BLOG > Notícia | 25/07/2022

Intel fabricando placas de vídeo?

Por muito tempo, os dois principais pilares quando o assunto eram placas de vídeo eram NVIDIA e AMD. Todavia, está prestes a surgir um terceiro pilar neste segmento de suporte ao espaço da GPU. Recentemente foram anunciadas oficialmente pela Intel, a sua linha de placas de vídeo com sua própria marca chamada “Arc GPU, desenvolvidas com dispositivos voltados para jogadores que buscam o melhor desempenho de seu hardware.

Além disso, tínhamos como certo o lançamento de novas gerações de placas de vídeo a cada ano, tanto para a NVIDIA quanto para a AMD. Porém, o ritmo de novidades passou por uma desaceleração recente, por conta da pandemia da COVID-19. O que impactou diretamente a cadeia de produção dos componentes das placas de vídeo. Mas, tudo indica que a Intel fará parte do time de empresas que fazem lançamentos anuais de novos componentes e seguirá a rota clássica com a sua série Intel Arc com uma nova geração por ano pelo menos até 2025.

Nesse sentido, quem confirma essa informação sobre os lançamentos de placas de vídeo é Bryce, advogado de comunidade da Intel Arc. Em uma resposta a uma brincadeira no Twitter, que dizia: “2025: RTX 6090 Super consumindo 800W”, ele afirmou que “se tudo correr bem, isso será quando a Intel ARC Druid será lançada”, assinalando a placa como uma alternativa no segmento high-end.

E aí? Ficou interessado em saber quais são as placas de vídeo que a Intel está fabricando?

Então, vamos lá!

Placas de Vídeo INTEL ARC

Primeiramente as placas de vídeo Intel foram chamadas de “DG2”, porém receberam a marca oficial Arc da empresa há pouco tempo. Assim, as primeiras GPUs da linha Arc têm um novo codinome agora, logo que a Intel se refere a elas também como “Alquimista”.

A empresa diz que planeja enviar seu primeiro lote de produtos Alchemist até o final de março de 2022. Ou seja, vamos esperar ainda algum tempo antes de colocarmos nossas mãos nestes chips para ver como eles se comparam às concorrentes NVIDIA e AMD.

Após o lançamento da linha Alchemist, a Intel planeja lançar placas de vídeo com o codinome Battlemage, Celestial e Druid, todavia, estas linhas ainda estão um pouco distantes de chegarem ao mercado.

Desse modo, “o anúncio da marca Intel Arc e a revelação das futuras gerações de hardware constituem o compromisso da Intel com os profissionais, jogadores e criadores em todos os lugares”, disse Roger Chandler, vice-presidente da Intel e Gerente Geral de Produtos Gráfico e Soluções para Clientes.

Ainda assim, a Intel não forneceu muitas informações sobre o desempenho real de suas próximas placa. Disseram que suportariam todos os recursos do DirectX 12 Ultimate além de, aceleração de rastreamento de raios e ferramentas baseada em AI para antialiasing. Sobre esse ponto, esses recursos são imprescindíveis para competir com as GPUs modernas, contudo teremos que esperar para ver se a Intel poderá oferecer algo competitivo para destacá-los da multidão.

Como Será a Placa de vídeo Intel ARC Alchemist de Entrada?

Ainda cercadas por muito mistério, as placas de vídeo da série Intel Arc Alchemist tiveram novos detalhes divulgados no final do ano de 2021. Entre eles, o modelo de entrada, conhecido como DG2-128EU, terá 128 Unidades de Execução, bem como 6 GB de VRAM, sendo GDDR6 operando sobre um barramento de 96-bit, atingindo uma banda de 16Gbps e custará aproximadamente US$179.
Também contará com um clock da GPU entre 2,2 e 2,5 GHz na versão básica com o chip “SOC2”, como é chamado internamente. Por outro lado, a versão para notebooks terá um barramento de 64-bit, contando com 4 GB de VRAM e 14 Gbps de largura de banda. Essa decisão teria sido tomada pela Intel para atingir uma maior eficiência energética em plataformas portáteis. 

Com a possibilidade de a Intel Alchemist DG2-128EU utilizar um barramento de 96-bit em sua versão para desktop abre a possibilidade para um aumento de desempenho. Nesse cenário, o desempenho da placa será próximo ou superior ao da NVIDIA GeForce GTX 1650 Super.

Lançamentos das Placas de Vídeo Intel

A primeira geração (Alchemist) tem lançamento oficial previsto para o primeiro trimestre de 2022. Poderá ser anunciada já na Consumer Electronics Show – CES, com alguns anúncios limitados a modelos de notebooks, já para as versões de desktop, o lançamento estimado é para fevereiro ou março do mesmo ano.
Além disso, para 2023, a Intel prospecta lançar no mercado a série Battlemage, que utilizará a arquitetura gráfica Xe2 HPG. Enquanto, a geração de 2024 seria a Intel Arc Celestial, com arquitetura Xe3 HPG. Por fim, a versão Druid de placas de vídeo será disponibilizada em 2025, e a Intel promete que será uma grande mudança de chip, pois trará uma nova arquitetura Xe Next.

Placas de Vídeo Intel

Mas, O que Virá Depois da Série Druida nas Placas de Vídeo Intel?

Ainda é cedo para prever o que acontecerá no mercado de GPUs para o ano de 2026. Além disso, há grandes desafios pelo caminho, que são variáveis de grande importância como a criptomineração, escassez de componentes e a escalada dos preços.
Nesse sentido, a entrada da nova concorrente Intel no segmento pode ocasionar em investimentos importantes como novas fábricas para a produção de chips, além de uma maior competitividade, o que, como via de regra, favorece os consumidores.

Placas de Vídeo Intel

Conclusão

Como vimos, a Intel já parece estar avançando em direção ao projeto de suas futuras GPUs, com sua primeira série pronta para comercialização e prometendo impactar fortemente o mercado. No Twitter, a empresa criou alguns teasers, fazendo enquetes de qual deve ser o nome da geração. E assim, deixa clara a sua intenção em continuar com a mesma nomenclatura ainda pelos próximos anos.

E aí? Gostou de saber mais sobre a Intel fabricando placas de vídeo?

Nós, da Razor Computadores temos a workstation com a placa de vídeo perfeita para a sua necessidade profissional.

Entre em contato com um de nossos consultores e realize o sonho do computador perfeito realizado!

WhatsApp