BLOG > Geral | 13/06/2022

Saiba tudo sobre as partes do Computador

Somente no ano de 2021, segundo o site Worldometers, havia em circulação mais de 230 milhões de computadores pelo mundo e este número aumenta praticamente a cada minuto, pois durante o primeiro semestre de 2022 o número de computadores vendidos passam dos 100 milhões. A popularidade dessas máquinas é inegável, mas você sabe quais são as partes de um computador?

Nesse sentido, ter conhecimento sobre computador e seu funcionamento pode lhe trazer vantagens incríveis. Por exemplo, ser capaz de fazer manutenções e melhorar o desempenho de sua máquina, assim como, de fazer a melhor escolha na hora de comprar um computador. 

Suas partes mais conhecidas são compostas na verdade pelos periféricos como, mouse, teclado, headsets e também o famoso monitor, além dos outros componentes que você pode usar, como microfones e caixas de som. Entretanto é no gabinete, a estrutura que fica o corpo com todas as partes principais do computador.

partes do computador

Ficou curioso em saber quais são as partes de um computador? Hoje vamos conhecer as principais e qual a função de cada uma delas! Vamos lá!

PROCESSADOR

Também conhecido como CPU, que significa Unidade Central de Processamento, é tido como o cérebro do computador. Este componente é uma das unidades de processamento da máquina, porém, é a mais importante delas, sendo responsável por rodar softwares, realizar cálculos e outras ações. Comumente, o processador tem um formato quadrangular, e é composto por um pequeno, mas potente chip que interage com outros componentes do computador e afeta de forma considerável o desempenho da máquina.

Computadores trabalham através de instruções, como receitas de bolo, que são captadas, interpretadas e executadas pelo processador. Os primeiros processadores, contavam apenas com um núcleo, ou seja, ele só podia executar uma instrução por vez. 

Entretanto, isso atrasava de forma significativa a máquina, devido a isso fabricantes começaram a adicionar mais núcleos para o processador, e agora múltiplas instruções podem ser executadas. Metaforicamente falando, ao invés de limpar a casa sozinho, quatro pessoas podem trabalhar juntas e assim fazer o trabalho melhor e mais rápido.

partes do computador

Desse modo, para arquitetos, engenheiros, fotógrafos, editores de vídeos e designers ou pessoas que precisam de um computador poderoso, é muito importante que o processador seja rápido e potente.

O principal ponto a se atentar sobre os processadores é a sua capacidade, que é medida em Hertz. Assim sendo, um processador de 1 GHz é capaz de fazer 1 bilhão de ciclos de operação por segundo, e assim processar todas as informações necessárias para praticar o comando dado pelo usuário do computador.

Assim, essa atenção à capacidade de processamento em GHz do seu processador vai lhe indicar a sua eficiência, considerando a sua menor ou maior capacidade de processamento de dados por segundo.

PLACA MÃE

A Placa Mãe tem esse nome devido ao fato de ser o componente pelo qual todos os outros itens do computador se unem e se interligam. Nesse sentido, ela é como uma central do computador, onde as informações são coletadas e difundidas através dessa união de todas as partes do seu sistema operacional.

A Placa Mãe do seu computador se conecta com a placa de vídeo, os pentes de memória, o processador, o HD, as placas de rede, além de ser a responsável pelas entradas USB e de vídeo caso você não tenha uma placa de vídeo. Portanto, sua função é possibilitar a troca de informações entre todos estes componentes e capacitar o funcionamento geral do computador.

Muitas pessoas precisam ou optam por trocar a placa mãe de seus computadores, seja por necessidade ou porque querem que a sua máquina tenha um melhor desempenho. Um dos principais aspectos a se observar quando for adquirir uma Placa Mãe é o chamado chipset, que indica quais os processadores são compatíveis com ela, pois se comprar uma CPU incompatível, seu computador não irá funcionar e correrá o risco de causar danos aos seus componentes.

partes do computador

Além disso, o chipset indica qual é o tipo de soquete da placa mãe, o que é decisivo para se identificar vários outros aspectos referentes ao seu computador, como quais os tipos de memória são compatíveis com aquela placa mãe, quantas entradas USB ela pode processar e outros detalhes técnicos que devem ser observados.

 Também, celulares, tablets e outros pequenos dispositivos possuem placa mãe, todavia elas são comumente chamadas de placas lógicas. Ao contrário das placas nos computadores, os componentes delas costumam ser soldados diretamente na placa, o que significa que não há como fazer upgrades em seu dispositivo.

PLACA DE VÍDEO

Placa de vídeo, ou “Video Board” em inglês, é o que possibilita que o computador mande informações gráficas para o monitor, portanto, é graças a essa placa que podemos ver as imagens com mais qualidade, programas, vídeos e tudo mais que executamos pelo computador. Assim como os processadores, é necessário encontrar um modelo dentre os vários existentes para melhor atender às suas necessidades profissionais.

Atualmente há placas muito potentes no mercado, para edições de vídeo, por exemplo, assim como mais simples, para tarefas rotineiras dos usuários. Além disso, elas possuem uma memória própria, que determina a quantidade de elementos gráficos que irão aparecer na tela.

Também como os computadores, os celulares, laptops e tablets possuem placas de vídeo, com a diferença de tamanho e, na sua grande maioria, elas não podem ser substituíveis.

partes do computador

MEMÓRIA RAM

Memória RAM é diferente daquela memória armazenada no Hard Disk (HD). Pois, enquanto o computador está executando o comando, ele precisa de uma “estação de trabalho”, um local onde manter essas informações que ele está processando naquele momento, e este local é a Memória RAM.

Dessa forma, é como se o processador recebesse as informações do disco rígido para executar um comando, e o processador mantém essas informações na memória RAM para não precisar requisitar ao HD as mesmas informações o tempo todo, tornando o processo mais rápido e muito menos complicado para a máquina.

Portanto, a memória RAM é uma memória temporária do seu computador. E, quanto maior a sua capacidade, maior será a velocidade do seu computador em processar informações simultâneas durante um comando.

DISCO RÍGIDO

Conhecido popularmente como HD (Hard Disk), é uma parte importante do computador, pois ele tem a função de armazenar informações, arquivos, programas, sistema operacional e tudo que for necessário para o computador.  Além disso, o disco rígido é uma memória não volátil, o que significa que os dados guardados por ele ainda estarão lá quando você desligar seu computador.

O nome “disco rígido” é dado por ter um ou mais discos firmes, feitos de alumínio ou vidro, em que ficam todas as informações guardadas. O componente conta com um braço mecânico de alumínio, que se move por impulsos magnéticos e assim, escreve linhas de informações em camadas magnéticas aplicadas ao disco, chamadas platters.

Além disso, o HD influencia no desempenho da máquina, pois mantém informações que são necessárias para o funcionamento dela ou da CPU. Dessa forma para medir o desempenho do disco rígido, existem dois cálculos: o da taxa de transferência de dados (quanta informação por segundo o HD pode entregar ao processador) e o de tempo de busca (quanto tempo o HD leva para entregar uma informação desde o pedido dela).

CONCLUSÃO SOBRE AS PARTES DO COMPUTADOR

Como vimos, o computador conta com diversas partes que juntas formam o resultado do que conhecemos hoje e utilizamos em nosso dia a dia. Cada parte tem a sua importância e seu papel na grande teia de relações que formam o computador e nele são formadas.

E aí? Gostou de saber mais sobre as partes do computador?

Não fique para trás e entre em contato com um dos consultores da Razor Computadores e projete o computador perfeito para as suas necessidades profissionais. Iremos lhe auxiliar e pensar cada parte da máquina junto de você.

WhatsApp