos, que são mais caros para suprir a demanda. Nesse sentido, ter o preço como principal aspecto levado em conta na hora da escolha pode ser um erro, pois nem sempre o mais caro irá corresponder na melhor entrega.

Reduzir custos, sempre que possível, é excelente. No entanto, muitas vezes, sacrificar o desempenho operacional do seu principal instrumento de trabalho, pode gerar perdas bem maiores. 

Para saber qual é o melhor para você, é necessário conhecer as “famílias” de processadores da Intel:

  • Intel Core;
  • Intel Pentium;
  • Intel Celeron;
  • Intel Xeon;
  • Intel Xeon Phi;
  • Intel Itanium;
  • Intel Atom;
  • Intel Quark SoC.

Dessas linhas, as que mais se destacam são a Core e a Xeon, as quais vamos detalhar nos próximos parágrafos.

Linha Core
i3

Processador desenvolvido para as tarefas do dia a dia, tal como acessar a Internet, escrever um documento em um editor de texto, assistir a um filme etc. Tem o melhor custo-benefício de todos os processadores desta família. Seu uso está focado principalmente em notebooks de modo que a economia de bateria é essencial, mas também é utilizado em desktops de uso familiar.

Seus processadores geralmente contêm 4 núcleos. O diferencial do I3 é que ele utiliza a tecnologia de threads, chamada de hyperthreadingque simula, em cada núcleo, 2 threads diferentes. Isso faz o computador achar que o processador tem o dobro de núcleos, aumentando bastante o seu desempenho quando comparado a outros processadores similares.

i5

É utilizado tanto em computadores residenciais quanto em comerciais. O I5 é conhecido como um processador de alto desempenho, capaz de lidar com programas de edição pesados.

Seus modelos podem vir em duas configurações diferentes: 2 núcleos com hyperthreading ou 4 núcleos sem hyperthreading. No entanto, seu grande diferencial para os modelos I3 é a tecnologia Turboboost que possibilita que o processador trabalhe em uma maior frequência.

Existem hoje 17 versões de Cores I5 para notebooks e desktops. 

i7

É considerado o modelo mais potente da família Core, sendo amplamente usado para softwares de produção de conteúdo, projetos e edição de imagens. Seu foco é a alta velocidade e o desempenho máximo. Ao contrário dos demais, o I7 apresenta uma variedade de configurações, partindo de 6 núcleos até incríveis 10. 

Todas as versões do I7 apresentam as tecnologias de hyperthreading e TurboBoost disponibilizadas nos modelos anteriores. Além disso, o grande diferencial desse processador é contar com uma quantidade maior de cache L3, a cache de uso comum dos núcleos, o que aumenta muito a capacidade de processamento deste modelo.

Existem hoje 13 versões de Cores I7 para notebooks e desktops disponíveis no mercado. 

i9

A série I9 é focada em produzir os processadores para workstations mais poderosos da Intel. Esse processador é voltado para profissionais de áreas como a engenharia e arquitetura que necessitam de desempenho e qualidade em seus projetos. Assim como, para editores de vídeo e imagens, também para pesquisadores da área, que usam o processador para fazer overclock e quebrar recordes de velocidade e para um público entusiasta que gosta imagens com qualidade de última geração em 4K.

Essa linha contém de 10 até 18 núcleos e 36 threads. Além disso, eles funcionarão em um chipset, com suporte para SSD NVMe , três SSDs M.2, dez SATAs e portas de rede 10Gbps, garantindo a última geração em todos os outros componentes que acompanham o processador.

Processadores Intel 10ª geração

Os novos processadores Intel Cor da 10ª Geração contam com atualizações de desempenho incríveis para melhorar a produtividade do equipamento e proporcionar um desemprenho surpreendente, incluindo até 5,3 GHz, Intel Wi-Fi 6 (Gig+), tecnologia Thunderbolt 3, HDR 4K, otimização de sistema inteligente e muito mais.

Linha Xeon
Xeon E3

Os processadores Xeon E3 priorizam o desempenho de recursos visuais e adequam-se às necessidades de uso profissional. Além disso, atuam com até 4 núcleos. Possuem também uma dissipação térmica superior (ou seja, não super aquecem), uma estabilidade melhorada e suporte à memória ECC.

Xeon Scalable

Os modelos Scalable fazem parte do grupo com maior adequação para demandas alinhadas ao processamento gráfico, como renderização e simulação. Oferecem até 28 núcleos por processador e permitem a utilização de mais de um simultaneamente, com a possibilidade de utilizar até 8 processadores físicos em um único computador.

O grande diferencial desta linha está relacionado às novas tecnologias introduzidas como o Intel VMD e Intel VROC. O VMD fornece gerenciamento ininterrupto do armazenamento PCI Express, enquanto o VROC fornece um software de gerenciamento de RAID utilizando a PCI Express.

Características dos processadores AMD

A AMD (Advanced Micro Devices) é uma empresa estadunidense fabricante de circuitos integrados, especializada em processadores. Seus produtos concorrem diretamente com os processadores fabricados pela Intel.

Com menor custo, sem comprometer tanto o desempenho. A AMD é bastante conhecida pela grande participação mundial no mercado de processadores, sempre liderando este ramo juntamente com a Intel.

Para que seja possível aproveitar todo o potencial dos diversos hardwares disponíveis no mercado, a AMD possui vários tipos de processadores distintos, cada um se adaptando de melhor forma à um tipo de máquina específica.

No entanto, como já sinalizamos, essa decisão precisa ser criteriosa para que o barato não saia caro. Além do mais, a AMD está investindo pesado em modelos com maior número de núcleos, elevando o desempenho operacional.

A AMD produz, atualmente, 6 categorias de diferentes tipos de processadores:

  • AMD Ryzen;
  • AMD Ryzen com vídeo integrado Radeon Vega;
  • AMD Ryzen PRO;
  • AMD Ryzen Threadripper
  • AMD A-Series
  • AMD FX;
  • AMD A-Series PRO;

Confira as características dos principais modelos da AMD a seguir.

Processadores AMD Ryzen

Destacam-se pelo desempenho superior. Além disso, vindo com até 16 núcleos no caso dos threadripper’s e atendem a diferentes demandas, sendo considerados modelos “megatarefas”. Dividem-se entre Ryzen 3,5 e 7, sendo que cada um terá um uso específico, assim como, a linha Core da Intel.

Processadores AMD A-Series

São modelos mais de entrada, com uma performance um pouco mais baixa, porém com um excelente custo benefício, muito utilizado em notebooks por ter um baixo consumo energético.

Processadores AMD Ryzen Pro

Iguais aos processadores Ryzen convencionais, porém com a possibilidade de utilização de memória RAM ECC e com um foco mais para a durabilidade e estabilidade.

Processadores AMD FX

Também se destacam pela quantidade de núcleos, ademais, oferecem modelos com 4, 6 e 8 núcleos. 

Não recomendamos a utilização dos modelos FX por serem de uma geração já datada e por serem conhecidos por sofrerem de problemas de super aquecimento. Além disso, todos os processadores da linha AMD FX são totalmente desbloqueados para facilitar o overclock. A AMD parece ter avançado bastante nesse tipo de tecnologia.

Processadores AMD Phenom II X6

Todos os modelos da série Phenom X6 II se baseiam no núcleo “Thuban”, possuindo tecnologia de 45nm baseados em socket AM3, se utilizam de uma tecnologia similar à Turbo Boost da Intel, quando o processador percebe que três ou mais núcleos estão ociosos, ele aumenta o clock dos núcleos ativos.

Por exemplo, no modelo Phenom II X6 1055T o clock é aumentado de 2,8 GHz a 3,2 GHz, enquanto que no Phenom II X6 1090T o clock é aumentado de 3,2 GHz a 3,6 GHz. Chegando a ter média de experiência do usuário no Windows 7, entre 7,5 e 7,9 se torna também uma boa opção para centrais multimídias, que geralmente são usadas na execução de filmes em alta definição, edição de vídeo, de imagem, e gerenciamento de mídia em geral, realmente é incrível o poder de processamento deste poderoso processador, aparentemente nada pode com ele, o tornando assim imbatível e com um preço tentador.

Comparações entre Intel e AMD

Foi possível notar que as propostas de processadores são distintas. Inclusive, dentro de uma mesma marca, há opções variadas para você escolher. Alguns pontos, no entanto, devem ser destacados.

Os processadores Intel valem a pena quando:

  • Há necessidade de desempenho superior.
  • Quando se busca uma maior estabilidade e durabilidade.
  • Serão utilizados programas mais pesados, sem perder eficiência.

Os processadores AMD valem a pena quando:

  • A intenção é encontrar um processador com bom custo-benefício;
  • Não serão aplicados na execução de programas por prazos longos, como no caso de renderizações prolongadas.

Ao decidir, é importante compreender bem quais são as demandas do usuário e dos softwares a serem utilizados no computador. As configurações da máquina, portanto, precisam ser verificadas no todo. 

Só assim, é possível entender de que forma o processador pode contribuir para melhorar o desempenho. Ou, pelo contrário, em quais condições o processador passa de solução ao problema.

Muitas vezes, usuários e empresas adotam uma solução padrão que, na análise geral, apresenta excelentes vantagens. No entanto, há uma grande diferença entre atividades analíticas e gráficas. 

Acompanhe algumas distinções importantes entre algumas áreas profissionais para escolher o melhor processador para a sua empresa:

  • Edição de texto e planilhas: não exigem elevada capacidade de processamento (na maioria dos casos), mas devem ser energeticamente eficientes;
  • Design: para obter o desempenho necessário na execução de softwares exigentes, como Photoshop, InDesign e Corel Draw, devem ter o maior número de núcleos possível e uma alta taxa de frequência;
  • Mídia: o desempenho também precisa ser superior para permitir a plena utilização de programas, como Adobe Premiere, por isso, é recomendado que tenha até 10 núcleos, mais que isso normalmente reduz o desempenho ao invés de aumenta-lo;
  • Arquitetura e engenharia: são áreas que mais dependem da capacidade de processamento, pois usam recursos de projeção e renderização, devendo ser melhores contempladas por modelos superiores de processadores, sejam da Intel, sejam da AMD.

No final das contas, é preciso considerar uma série de aspectos antes de escolher entre os diferentes tipos de processadores. A melhor forma de fazer isso é consultando profissionais especializados, que conseguirão entender suas demandas para indicar o modelo mais eficiente.

E aí, gostou deste post? Ficou interessado em saber mais? Entre em contato conosco e confira quais tipos de processadores são mais recomendados para você.

Gabinete Razor

Conheça nossas Workstations com a Última Geração de Processadores

VER MÁQUINAS >
WhatsApp