Computador all in one: é uma boa opção para mim?

O computador all in one (“tudo em um”, na tradução literal) representa uma máquina que abriga todos os hardwares necessários para o seu funcionamento no monitor. Isso mesmo, o monitor comporta internamente peças como a placa-mãe, o processador, o HD (Hard Disc) e a memória RAM, eliminando a necessidade de um gabinete de CPU (Central Processing Unit).

Esse modelo tem um design mais compacto, permitindo aproveitar melhor os espaços disponíveis no ambiente, além de oferecer mais facilidades na hora da instalação. Esse fator agrada muito as pessoas que precisam de um computador mais econômico e que caiba em cômodos com espaços bem limitados.

Mas você sabe se vale a pena ter um? Confira, a partir de agora, as principais vantagens e desvantagens de um computador all in one!

Vantagens do computador all in one

Vamos começar pelas vantagens. O computador all in one pode ser atrativo por diversas razões. Vamos conhecer as principais.

Tem uma boa relação custo-benefício

A relação custo-benefício depende muito do perfil de quem usa o PC. Quando o computador é utilizado apenas para operações mais simples, como trabalhos em planilhas eletrônicas, redação de textos e uso de internet, um modelo all in one pode ser bem satisfatório, pois entrega benefícios que compensam a compra.

Ou seja, se você quer um computador para uso doméstico e que agregue uma decoração mais moderna ao ambiente, vale muito a pena, desde que você não exija tanto dele.

Oferece um design compacto

Em um computador modelo desktop, você precisa fazer várias conexões, plugando separadamente o monitor, o mouse e o teclado no CPU. Além disso, precisa ligar o monitor e o gabinete na fonte de energia. Esse processo envolve muitos cabos, dando a impressão de um ambiente desorganizado.

Com o all in one isso não acontece. Pela ausência do CPU, o design do computador elimina a necessidade de tantos cabos e fica mais compacto, deixando o ambiente onde está instalado mais livre. O espaço economizado pode ser utilizado para posicionar outra coisa ou deixá-lo livre para a circulação de pessoas.

Se você tem um apartamento ou escritório apertado e procura um modelo de computador mais potente que o notebook, o all in one pode ser uma boa, pois ele exige uma mesa menor para ser acomodado e contribui para a organização do ambiente.

Serve como monitor de TV

Muita gente não sabe, mas os computadores all in one também podem ser utilizados como televisores. Muitos modelos já vêm equipados com receptores de TV, funcionando até como smart TVs. Para isso, você só precisa conectar uma antena de sinal digital e ativar a sintonia automática de canais.

A recomendação, aqui, é ficar atento ao tamanho da tela, que pode influenciar na qualidade da imagem, e no preço, que muitas vezes pode ser comparado a uma smart TV de tamanho relevante. Por outro lado, optar pelo all in one pode transformar dois equipamentos (TV e computador) em apenas um, deixando ambientes apertados mais espaçosos.

É fácil de instalar

Além de reduzir consideravelmente o volume de fios e cabos pendurados no local, o computador all in one acaba oferecendo uma prática muito mais simples de instalação. Muita gente quebra a cabeça nessa hora com tantos cabos a serem conectados no desktop.

Com o all in one, isso pode ser rápido e fácil, pois tudo se conecta ao monitor e são no máximo três cabos: o do teclado, o do mouse e o da fonte de energia. Esse número pode ser ainda menor se tiver teclado e mouse com conexão via Bluetooth. Assim, o único fio que precisará ter é o da energia para ligá-lo à tomada.

Desvantagens do computador all in one

Mas nem tudo são flores. O computador all in one também pode não ser adequado para você em algumas situações. Veja, agora, algumas desvantagens desse modelo.

Tem especificações modestas

A ideia do all in one é oferecer um design mais compacto que um desktop, porém com um pouco mais de potência que um notebook. Muitos têm até os mesmos hardwares encontrados em laptops, já que o espaço interno é bem pequeno e exige peças e componentes menores.

Como cada centímetro quadrado é devidamente aproveitado, o espaço para circulação de ar fica bem comprometido. Além disso, o all in one não comporta a instalação de componentes de refrigeração interna, como os desktops, o que limita o número e o tipo de peças embutidas.

Por causa disso, comprar um all in one, muitas vezes, pode ser o mesmo que ter um computador com as configurações semelhantes à de um laptop.

Os upgrades são limitados

Em um desktop comum, o gabinete de CPU oferece espaços e conexões suficientes para trocar ou adicionar hardwares, o que não acontece no all in one. Devido ao seu design compacto, falta espaço interno para acomodar peças. Quando você deseja aumentar as configurações de potência, o all in one pode deixar a desejar.

Isso deixa uma margem pequena para a realização de upgrades. A troca da placa-mãe, da placa de vídeo ou do processador pode não ser possível. O que dá para fazer, na maioria dos casos, é expandir a capacidade de memória RAM.

O preço é mais alto

Um PC all in one pode ser mais caro, se comparado com um desktop, mesmo tendo configurações inferiores. A explicação para isso são as vantagens que ele oferece, como praticidade e economia de espaço. Se você optar por um modelo com recursos de touch screen, o preço pode ser ainda maior.

Para saber se o all in one vale a pena, você deve considerar uma série de fatores. Por exemplo: se a intenção é utilizá-lo para lazer, pode não ser uma boa ideia, pois os gráficos são pesados e a placa de vídeo pode não suportar, gerando travamentos e fechando a tela da aplicação. O mesmo acontece se você trabalhar com edição de vídeo.

Por outro lado, se você precisa de espaço no quarto, na sala ou no escritório, quer um computador com funções domésticas e que agregue organização e beleza ao ambiente, o modelo all in one pode ser uma boa. Tarefas como redigir textos, usar planilhas eletrônicas, navegar pela internet e assistir vídeos são bem desempenhadas pelo computador all in one.

E então, descobriu se o all in one é uma boa opção para você? Aproveite e descubra, também, quais são as configurações necessárias e vantagens de um computador para V-Ray!

Calculadora Razor
WhatsApp