Adobe Creative Cloud: veja como funciona e quais as suas vantagens!

O Adobe Creative Cloud foi lançado, em 2013, para substituir o modo como as pessoas compram e interagem com os softwares da marca destinados a criação e edição de vídeos, fotografias e design. O atual modelo substituiu toda a linha Adobe Creative Suite, agregou novas funcionalidades, reduziu custos para os profissionais e continua se renovando.

Quer conhecer quais são as funções, vantagens, inovações e modelos de contratação exclusivos do Adobe Creative Cloud? Então continue lendo e confira!

Quais são os diferenciais do Adobe Creative Cloud?

O grande diferencial da nova geração de softwares da Adobe está na migração dos aplicativos para a nuvem. Aliás, a tradução de Adobe Creative Cloud já indica isso, que a suíte de aplicações agora está na “nuvem criativa da Adobe”.

Longe de representar que o acesso aos programas se dará exclusivamente pela internet, o novo modelo indica que um usuário poderá baixar os softwares para sua máquina e usar como está acostumado. Depois terá um espaço exclusivo para salvar os trabalhos, compartilhar com sua equipe e, se quiser, editar em tablets e smartphones.

Essa mudança revolucionou a forma como os profissionais interagem com os programas. Antes eles precisavam se preocupar em comprar uma mídia que vinha em uma caixinha, instalar o programa em suas máquinas e comprar pacotes adicionais para ter acesso a novos recursos. Agora, eles pagam uma assinatura mensal, tem sempre a última versão da aplicação disponível e não precisam se preocupar com atualizações.

Logo, migrar para a nuvem permitiu que os clientes da Adobe economizassem tempo e reduzissem a necessidade de desembolsar altas somas na compra da suíte de softwares. Também possibilitou que os trabalhos desenvolvidos em uma máquina fossem arquivados, acessados e editados em outros dispositivos, sem a necessidade do pagamento de novas licenças.

É vantajoso usar esse modelo de contratação?

Atualmente não é possível comprar os programas da Adobe em caixinhas. O único modelo oferecido pela empresa é o Adobe Creative Cloud, mas será que ele é vantajoso para os clientes? Listamos abaixo 3 vantagens que devem ajudá-lo a responder essa pergunta.

Funcionalidades exclusivas

Além de reunir todos os programas da Adobe em um só lugar, o Creative Cloud oferece 100 GB de espaço para armazenamento, compartilhamento e troca de arquivos. Basta salvar os trabalhos em uma pasta conectada aos servidores da nuvem Adobe e eles ficarão sempre disponíveis.

Licenciamento simplificado

Organizações que têm mais de uma licença, muitas vezes, têm problema para identificar quais estão em uso e a quem pertence cada uma das chaves de licenciamento. Além disso, quando há adição de uma nova pessoa na equipe, a empresa precisa pagar uma alta soma para dar acesso aos aplicativos da Adobe. Aliás, precisava.

Agora, cada licença é atribuída a um usuário nomeado. Quando a pessoa deixa a organização, a mesma licença pode ser redirecionada para outro usuário, ainda que não use a mesma máquina. No caso de novas admissões ou de projetos pontuais uma nova licença pode ser adicionada e suas mensalidades pagas apenas durante o tempo do projeto.

Ou seja, o modelo facilitou o gerenciamento, aquisição e pagamento das licenças. Vale destacar que o usuário pode decidir qual a versão do programa que usará em sua máquina, ainda que as versões mais recentes estejam disponíveis.

Colaboração aprimorada

Já pensou em consultar uma Biblioteca Pública com milhões de fotos, vídeos e gráficos isentos de royalties para serem usados em seus projetos? Isso é possível com o uso do Adobe Stock. A vantagem é que o acesso a esse banco de imagens é realizado dentro dos aplicativos facilitando seu uso nos trabalhos.

Também há uma Biblioteca Particular em que é possível compartilhar arquivos com os colegas de trabalho e verificar ou recuperar as versões que são produzidas após a intervenção de cada um. Isso torna o trabalho mais seguro, criativo e colaborativo!

Quais programas estão disponíveis?

Além das vantagens exclusivas do Adobe Creative Cloud existem diversas formas de contratar os programas da empresa. Os planos de contratação vão do pacote mais básico voltado para a edição de fotografias, passando pela possibilidade de assinar um só aplicativo até o mais completo que conta com todos os programas e o Adobe Stock.

Na área de fotografia, o Adobe Creative Cloud oferece o Photoshop e Lightroom. Para criação de designs incríveis existem o InDesing e o Illustrator. Para a edição de vídeo a plataforma contempla o Premiere Rush, After Effects e Premiere Pro. Já para a criação e desenvolvumento de sites, o famoso Dreamwaver está disponível. Por fim, o Dimension possibilita a edição de imagens 3D, ideais para criar fotos de produtos, marcas e design de embalagens.

Enfim, existem diversos programas e aplicativos para a realização de trabalhos criativos. Também existem funcionalidades únicas que o Adobe Creative Cloud oferece para seus assinantes.

Como aproveitar melhor todos os recursos dos programas?

Os programas oferecidos na Adobe Creative Cloud exigem uma boa capacidade de processamento e configurações compatíveis com seus recursos. Usá-los em uma máquina comum é semelhante a usar combustível de avião em um fiat 77. Ou seja, é contribuir para que o computador se deteriore mais rapidamente.

O mercado já conta com PCs e notebooks preparados para essa categoria de serviços, as workstations. Apesar de terem um valor mais alto que os computadores convencionais, essas máquinas oferecem melhor performance, não travam e executam o trabalho de forma mais ágil e segura. Por exemplo, o tempo de renderização de um vídeo passa a ser minutos, não horas.

Por isso, ao comprar as licenças da Adobe, já provisione um valor a mais para ser investido na aquisição de workstations adequadas aos seus trabalhos. Além de economizar tempo e agilizar suas atividades diárias, isso aprimorará a experiência dos profissionais e permitirá que realizem mais trabalhos em menores prazos.

O Adobe Creative Cloud veio para revolucionar a forma como os profissionais interagem com os softwares da marca. Se antes era necessário desembolsar um alto valor para comprar um CD que vinha com uma tecnologia da marca, para depois de alguns meses ter que gastar mais na atualização de suas versões, agora, as empresas só assinam e atribuem a licença aos usuários. Se antes as licenças, trabalhos e arquivos se perdiam quando um especialista deixava a empresa, agora elas ficam sempre prontas para o uso e armazenadas na nuvem.

Você gostou das inovações propostas pelo Adobe Creative Cloud? Quer conhecer mais novidades e descobrir meios de tirar o melhor proveito das tecnologias? Então continue acompanhando nosso blog!

 

hardware perfeito

WhatsApp