BLOG > Hardware | 04/07/2022

PCIe 6.0 e a nova interface de barramento

No início do ano de 2022, foi anunciado pela PCI-SIG, que é um conjunto de empresas que regula o barramento PCI Express, o lançamento de diretrizes da 6ª geração da interface PCI (Peripheral Component Interconnect Express): a nova interface PCIe 6.0.

Essa interface agrega e atende placas de vídeo (GPU), SSDs, e demais adaptadores que possuam essa conexão de barramento das placas-mães.

A nova tecnologia surge ao público após 3 anos do lançamento do antecessor, o PCIe 5.0.

PCIe 6.0

O que essa tecnologia PCIe 6.0 nos traz nessa atualização de interface?

A nova interface PCIe 6.0 apresenta a banda duplicada em relação às versões anteriores. Com a nova tecnologia tem uma acréscimo considerável na velocidade de transferência dos dados, além da correção de divergências e um novo método para o transporte de informações.

Em outras palavras, houve um aumento de 100% na velocidade de transição em relação ao barramento 5.0, onde a taxa de entrega passará de 32 GT/s para 64 GT/s, indo de 128GB/s com 16 pistas, para 256 GB/s com essa mesma quantidade de pistas.

Além disso, os demais periféricos que demandam menos pistas, receberão um aumento muito perceptível na velocidade da transmissão de dados.

PCIe 6.0

Os exemplos citados na imagem acima vão transferir o dobro de velocidade utilizando os mesmos barramentos com a inclusão da nova interface.

Componentes com Conexão PCIe

Alguns dos vários componentes que utilizam esse conector PCIe estão presentes em nossos computadores. Temos alguns exemplos desses elementos mostrados abaixo, os quais poderão usufruir dessa nova tecnologia da interface PCI 6.0:

SSD (M.2 – PCIe x Sata III)
PCIe 6.0

A conexão PCI dos NVMes (M.2) pode trabalhar em conjunto com a Sata III, mas por questão de velocidade de comunicação e transferência de dados, o armazenamento em um M.2 leva vantagem no quesito do tempo de resposta ao usuário, pois não utilizam partes mecânicas em seu processamento.

GPU (Placas de vídeo)
PCIe 6.0

Outro componente que utiliza da interface PCIe são as placas de vídeo. Há alguns anos atrás, existia também a conexão AGP, que foi substituída com a evolução da tecnologia, pela interface PCI.

Placas de Rede
PCIe 6.0

As placas de rede também utilizam a conexão com a interface PCI, sendo plugadas numa placa-mãe, podendo variar, nas configurações mais comuns, entre cabeada (RJ45) e via wireless (sem fio).

Curiosidade: muitas motherboards (placas-mãe) já vêm com a placa de rede (via cabo) on-board, sendo necessária apenas a instalação da placa wireless numa das conexões PCIe (quando necessário).

Comparações de Tecnologia PCI

Abaixo demonstramos um pequeno comparativo entre os slots e as interfaces PCIe conhecidas no atual momento.

Passado, Presente e Futuro do PCI

Essa nova estrutura da interface PCI 6.0 manterá a compatibilidade com as gerações anteriores de PCIe. Isso significa que qualquer componente de hardware, baseado nas diretrizes anteriores, irá funcionar em host PCIe 6.0, isso, diretamente, auxiliará na transição para essa atualização.

No entanto, as previsões de uso efetivo dessa tecnologia ainda são expectativas futuras, nelas alguns servidores iniciarão o uso efetivo em meados de 2023, já o consumidor “básico”, será em 2024/25. Porém, essas informações são apenas estimativas, pois poderemos ver essa tecnologia antes do previsto ou posteriormente. Tudo dependerá de como estará a situação da indústria de componentes.

Enquanto isso, a interface PCIe 5.0 ainda será noticiada no decorrer de 2022, pois ela ainda está na ativa, nos SSDs, GPUs e demais componentes, que a utilizam para execução de suas operações no computador.

Com o avanço das novas tecnologias é preciso ficarmos antenados e por isso é preciso acompanhar tais acontecimentos.

Para alcançar uma excelente experiência com seu computador entre em contato com um de nossos consultores aqui da Razor Computadores. Nós configuramos a workstation perfeita para obter as mais recentes atualizações do mercado.

WhatsApp